-->

Leia antes de iniciar a a leitura no Orquídeas Sem Mistério!

Tutorial do Blog Orquídeas Sem Mistério.

Olá Pessoal!! Estou agora atualizando o Tutorial deste blog, uma vez que ocorreram algumas mudanças em sua funcionalidade tornando o mais pr...

terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Adubação de Orquídeas para Quem tem Pouco Tempo

Olá Pessoal!! Venho agora aqui para falar sobre um tema que com certeza vai ajudar muita gente, principalmente os que possuem pouco tempo para estar fazendo aquela adubação com adubos solúveis de forma mais contínua, ou que queiram complementar esse tipo de adubação. Pois bem gente, vou passar para vocês agora o método de adubação com liberação lenta utilizando saches ou porta adubos. Vamos começar:


Primeiro, observem essas imagens:














Viram as imagens? Notaram que em todas elas as plantas possuem um tipo de sache pendurado ou colocado? Pois bem esse é um sachezinho com adubos de liberação lenta do tipo Cote e orgânicos e agora estarei mostrando para vocês como fazer com eficiência essa adubação de liberação lenta, que é muito bom para quem não quer ter o compromisso de ficar toda semana aplicando um adubo, ou simplesmente não tem tempo, mas quer ter uma planta bonita e com belas flores. Vamos ao que interessa agora gente!

Adubos de liberação Lenta: 

Quando se fala de adubação, não existe uma única maneira de executar de forma correta e garantindo que a planta receba todos os nutrientes essenciais de forma balanceada. Na verdade, existem vários tipos de adubos no mercado e modalidades quanto sua liberação. Vamos separar em:


  • Adubos minerais sólidos simples ou compostos de liberação rápida (não usados em orquídeas);
  • Adubos minerais líquidos ou super solúveis simples ou compostos;
  • Adubos minerais sólidos de liberação lenta (Tipo Cote);
  • Adubos orgânicos sólidos (liberação lenta);
  • Adubos orgânicos líquidos ( liberação mais rápida);
  • Adubos organominerais sólidos de liberação rápida;
  • Adubos organominerais sólidos de liberação lenta;
  • adubos organominerais líquidos ou super solúveis.
Vocês acabaram de ver uma lista mostrando os vários tipos de formulação que podem existir, inclusive quanto a natureza dos elementos utilizados, mas para esta postagem irão nos interessar os tipos minerais de liberação lenta ( Cote), os orgânicos sólidos e os organominerais sólidos de liberação lenta. Vamos a eles agora.

Tanto os adubos do tipo Cote (ex: osmocote, basacote, forth corte, etc), quanto os orgânicos e organominerais de liberação lenta tem como característica comum a liberação lenta e gradual dos nutrientes ao longo do tempo. Essa liberação pode variar, dependendo do produto ou da composição. Por exemplo o osmocote existem formulações que liberam tudo até 3 a 4 meses, 5 a 6 meses, 8 a 9 meses e outras e os orgânicos mais usados em orquídeas costumam ter seu tempo de liberação entre 2 a 3 meses em média, podendo ser maior, dependendo da fonte a se utilizar.

O interessante desses adubos de liberação lenta é que nos permitem fazer adubações de longo prazo sem a necessidade de estar toda semana fazendo aplicação de adubos solúveis, o que ajuda a economizar um tanto de tempo e também como outra vantagem é que diminui o desperdício de produto, uma vez que os nutrientes serão liberados para a planta gradativamente, sem aquele "Bumm" de nutrientes que ocorre quando se aplica um solúvel. Isso além de ser uma grande vantagem evita que as folhas fiquem recobertas por camadas de nutrientes, que pode ser um problema em regiões muito úmidas, pois nessas regiões e com uso de adubos solúveis que são pulverizados ou regados aumenta consideravelmente a proliferação de algas nas folhas que além de enfeiar a planta prejudica a fotossíntese, consequentemente sua floração e desenvolvimento. Com os adubos de liberação lenta usados direto no substrato ou em saches esse problema não acontece.

Vejam algumas imagens de adubos de liberação lenta mais utilizados:

Basacote Fonte imagens: google imagens
Osmocote Fonte imagens: google imagens
Torta de mamona Fonte imagens: google imagens
Farinha de osso comum Fonte imagens: google imagens

Farinha de osso calcinada: fonte imagem google imagens
Bokashi Fonte imagens: google imagens

Como fazer a adubação de liberação lenta:

Acabamos de ver os vários tipos de adubos de liberação lenta existentes e assim como outros produtos é normal que eles não sejam completos, principalmente os do tipo cote, que costumam não possuir o cálcio ou micronutrientes, nesse caso pode ser muito interessante, caso não queira complementar com adubos solúveis usar os orgânicos para que a adubação fique o mais completa possível, portanto agora vamos aprender uma boa mistura de adubos de liberação lenta que funciona muito bem e é bem completa.

