-->

Leia antes de iniciar a a leitura no Orquídeas Sem Mistério!

Tutorial do Blog Orquídeas Sem Mistério.

Olá Pessoal!! Estou agora atualizando o Tutorial deste blog, uma vez que ocorreram algumas mudanças em sua funcionalidade tornando o mais pr...

segunda-feira, 21 de março de 2011

Enraizadores, devemos utilizar?

Olá gente! Bom agora continuando com os trabalhos entrarei em mais um tema de grande relevância para o cultivo e que também causa muita confusão, assim como a adubação. Seria o uso dos enraizadores, que muitas das vezes não passam apenas de ser tipos de adubos específicos com alguns micronutrientes que estão responsáveis pela formação das raízes. Bom mas o fato é o seguinte: por quê devemos usar? Quando devemos usar? E como devemos usar? Parece uma coisa simples porque nós pensamos assim: Ora vou usar para acelera a produção de raízes na planta. Bom mas será que isso sempre acontece ou será que isso é sempre necessário? Bom eu diria que não, porque as orquídeas, assim como as demais plantas elas já tem internamente os seus hormônios que regulam todos os processos da planta de forma equilibrada, sendo um desses a produção de raízes. Bom mas então existem os enraizadores? Bom existem situações, ou por motivos de saúde da planta, ou que ela esteja com deficiência nutricional, ou algum motivo ambiental que faça com que ela fique debilitada que faz com que seja necessário que nós demos um "empurrãozinho"para ela emitir raízes para regularizar suas atividades.

Bom gente eu diria que as raízes das orquídeas são um dos órgãos mais importantes, já que até fotossíntese eles fazem e claro são responsável pela absorção da água e nutrientes, alem de fixar a planta nos devidos substratos então fica claro que o cuidado com elas é indispensável, entretanto na hora de usar os enraizadores temos que ter em mente algumas coisas tipo: Entender o que são essas substâncias, segundo quando utilizar e terceiro como utilizar.
Bom falando mais claramente agora os enraizadores são substâncias que podem ser adubos específicos, hormônios, ou mesmo até vitaminas que se usam para induzir o enraizamento e cada uma dessas substâncias tem papel especifico no processo como todo. Não cabe aqui entrar em detalhe fisiológico de como funciona isso porque acaba ficando complicado com um linguajar muito técnico cheio de nomes, mas sim de apenas intender qual o papel de cada uma dessas substancias para seu uso correto.
Bom no caso dos adubos formulados propriamente para esse fim digamos que eles são formulados, principalmente com alguns micronutrientes como o zinco e boro, sendo o zinco fundamental para a produção dos hormônios responsáveis pelo enraizamento que são os hormônios auxínicos produzidos naturalmente na planta como o Acido indolacético. Muitas vezes a falta desse elemento causa uma deficiência na planta bem curiosa que é o superbrotamento que ocorre justamente pelo desbalanço hormonal que ocorre na planta.
Outras substâncias enraizadoras são os hormônios auxínicos que podem ser usados os sintéticos ou os naturais e eles são vendidos ou na forma mais pura ou em produtos e dentre eles os mais famosos são o Ácido indolbutirico(AIB), Ácido naftalenoacético(ANA) e esses sim eles são a substâncias principais que desencadeiam todo o processo de formação das raízes na planta e exigem mais cuidados na sua aplicação, uma vez que são substâncias que atuam em baixíssimas concentrações, sendo que em altas podem causar danos a planta.
Outro grupo é as vitaminas, sendo que normalmente se fala muito na vitamina B1 a Tiamina e que entre os orquídofilos é um dos mais usado, sendo usado formulados feitos para humanos mesmo. Existem controvérsias sobre a eficácia dessas substancias, se elas de fato funcionam ou são apenas mito, mas de fato elas possuem algum papel relevante. Existem alguns trabalhos que falam a respeito delas mostrando seu papel e o fato é que a Tiamina ela tem apenas um papel auxiliar que favorece na atuação dos hormônios responsável pelo enraizamento da planta, mas ela não é hormônio, ao contrário de que muitos pensam, mas ela é um auxiliar no processo e então acaba que por acelerar o processo.
Quanto aos produtos existentes pode-se citar:
adubos específicos: Biofert Raiz, hydrofert raiz,etc:




Produtos que contenham hormônios enraizadores:
superthrive;
Pó enraizador com AIB.





