-->

Leia antes de iniciar a a leitura no Orquídeas Sem Mistério!

Tutorial do Blog Orquídeas Sem Mistério.

Olá Pessoal!! Estou agora atualizando o Tutorial deste blog, uma vez que ocorreram algumas mudanças em sua funcionalidade tornando o mais pr...

sexta-feira, 15 de março de 2019

Degradação do ambiente de cultivo - socorro o que que eu faço?!


Olá pessoal!!! Agora venho aqui para uma postagem técnica de extrema importância e que venho a preparando a bastante tempo, com muita observação e dor de cabeça também, pois é um assunto que gera dor de cabeça, acredito que em todos que cultivam as belas orquídeas. Pois bem, o assunto é a degradação ambiental dentro do ambiente de cultivo, mas antes de começar de fato vamos respirar um pouco e pensar no que seria isso. Acompanhem essas fotos para ajudar a se inteirarem do assunto e preparar os seus espíritos para enfrentarmos juntos esse problema.



















E aí pessoal viram as imagens? Refletiram bastante sobre elas? Viram bancadas quebradas, suja, madeira podre, plástico rasgado, chão sujo cheio de mato e por aí vai... Pois é pessoal quando falo de degradação do ambiente de cultivo ou deterioração quero dizer exatamente isso que está nas imagens e o assunto vai ilustrar as causas, a dinamicidade dos ambientes, os problemas decorrentes, as prevenções e manutenções e a reforma profunda dos ambientes. Vamos começar nossa viagem então?!



Dinamicidade dos ambientes de cultivo:

Assim como nos ambientes naturais, os ambientes artificiais são dinâmicos e podem sofrer deterioração ao longo do tempo, pois assim como nos ambientes naturais esses ambientes sofrem estresse frequentes de fatores climáticos e atmosféricos, como ventos, sol, chuva, umidade, frio e calor e esses fenômenos com o tempo vão danificando as estruturas dos ambientes, mesmo com todos os cuidados na hora da construção com proteção e tal. Tudo tem prazo de validade, uns levam mais tempo para se deteriorar, outros menos, depende do material e da maneira como se deu a construção e das condições da localidade, mas o fato é que a deterioração vai chegar! Um exemplo de deterioração clássica causada por fatores climático-atmosféricos é o sombrite e o plástico agrícola que são muito afetados pelo sol, chuva e vento. O vento em especial quando em demasia causa sérios prejuízos podendo destruir completamente a estrutura, mas geralmente os maiores danos dos ventos são os rasgos e furos causados no plástico agrícola e sombrite o que gera vazamentos de luz solar direta e água em pontos do orquidário e em muitas vezes obrigando a substituição completa desses materiais. As chuvas de granizo então tem um potencial destrutivo muito forte para o plástico agrícola causando vários furos nele, já o sombrite é mais resistente e se bem instalado bem esticado tende a suportar um pouco melhor essas chuvas. O sol por sua vez contém radiação ultravioleta, dentre outras e essa radiação com o tempo vai danificando a estrutura molecular dos materiais do plástico e sombrite, mesmo com a proteção que eles costumam ter.



plástico rasgado, sujo e deteriorado pelos fatores climáticos


Além das questões climáticas temos os fatores biológicos que entram nessa historia, pois os microrganismos estão presentes em todos os ambientes e esses desempenham um papel muito grande na dinâmica dos ambientes, e não estou aqui falando das relações com as plantas propriamente ditas, sejam para o bem ou para o mal, mas sim no próprio ambiente, pois como muitos são decompositores com o tempo eles vão degradando as estruturas da construção e essa degradação é mais visível em ambientes em madeira, como o meu, mas prejudicam também outras estruturas como por exemplo: no plástico agrícola com a formação de algas que deteriora a qualidade da luz e enfraquece o material com o tempo; no concreto que fica cheio de lodo e outros. Vejam aqui na foto exemplo da deterioração causada por microrganismos na madeira da bancada do meu orquidário.




madeiras podres na bancada 

Notem que tive que improvisar uma tela metálica para por os vasos pois estavam caindo pelo fato da madeira ter apodrecido e caído.

