-->

Leia antes de iniciar a a leitura no Orquídeas Sem Mistério!

Tutorial do Blog Orquídeas Sem Mistério.

Olá Pessoal!! Estou agora atualizando o Tutorial deste blog, uma vez que ocorreram algumas mudanças em sua funcionalidade tornando o mais pr...

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Workshop de Semeio de Orquídeas

Olá Pessoal! Venho aqui divulgar o Workshop sobre semeio e recultivo de frascos de orquídeas pelo método da seringa com esterilização química, no Orquidário Oriental no dia 16 de Março de 2013. Evento este parte do ECO V que ocorre anualmente. Venham e aproveitem esta grande oportunidade!!!


Para mais informações e informações sobre como participar, preços e como chegar ao local acessem: https://www.facebook.com/groups/337499276283306/

Para mais detalhes sobre o cronograma do workshop vejam o anexo a seguir: Cronograma workshop semeio.pdf

é isso ai gente até a próxima!!

13 comentários:

  1. Oi, Andrew! Muito legal a sua iniciativa. Parabéns! Infelizmente, não poderei comparecer, mas já divulguei uma nota na seção 'Radar' do meu blog.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Eu adoraria estar presente, mas não vai ser possível, então meus votos de Sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Que legal, gostaria de estar lá, mais não poderei...
    Ontem adquiri minha primeira orquídea, confesso que estou com um pouco de medo de perde-lá.
    Ela é uma DENDROBIUM, e pelo que pesquisei no google existe vária cores, neh?!
    Tô super curiosa e ansiosa para ela florir :)
    E brevemente irei postar lá no meu bloguiiinho...

    Abraço

    www.cheiadigraca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! q pena vc não estar, mas terá varias oportunidades e também de cursos básicos! Existem sim várias cores e em geral é uma planta de fácil cultivo bastante atentar apenas para uns pequenos detalhes que você pegará logo logo. Tendo dúvidas e precisando de ajuda é só entrar em contato e querendo pode adicionar também no meu facebook que se encontra aqui neste blog. Obrigado pela visita e até a próxima!

      Excluir
  4. Olá Andrew,a algum tempo vi sua postagen de semeio de sementes gostaria de saber se você ja tentou a reprodução caseira por meristema ? e se deu certo?

    Um abraço
    Ednei
    e-mail ednei-pablos@uol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ednei! ainda não fiz meristema caseiro não é até possível mas bem mais trabalhoso ainda não tive como fazer mas espero em breve poder fazer alguma coisa nessa linha. abração!!

      Excluir
  5. Olá Andrew, vi em um site uma explicação mas bastante superficial, se puder gostaria de uma informação sua, após o corte do broto e retirada do meristema ele é colocado inteiro no meio de cultura ou pode ser seccionado em pedaços?
    Um abraço
    Ednei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ednei! olha dependendo da espécie pode se usar o meristema inteiro, inclusive com o primórdio foliar ou então se secciona o meristema ou remove o primórdio foliar que se não me engano em alguns casos também pode ser usado.
      Tem uns livros práticos bem bacana do Darly machado um inclusive que fala sobre meristemagem e mostra passo a passo de uma ténica inclusive e fala mais a respeito da questão do meristema em si vale a pena dar uma procurada por esse livreto e conferir é bem interessante.
      Abração Ednei bom fim de semana! Até a próxima!

      Excluir
  6. Olá Andrew!!!
    Infelizmente não posso ir ao Encontro, mas em Maio estaremos juntos.
    Desejo a vc. todo SUCESSO não só no WORKSHOP, mas em toda sua vida.
    Tenha uma semana Abençoada.

    ResponderExcluir
  7. Olá, por gentileza, existe alguma forma de induzir as orquídeas a produzirem sementes? Em caso afirmativo, como é feito esse processo, por favor? Obrigada,
    Rose(www.facebook.com/AMORAOSBICHOS)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rose! as Orquídeas produzem normalmente sementes que são muito pequenas com aspecto de um pó e elas crescem dentro de um fruto denominado cápsula, que é um fruto seco quando maduro que se abre e espalha as sementes. em nossos cultivos geralmente é necessário fazer a polinização artificial das flores das orquídeas, que geralmente é um processo bastante simples e em 1 ou 2 dias a flor se fecha e começa a desenvolver a cápsula. o tempo de maturação dela leva de 3 meses a 1 ano e meio dependendo da espécie. Sugiro ler as postagens deste blog referente ao semeio de orquídeas, que se encontra na guia de cultivo avançado e esta materia está dividida em 4 partes. Sugiro ler todas elas para melhor entendimento do assunto e tendo mais dúvidas é só entrar em contato que terei o prazer em ajudar. No mais, tenha uma ótima semana e até a próxima!

      Excluir