Vitamina B1 (Tiamina):




Todas as fotos retiradas do Google imagens




Bom esses são exemplos de alguns desses produtos, embora existam vários.
Agora quando e como usar? '
Bom diria que se nossas plantas estão bem de saúde, bem vistosas e sem ataque de pragas e doenças e apenas faremos um replante de rotina, ao contrário do q pensam não existe necessidade do uso desses produtos, que podem vir até a atrapalhar, já que a planta nessas condições por si só tem condições tranquilamente para boa produção de raiz e rápido e claro nestes casos normais apenas a adubação balanceada é mais que o suficiente. Já um plantio em uma época inadequada, em plantas debilitadas ou cortes muito fracos, plantas que sofreram gravemente com doenças e pragas e precisam de recuperação rápida ai sim o uso dos enraizadores é uma boa medida na tentativa de forçar mesmo ela a enraizar para acelerar a recuperação.
E como usar?
Bom normalmente acabamos que seguindo as instruções dos fabricantes, mas em algumas vezes a orientação do agrônomo se faz útil, principalmente quando usamos os hormônios propriamente ditos. No caso da tiamina normalmente se usa a concentração de 300mg por 750ml de água, ou seja no caso de usar o benerva ou beneum equivale a 1 comprimido, sendo que esta é uma recomendação largamente utilizada e no caso dos demais normalmente se seguem as instruções do fabricante. O principal é que se use estes produtos até que se note o aparecimento de raízes e imediatamente a isso seja equilíbrio, já que excesso de raízes também pode atrapalhar no desenvolvimento da parte aérea da planta e assim atrapalhar na floração. Bom a frequência de uso ai varia de produto a produto, normalmente os hormônios só se faz apenas uma única aplicação, enquanto a tiamina pode-se aplicar de 10 em 10 dias até o início do enraizamento e dependendo do produto isso vai variar.
Bom termino esta postagem com a mensagem final dizendo o seguinte: Temos que compreender o que estamos fazendo antes de sair fazendo e interpretar tudo que nossas orquídeas nos dizem e quanto ao enraizamento temos que usar de forma sabia estes produtos para garantir bom desenvolvimento das nossas plantas e quanto ao tipo de produto que devemos utilizar ai vai depender de cada um, da situação financeira de cada um e da situação em que a planta se encontra.
termino mais esta postagem desejando boa sorte a todos e que qualquer dúvida sobre o assunto é só entrar em contato que terei o prazer de responder a todos com muito carinho. Abração!!

137 comentários:

  1. Parabéns andrew, uma aula atrás da outra !

    Marcelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola gostaria de saber qual tipo de fertilizante pra enraizar cathleia pois morre muito desidratada e seca os bulbos o calor aqui e demais norte de minas elas ficam enrugadas e vai morrendo eu sou colecionadora de orquideas amo

      Excluir
    2. Olá Cida! Bom na verdade para resolver o seu problema aí o mais importante não é o fertilizante, mas sim a questão climática. Como você mora no sertão de minas com clima muito seco você precisa primeiro preparar um ambiente em que consiga-se dar umidade para as plantas. A umidade é diferente da rega e é fundamental para um bom enraizamento e desenvolvimento delas. Uma medida bem simples e eficiente para melhorar a umidade do ambiente de cultivo é colocar plantas folhosas no chão do ambiente de cultivo próximo das orquídeas e aumentar as regas usando bons substratos de muita drenagem. Plantas folhosas e bromélias são as melhores opções que além de embelezar o ambiente das orquídeas vão melhorar a questão da umidade e vai ficar até mais fresco o ambiente e suas orquídeas vão desenvolver melhor e aí sim um bom adubo deve ser utilizado. Sugestão é o adubo da Forth Orquídeas manutenção que é bem completinho e é bom, mas sem melhorar a questão da umidade de nada ele adiantará.