Continuando nos fatores biológicos temos também o mato e esse pode ser um problema também, pois com o mato podem aparecer organismos indesejados, como lesmas e caracóis que podem afetar nossas orquídeas, além de que o mato gera resíduos orgânicos no chão que vão virando terra o que com o tempo facilita o surgimento de mais mato e acaba sujando a brita, no caso dos chãos de brita ou causando outros problemas em chão de piso deteriorando assim os materiais que compõem o chão do orquidário.

mato no chão




Além dos fatores climático-atmosféricos e biológicos temos os fatores químicos que contribuem para a deterioração e nesse caso as estruturas metálicas são as que mais sofrem com isso. No caso quando digo fatores químicos me refiro a salinidade encontrada no ar em regiões costeiras ou mesmo dos adubos e defensivos que utilizamos no cultivo, sendo que muitos são corrosivos a metais, principalmente adubos e podem gerar oxidação levando a ferrugem em estruturas de ferro, aço, etc. Esses efeitos químicos também podem afetar estruturas como madeiras e o próprio sombrite e plástico, mas é mais fácil ser notada nas estruturas metálicas dos orquidários e não devem ser menosprezadas.

Em fim, todos esses fatores ocorrem de forma simultânea e dinâmica em nossos ambientes de cultivo e geralmente não temos como controla-los direito, mesmo em estruturas climatizadas, pois mesmo nessas os fatores, embora com um controle maior estão lá e estão interagindo com toda estrutura, plantas e seus materiais.

As Causas da deterioração:

Como fora dito na dinâmica dos ambientes as causas dessas deteriorações são os ataques dos microrganismos, as substâncias químicas que oxidam os materiais das estruturas, a umidade alta dos ambientes que contribuem demais para a deterioração de estruturas em geral e os fatores climáticos que não dá para controlar.


consequências e problemas decorrentes da degradação do ambiente de cultivo:

uma vez iniciado o processo de deterioração das estruturas problemas podem começar a surgir no próprio cultivo de nossas meninas, pois um ambiente de cultivo, assim como ambientes naturais possuí todo um frágil equilíbrio entre os fatores que garantem o desenvolvimento das plantas e quando ocorre alguma deterioração na estrutura fatalmente esse equilíbrio é alterado e aí podem começar a surgir vários problemas, dentre eles:

  • surgimento e aumento de ataque de pragas e doenças;
  • redução de crescimento e floração;
  • redução da qualidade das flores;
  • perda acentuada de plantas;
  • dificuldades para controlar pragas e doenças.
Quando o equilíbrio do ambiente é alterado por uma degradação, ou seja a luz que era adequada deixa de ser por que o plástico e o sombrite estão sujos e cheio de algas ou tem um rasgo; a ventilação fica comprometida pelas estruturas do orquidário estarem cheias de algas e mato ou outro fator as plantas começam a não ter mais a mesma resposta que tinham quando o ambiente era novo e saudável, pois elas precisarão compensar alguns desses problemas e isso pode levar a estresse, dificultando assim sua fotossíntese e absorção de água e nutrientes o que fatalmente pode levar a problemas de aumento de pragas e doenças, redução do crescimento, redução ou ausência de floração, estiolamento(muto escuro), queimaduras(rasgos e furos) e assim sermos obrigado a aumentar o número de pulverizações para tentar corrigir o problema e medidas emergenciais para melhorar um pouco a luz, como remanejamento de plantas, mas na verdade estamos apenas tampando o sol com a peneira, pois as condições do ambiente ainda continuam desequilibradas e após terminar o efeito das pulverizações e as demais medidas os problemas vão voltar e quanto maior a deterioração do ambiente maiores os problemas. Eu mesmo estou passando por esse pesadelo, pois tive que fazer pulverizações com produtos que não gosto de usar para controlar as cochonilhas que estavam começando a querer ficar fora de controle, coisa que era raro em meu pequeno orquidário e eu sei que tarei que ficar ainda mais em cima enquanto não fizer a reforma profunda da estrutura, pois ainda estará presente as deteriorações que estão prejudicando a qualidade do ambiente de cultivo.

Quando a deterioração chega a um ponto muito elevado pode ocorrer além dos problemas citados a perda acentuada de plantas pois o ambiente começa a ficar inóspito às plantas e ainda podem começar a ocorrer coisas piores como desabamentos e a queda inteira da própria estrutura de cultivo, mas pessoal, não devemos deixar chegar a esse ponto né? Temos que tomar medidas para evitar isso ao máximo e minimizar os efeitos da deterioração. Vamos às medidas então?


Prevenções, manutenções e reforma profunda:

Após entendermos um pouco da dinâmica dos ambientes e dos fatores que levam a deterioração e suas consequências chegou a hora de vermos algumas medidas que podemos tomar para prolongar a vida útil das estruturas e garantir por mais tempo uma boa qualidade do ambiente de cultivo, além da reforma profunda.