Mistura de osmocote ou basacote + torta de mamona + farinha de osso ou osmocote/basacote + bokashi ou osmocote/basacote + viagra das orquídeas:

Para fazer uma dessas misturas pode-se usar em torno de 1 dose de farinha de osso, 1 dose de torta de mamona e uma quantidade razoável do adubo cote de sua preferência. Pode-se usar a formulação balanceada dos cotes ou a formulação com micronutrientes. Depois deve-se misturar previamente todos esses produtos de forma a ficar bem homogênea a mistura e as bolinhas do cote fiquem bem espalhadas. No vídeo que seguirá no final da postagem estarei mostrando mais detalhadamente essa mistura.


adubos e materiais para fazer sache
misturando

Após fazer a mistura deve-se colocar nas plantas e aí as medidas são as seguintes:

  • vasos pequenos - 1 colher de café no canto do vaso;
  • vasos médios e grandes - 1 colher de sopa no canto dos vasos.
A colocação é feita no canto de preferência longe das raízes para evitar qualquer queimadura.

Observação: Quando se coloca os adubos orgânicos e liberação lenta diretamente no substrato podemos ter alguns problemas: aparecimento de lesmas e caracóis, aceleração da deterioração do substrato e aparecimento da mosquinha Fungus gnats, mas calma! Dá para resolver esse problema de forma simples e eficiente colocando o adubo em um tipo de sachezinho, o que também viabiliza fazer a adubação lenta em plantas em toquinhos, placas e vandas penduradas ou mesmo plantas em árvores.

Esses sachezinhos são feitos geralmente utilizando tecidos velhos de meia calça ou outro pano poroso, ou filó ou mesmo tnt e a dosagem que se coloca em cada sache é em torno de 1 colher de sopa da mistura de adubos. Depois disso a aplicação do sache é feita colocando o sobre o substrato ou pendurado no suporte do vaso ou dos toquinhos e vandas e no caso de árvore ele é preso acima da planta geralmente.

O interessante do sache é que evita o contato direto do adubo sólido com o substrato evitando aqueles problemas citados acima, ou seja, apenas o material solubilizado que será liberado ao substrato e raízes quando a água da irrigação passa pelo sache, sendo ótimo para evitar que o adubo sólido também escorra e saia pelos buracos de drenagem.

Tempo para substituir os saches:

Em geral a cada 3 meses deve-se fazer a substituição.





















É isso pessoal! Gostaram/ Espero que ajude a todos que tenham pouco tempo para adubar suas orquídeas, mas queiram que elas continuem lindas e com muitas flores. O detalhe da montagem dos saches e a prática de colocação vocês verão no vídeo que está logo abaixo. Fiquem com o vídeo e confiram também a postagem sobre tópico em adubação que passa vários exemplos de recomendações de adubação que dão certo para orquídeas. Forte abraços a todos e até a próxima! Fui!!!


Tópico em adubação de orquídeas:

http://orquideassemmisterio.blogspot.com/2013/08/topicos-em-nutricao-de-orquideas.html


Vídeo de como fazer adubação de orquídeas com adubos de liberação lenta e saches:




5 comentários:

  1. Gramas para jardim, Campo de Futebol, Taludes, Paisagismo, Obras em geral. Preço ainda mais baixo ao Comprar a Grama c/ Plantio, Acesse a Central.

    Parabéns pelo blog, conteúdo muito bom, simples e de fácil compreensão. Vou recomendar, com toda certeza!

    Comprar Grama, Preço de Grama, Grama Esmeralda, Grama Esmeralda Preço, Grama Batatais, Grama Batatais Preço, Grama São Carlos, Grama São Carlos Preço, Grama Bermuda, Grama Bermuda Preço, Grama Coreana, Grama Coreana Preço, Grama Santo Agostinho, Grama Santo Agostinho Preço, Grama para Jardim.

    ResponderExcluir
  2. Uma pergunta, o adubo orgânico diminui a vida útil do sphagno. Usando desta forma, misturado com basacote, isso ainda acontece?

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Como criar um cronograma básico de adubação para orquídeas.

    ResponderExcluir