      Excluir
    3. Muito interessante e esclarecedor, parabens e obrigado

      Excluir
  2. Anderw, tenho usado o beneum e tem dado certo,pelo menos tenho perdido menos plantas.O que me deixa mais tranquila,pois antes de fazer uso tanto dele como da aspirina,vivia a voltas com problemas. Uma leitora do Orquidário Cuiabá ficou muito feleiz por ter tido ganho um prêmio numa exposição em Minas, suas phal estavam impecáveis!!

    ResponderExcluir
  3. Olá, adorei seu comentário, estou iniciando o cultivo de orquídeas. Ganhei uma sem raiz nenhuma somente com caule e brotos, com faço para replantá-la, sem perder a planta?meu imail é flavia.bida@gmail.com
    parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde amigos, eu utilizei o radimaxi 20 em comprimidos e foi um espetaculo, não gosto de fazer propaganda, porem acredito que o produto ajude muita gente.
    Abração a todos !!
    Luciano.

    ResponderExcluir
  5. Caro amigo Andrew! Adorei a matéria. Gostaria se fosse possível me dar uma informação. É que eu a um bom tempo comprei um frasco de SUPERthrive, porem eu usei em uma planta até o enraizamento, só que não usei mais. A minha dúvida é quanto a validade, pois não há informações a respeito, até porque, as informações estão todas em inglês. Apergunta é, Será que poderia usa-lo, ou devo descarta-lo? Ficarei-lhe muito grato pelas informações.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Devanis! olha a validade dele em geral é de 2 anos a indeterminada, desde que guardado de forma adequado, protegido da luz e fechado na embalagem original, se ele tiver bem armazenado ele não perde a viabilidade e você pode usar sem medo certo?
      Espero ter ajudado, mas tendo outras dúvidas é só entrar em contato novamente. No mais tenha um ótimo fim de semana e até a próxima!

      Excluir
  6. me ajude meo dendrobium cochlioides esta mufinamdo e as raises esta so os tocos eu tirei do vaso e cologuei no tronco sera gue ela vai recuperar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ilza! Você teria como enviar fotos do Dendrobium para o e-mail do blog: orquideassemmisterio@gmail.com para poder te ajudar melhor?

      desde já fico no aguardo das fotos. Um ótimo fim de semana e até a próxima!

      Excluir
  7. qual enraizador ideal para micro oncidium que não queimem os brotos?

    Eden Franco
    Andradina/s´p
    shirowheeling@ig.com.br

    se tiver alguem aki de peeto q tenhma mudas para doar ou trocar eu aceito...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá o enraizador dependendo do que for usar se for a base de hormônio ou apenas adubos específicos deve ser usado de acordo com as especificações, não existe um ideal e por se tratar de plantas pequenas a quantidade utilizada também deve ser bem menor.
      abraços!

      Excluir
  8. Olá! Gostei muito do artigo e principalmente por sua dedicação ao expor as informações. Quanto ao uso do Benerva, tenho uma dúvida: devo diluir um comprimido em 750ml de água e utilizar a cada 10 dias ou posso utilizar com intervalos menores?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! sim exatamente essa dosagem e a aplicação basicamente você faz em plantas debilitadas ou replantes. Caso precise de mais de uma aplicação devido a planta fortemente debilitada pode ser de uma a 3 vezes por semana, mas assim que ela iniciar enraizamento ou reidratar e enraizar pode suspender a aplicação.
      Espero ter ajudado, mas tendo outras dúvidas é só perguntar. Forte abraço e até a próxima!

      Excluir
  9. Gostaria de saber qual é o melhor: o Biofert Raiz Concentrado ou o Superthrive.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rose Na verdade ambos são produtos diferentes, o Biofert Raiz é um fertilizante com alguns micronutrientes como zinco e mais fósforo que são fundamentais para induzir enraizamento e o supertrhive é um produto a base de hormônio e vitamina b1. O Supertrhive é mais forte e o resultado pode vir mais rápido, mas ele assim como outros produtos semelhantes não devem ser usados com freqüência pois podem trazer problemas para a planta.

      Excluir
  10. Estou iniciando um pequeno cultivo de orquídeas, adorei seu blog. Encontrei todas as informações que preciso.
    Bacana sua disposição em ajudar.
    Obrigada por todas as aulas
    Que vc receba coisa boas em dobro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Obrigado e que bom que gostou! Precisando de ajuda, tendo dúvidas é só entrar em contato pelos comentários do blog, ou pelas outras formas de comunicação existente no blog. Forte abraço e igualmente para você!