Prevenções:

As prevenções são ações que devemos tomar no ato de construir ou preparar nosso ambiente de cultivo e elas consistem de ações e estudos do local de modo que consigamos conhecer o melhor possível a localidade que faremos nosso orquidário e como se comporta os fatores do clima, umidade, ventilação, luz, vento, salinidade, etc de modo que podemos tomar medidas antes de construir para evitar e minimizar efeitos nocivos que possam ocorrer ao longo do tempo. Essa prevenção pode ser feita com escolha e tratamento dos materiais para que fiquem mais adequados ao local e durem o maior tempo possível e também a forma da construção, para garantir que ela fique mais bem estruturada para suportar os fatores da região, mas claro sempre respeitando a questão financeira e de funcionalidade, pois não adianta um ambiente ser estruturalmente muito bom, bonito e resistente e ao mesmo tempo não ser adequado às plantas, aí é jogar dinheiro fora.

Manutenção:

Mesmo com os tratamentos preventivos antes de construir será necessário manutenções rotineiras no orquidário ou ambiente de cultivo, pois varais podem arrebentar ou enfraquecer, canos de irrigação podem entupir ou estourar, bancadas podem quebrar, o mato pode crescer e o sombrite e o plástico podem sujar, portanto como o ambiente é dinâmico as manutenções são importantes ao longo do tempo para manter o local limpo e com boa qualidade luminosa. Dentre as ações de manutenção mais comuns em instalações estão: Limpeza do mato, limpeza de estruturas como sombrite e plástico, retoque nos tratamentos do estrutural, como retoque no verniz e tratamento da madeira ou estrutura metálica, pintura, reparo de bancada, conserto de irrigação, higienização profunda de todas as estruturas do orquidário(bancada, chão, estrutural, etc), remanejamento de plantas para melhorar as condições de luz e ventilação dentre outras.

Nota: aqui eu não estou mencionando as atitudes de cultivo, pois o foco da postagem é falar do ambiente de cultivo em si.


Notem que o ambiente foi limpo e higienizado com cal para inibir fungos e bactérias e lesmas e caracóis.




O período em que essas manutenções deverão ser feitas vai depender muito, não dá para precisar um tempo pois em cada ambiente as condições são únicas, portanto vale a boa e velha prática da observação para saber os melhores momentos e a frequência que devem ser feitas essas manutenções.


 Reforma profunda:

O último item de nossa jornada é a reforma profunda. Mesmo com todos os cuidados na prevenção e as manutenções chega uma hora que a estrutura se deteriora a tal ponto que as medidas não são mais satisfatórias sendo necessário uma intervenção mais profunda que seria uma reforma ampla da estrutura. Essa reforma é em geral custosa e bastante dramática, pois costuma necessitar de remoção das plantas do local e muitas vezes até o seu desmonte, dependendo da estrutura, pois costuma precisar trocar plástico agrícola, sombrites, colunas e vigas que estejam estragadas, troca do chão por está muito deteriorado, em fim, a reforma profunda visa restaurar por completo as condições e o equilíbrio do ambiente de cultivo. No meu caso o meu orquidário vai para 10 anos de construção e está no momento de fazer uma reforma, algo que consegui adiar com as manutenções, mas a estrutura de madeira está ficando fraca e antes que comece a acontecer algo pior terei que fazer a reforma. Como essa é uma obra custosa e trabalhosa estou juntando os materiais aos poucos para que quando tiver tudo em mão ela seja executada de uma vez só e rápida, pois as plantas não podem ficar jogadas em algum canto por muito tempo. O certo pessoal, se fossemos seguir a lógica dos custos para empresas deveríamos juntar uma reserva para esse momento, mas na atual situação que estamos é muito complicado sobrar dinheiro para guardar não é, portanto o melhor mesmo é fazer uma estrutura que dure muito tempo para chegar o momento da reforma profunda utilizando de prevenção e manutenções para adiar ao máximo esse prazo e quando chegar a hora que a reforma não seja tão traumática assim.

Bom pessoal chegamos ao fim de nossa viagem sobre a deterioração do ambiente de cultivo que deve ser muito levada a sério para que possamos minimizar seus efeitos. Conhecer a dinâmica, as causas e consequências e as soluções é fundamental para que consigamos ter um bom ambiente por muito e muito tempo sem que para isso precisamos ficar nos envenenando toda semana com venenos potentes para combater pragas e doenças. Forte abraço a todos e até a próxima postagem pessoal!!








0 comentários:

Postar um comentário