Agora que já sabemos que podemos semear em casa fica a outra pergunta: para que semear? O que vou ganhar com isso? Isso é muito demorado! Qual a utilidade disso?
É fato que é um processo demorado, as orquídeas são plantas de crescimento lento demorando normalmente mais de 5 anos em muitas espécies para florirem, mas a questão não é só a flor. A orquidofilia não se restringe apenas a flores das belas plantas e sim ao cultivo como um todo, ao poder ver a planta soltar uma nova raiz ou emitir um novo broto e mesmo uma espata ou haste formando os botões, em fim, é uma atividade que só é completa quando podemos contemplar todas as etapas de desenvolvimento da planta e O prazer de ver uma cápsula se formando em uma flor recém polinizada, ou mesmo, ver sementes germinando. Isso tudo é muito gratificante a nós todos e é um privilégio! Claro que semear exige um certo espaço, exige dedicação mas isso pode ser ajustado a necessidade de cada um. Se você é apenas um curioso e quer semear por curiosidade não tem necessidade de fazer trocentos frascos, já se você quer aproveitar e vender umas plantas é uma boa idéia estudar mais a fundo a questão, em fim, é possível ajustar o semeio para qualquer que seja a situação.
Então, já sabendo que podemos ajustar o semeio para qualquer situação basta sair fazendo cápsulas nas plantas esperar amadurar e seguir as técnicas a risca?? A resposta é não pois antes de começarmos é importante a gente ter em mente como vamos proceder com nossas plantas matrizes, lembrando que matrizes serão todas as plantas que fornecerão as cápsulas com as sementes para o futuro semeio, sendo que essas podem ser boas matrizes se forem de plantas de qualidade e tal... ou podem ser matrizes mais simples de plantas sem grande valor ou mesmo espécies de modo geral, o fato é que independente do tipo da matriz e do que se pretende com o semeio os cuidados com as matrizes precisam ser os mesmos, sendo que este assunto será descrito mais detalhadamente na continuação desta postagem e para terminar esta introdução segue algumas fotos gerais que introduziram este assunto e mostrando que realmente ele está ao alcance de todos. Até a próxima gente com o assunto de manutenção de matrizes.
0 comentários:
Postar um comentário