      Excluir
  11. Parabéns por todo o conteúdo do blog.
    A B1, devidamente diluída, deve ser aplicada apenas no substrato, ou pode ser feita na planta toda?
    Pode ser feita misturada ao fertilizante líquido de uso semanal?
    A solução concentrada de vitamina B1 - cloridrato de tiamina, para uso injetável - Veterinário (Monovin B1), também pode ser utilizada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eduardo. Pode aplicar a B1 na planta como um todo, raízes e folhas sem problema e pode ser adicionada ao fertilizante normalmente, mas não tem necessidade de utilizar a B1 frequentemente, apenas quando preciso.
      Quanto a injetável é necessário fazer a diluição adequada seguindo tentando manter a concentração semelhante a que é feita com a oral.

      Excluir
    2. Muito obrigado pela atenção Andrew.
      Mudei varias orquídeas que estavam em placas e troncos para vasos de plástico e alguns de barro, desta forma perderam muitas raízes. Algumas estão mais sentidas, reagindo muito pouco, outras com fungos (atracnose, podridão negra, entre outros), usei calda bordalesa, mas não gostei muito do resultado. estou pensando em usar um fungicida sistêmico: Score, Cercobim ou Derosoll (triazol ou benzimidazol). Qual destes ou outro, seria mais indicado para orquídeas, em que dosagem, qual a frequência e o nº total de aplicações?

      Excluir
    3. Olá Eduardo!
      Pois é as placas e troncos geralmente são os melhores locais para cultivo e os que dão maior segurança e durabilidade e é comum elas sentirem quando as tiram deste tipo de sistema.
      Olha quanto ao fungicida vai depender muito do tipo de doença que está atacando daí depende de uma diagnose mais precisa para a escolha correta do fungicida. Para problemas com manchas foliares, antracnose fusarium o dithane o derosoll o cercobin ou cerconil são bons, já caso de podridões e canela seca o ridomil gold, o aliete são bem interessante e para bacterioses o kasumin, mas td depende do q está ocorrendo e as dosagens devem ser de acordo com as bulas,
      Bom espero ter ajudado, mas tendo mais dúvidas 'é só entrar em contato novamente. Forte abraço e uma ótima semana!

      Excluir
    4. Mais uma vez, muito obrigado pela atenção Andrew.
      Na verdade elas já estavam bem sentidas antes da retirada, por vários motivos, principalmente mudança de ambiente, boa parte estava em um tronco de arvore, que deu cupim, comendo inclusive rizomas e pseudobulbos. O cultivo estava um tanto promíscuo, plantas diferentes passando umas sobres as outras, competindo muito e matando algumas. Portanto achei que o melhor era retirá-las e coloca-las individualmente em vasos. Agora elas foram para uma hospedagem classe A. Fiz uma estrutura nova em minha residência, que acredito ter ficado muito boa. Com sombrite 70 % no teto e lateral que recebe o sol da tarde e 50 % nas demais laterais, bem como filme plástico em arco sobre a estrutura, pois moro numa região muito chuvosa. Os vasos ficam sobre balcão (mesa) de tela.

      Um forte abraço.

      Excluir
  12. Andrew,
    Parece-me que o CERCONIL SC, por ser um fungicida sistêmico e de contato, é mais interessante para o uso garantindo aparentemente um resultado mais eficiente. Todavia, não há na lista de culturas uma indicação direta para orquídeas, a dose para as culturas relatadas varia de 200 a 500 ml por litro de água, com 2 a 3 aplicações com intervalo de 7 a 20 dias. Diante destas informações, que dosagem e frequência vc me recomenda? Quanto ao volume, além das partes aéreas, convêm deixar escorrer abundantemente pelo substrato?

    Voltando aos enraizadores, li alguns relatos de uso do Superthrive em plantas muito debilitadas, iniciando com dose de ataque de 30 gotas por litro, 1 a 2 vezes com intervalo de 7 dias; partindo em seguida para dose de manutenção de 1 a 2 gt / litro, com intervalo de 7 ou 15 dias, alguns full time e outros até que a orquídea fique bem, iniciando um "desmame" com uma redução gradativa da dosagem. Há ainda os que usam em todas as plantas do orquidário.
    O que vc acha destes procedimentos? Em especial para as plantas "quase mortas"?
    Este produto pode ser utilizado na UTI de saco plástico com umidade elevada, considerando que não há lixiviação?

    Para finalizar, uso o Plant Prod 20-20-20 e 15-30-15, como estes não possuem Ca, Mg e S em suas formulações, é conveniente suplementar estes elementos?
    O Foliacon 22 é uma boa indicação? Apesar de não possuir enxofre. Qual o melhor programa de aplicação?

    Agradeço antecipadamente.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CERCONIL SC - Onde escrevi 200 a 500 ml por litro de água, leia-se :200 a 500 ml por 100 litros de água.

      Excluir
    2. Olá Eduardo! bom existe o Cerconil em formulação pó molhável, que é a mais utilizada, e a de suspensão concentrada. O interessante é você se basear em relação as doenças que ocorrem em orquídea e as doenças que ele ocorre e utilizar essas dosagens. Em caso de infestações o interessante é no máximo fazer até 3 aplicações espaçadas de no mínimo 1 semana cada e depois suspender por no mínimo uns 60 a 90 dias. Como o cerconil é tbm a base de tiofanato metilico ele pode ter alguns efeitos adversos em temperaturas mais elevadas, sendo o principal o aborto de hastes e botões florais, ou deformações dos mesmos.

      No caso do cercobin ou cerconil em pó molhável geralmente se usa a dosagem de 0,7 a 1g/L e para o cerconil é semelhante.
      Quanto ao modo de aplicação sim, pulverize a planta toda e sim pulverize bem a parte de baixo, principalmente as raízes para garantir uma boa absorção, uma vez que ele só circula de baixo para cima na planta.

      Quanto ao uso do supertrhive sim é interessante o uso para recuperação de plantas bem debilitadas. O choque de ANA e de vitamina b1 presente nele ajudam no processo de enraizamento e a restabelecer o desenvolvimento da planta. Em casos mais extremos pode-se sim usar as dosagens mais cavalares, mas é interessante evitar o uso contínuo do produto para evitar os esxessos e para que a planta não tenha disturbios hormonais a longo prazo.
      O mais importante depois de iniciado o processo de recuperação é uma adubação completa e balanceada. O grande problema dos adubos com alto teor de nitrogênio é o excesso do elemento na planta que a torna flácida e favorece o ataque de pragas. Os adubos ditos para floração mais rico em fósforo também tem seu uso desnecessário, uma vez que já foi provado que a adição de maiores quantidades deste elemento não produzem ganhos na floração da orquídea.
      O fundamental é o equilíbrio dos elementos, de acordo com as necessidades das orquídeas e uma adubação completa. O enxofre não costuma ser problemas nestas formualações que você mencionou, pois todas tem enxofre, mesmo não o mencionando.
      Uma boa medida é você ou muda a adubação utilizando adubos completos existentes para orquídeas. Algumas formulações bem eficientes, como o BeG é uma ótima opção. Outra opção é a utilização do 20 20 20 e a complementação com uma fonte orgânica rica em cálcio e micronutrientes ou mesmo com um adubo mineral a base de cálcio. Existem várias opções que podem ser utilizadas. Aqui no blog tem no menu principal na parte de adubação uma postagem mostrando algumas opções de recomendações que podem ser ajustadas para cada caso Vale a pena conferir.
      Bom espero ter ajudado, mas tendo mais dúvidas é só perguntar. Forte abraço e até a próxima!

      Excluir
    3. Prezado Andrew,
      Mais uma vez, muito obrigado pela atenção, pelos esclarecimentos e ensinamentos.
      Tenho visitado seu Blog com bastante frequência, já li grande parte de suas postagens, estou aprendendo muito, tirando dúvidas, corrigindo erros e consolidando práticas que adquiri ao longo do tempo.
      Suas postagens são consistentes e transparentes, enriquecendo o conhecimento de orquidófilos de vários níveis de experiência.
      Você está de parabéns, pela atitude corajosa e desprendida de dividir o conhecimento técnico profissional e prático que possui.
      Faço votos que continue sempre assim, atitude que incentiva e estimula os orquideocultores, permite o aperfeiçoamento dos cultivos Brasil afora. As orquídeas agradecem!
      Um forte abraço.

      Excluir
  13. Tenho uma dúvida, gostaria de saber se posso usar por exemplo juntos o "adubo enraizador o adubo de manutenção que é o 10.10.10 e o adubo para florir que é o 8.45.14. A duvida é posso misturar os três?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João! Olha não é interessante não, pois isso acabaria gerando um excesso de alguns elementos e desbalanceando muito a adubação podendo provocar alguns efeitos adversos. O mais interessante é utilizar fórmulas balanceadas em dosagens adequadas e mais constante e completa. O adubo de floração não tem necessidade de uso, uma vez que a dose maior de fósforo não promove um aumento na qualidade da floração em orquídeas.

      Excluir
  14. Andrew,
    Estou procurando o Cerconil WP, conforme recomendado, mas não estou encontrando. Você pode me indicar algum lugar para adquiri-lo? Moro em Casimiro de Abreu - Baixada Litorânea do Rio. Se for um estabelecimento que despache o produto por correio, fica melhor ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eduardo! Olha, costuma ter nas Redes "Cia do Produtor" que tem lojas no CEASA de Irajá, Teresópolis, Paty do Alferes e não sei mais onde, mas nenhuma rede envia pelo correio, pois é necessário receituário agronômico e retirada na loja. Procure nas agropecuárias aí da Região, ou quando for ao Rio dê uma ida nas lojas do CEASA que lá costuma sempre ter.

      Excluir
  15. Boa tarde amigo :Gostaria de saber se é confiavel a compra de superthive fracionado. Tenho em torno de 300 unidades de orquideas em orquidario coberto com sombrite. O superthrive original pelo que tenho notado só existem com volumes minimo de 60ml e pela dosagem sujerida, no meu caso, é muito, pois leveria muito tempo p/ ser consumido. Gostaria de saber também, se possivel, uma informação sobre o uso de Vita gold potenciado p/ orquideas. Obrigado, felicidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Olha, nem sempre é confiável não, pois já houve casos de vir batizado e também ele deve ser armazenado em frasco escuro, por ser um produto sensível a luz. A cor do supertrhive deve ser sempre amarronzada e caso esteja claro demais é porque foi batizado.
      No caso do Vitagold a dosagem é em torno de 2 gotas por litro, mas deve evitar o uso contínuo desses produtos. Devem ser usados apenas para recuperar plantas debilitadas ou no replante.
      Forte abraço!

      Excluir
  16. Ola andrew vim visitar o blog justamente p saber sobre a tiamina tô no grupo la n face ms preferi vm aq ganhei umas orqs da sogra nao sei q especie parece ser phal so tinha pcas raizes e follhas coloqei na arvore ms elas tao sempre cm folhas murcha e encontrei numa 1bolinha marrom tipo cochi nilha ms to cm medo d tratar cm o garden jardim e perdela sera q a tiamina vai ajuda a enraizar p q eu possa tratala?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elisabete! A Tiamina, ou vitmaina b1 sim ela vai ajudar a desestressar a planta e ajudar na reidratação e acaa auxiliando no enraizamento também As maneiras de como a tiamina agem ainda não são muito bem compreendida mas de fato ela é bem importante no metabolismo da planta então sim, ela pode ajudar muito. Você pode usar semanalmente ou 2 vezes na semana até ela começar a recuperar, mas também é necessário fazer o controle das cochonilhas, caso tenha e dar uma ajuda na planta com uma adubação balanceada e completa.
      Bom, espero ter ajudado, mas tendo mais dúvidas é só perguntar. Forte abraço e até a próxima!!

      Excluir
    2. olá Andrewseu sou Francisca e moro na região dos lagos cabo frio eu quero falar pra vc sobre uma orquidea minha que estava bonita e derepente começou a folha amarelar cairão todas só ficou um toquinho e agora o que fazer?me responda por favor obrigada

      Excluir
    3. Olá Francisca! Precisaria saber de qual orquídea se tratava. Envie fotos para o e-mail do blog: orquideassemmisterio@gmail.com

      Excluir
  17. Ola andrew o eu aq d novo vc falou em adubar eu pegunto q adubo devo usar nesse estagio d enraizamento? Uso nas plantas adultas um organico caseirond humus+ torta d mamona curtidos em agua e dissolvido na propocao d1/10 achei essa receita no blog sabers do jardim ela é rica em N tô certa? Sera q posso usar nessas q tao ainda sem raiz se nao me indique 1NPK obrigada pela atençao vc é o espert amo se blog e sigo seus coselhos mago das flores kkkkk abraçao aguardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elisabete! Olha, adubos muito ricos em Nitrogênio não são muito adequados para orquídeas, até devido ao seu crescimento lento, podendo trazer problemas e um aumento expressivo de pragas, como cochonilhas. O melhor são adubos completos e balanceados com teores mais moderados de nitrogênio e um pouco maior de fósforo e potássio e com bom teor de cálcio e micronutrientes também. Existem vários adubos completos e balanceados para orquídeas que satisfazem muito bem todas as fases da cultura, sendo 2 que recomendo, ou um ou outro. Um é o Biofert Orquídeas, adequado para quem tem pouca planta e o outro é o BeG orquídeas um excelente produto e já tem a fórmula líquida dele facilitando bastante a aplicação. Ambos podem ser usados semanalmente ou quinzenalmente e vão garantir uma boa nutrição, um ótimo enraizamento das plantas e um crescimento bem vigoroso.
      Bom, espero ter ajudado, mas tendo outras dúvidas é só entrar em contato. Forte abraço e até a próxima!

      Excluir
  18. Obrigada andrew vc é um qerido é muito bom saber q temos cm quemcontar p socorrer nas duvidas seu blog tá cada dia melhor parabens darei noticias ds minhas lindas abração valeu

    ResponderExcluir
  19. Só 1coinha andrew aprendi q dpois da adubaçao proxima rega deve ser abundante p lavar o substrato tmbm vale p as debilitadas cmo é o meu caso? Vo logo pergunta p vê se t dou 1folga é certo compra plantas com keikes? E cmo devo fazer cm os keikes da dendrobil? Abrçao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oii!! Sim pode fazer na próxima rega uma rega mais pesada se quiser. Não rpecisa ser sempre, mas pelo menos uma vez por mês é aconselhável para remover o excesso de sais do substrato.
      Nas debilitadas também e sempre adubar nas dosagens recomendadas para evitar problemas.
      Quando a mudas com keikes não tem problema algum em comprar mudas com keikes e uma vez os keikes de Dendrobiuns estando grandinhos e bem enraizados podem ser destacados e replantados em outro vasinho pequeno com substrasto adequado ou então em uma árvore ou toquinho de madeira.
      Espero ter ajudado, mas tendo mais dúvidas pode perguntar a vontade. Forte abraço e até a próxima!

      Excluir
  20. gostei de sua postagem ,muito proveitosa ,um abraço

    ResponderExcluir
  21. fugindo um pouquinho sobre enraizmento , gostaria de saber quais os adubos corretos deveria ser usados apois uma germinaçao in vitro ,logico depois de retiradas dos vidros no seu inicio do processo de crescimento saudavel ,chegando numa floracao bonita ,,,,e so replatalas ou tem algums adudos e fertilizantes especificos para esse processo de produçao de orquideas .um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marco! Olha os adubos são os mesmos, mas é muito comum o pessoal nessa fase dá uma dosagem maior de Nitrogênio para acelerar o crescimento da planta, porém o cálcio é fundamental também e nunca pode faltar, ainda mais na fase de climatização em que as plantas estão muito sensíveis com os tecidos muito frageis sem muita resistência. O importante nesta fase é que a adubação, mesmo que tenha mais N ou mesmo uma fórmula balanceada seja bem diluída semanal ou quinzenal e conforme o crescimento das mudas a dosagem vai aumentando gradativamente até a fase adulta. Adubos orgânicos não são recomendados nesta fase devido a dificuldade de aplicação e devido a grande possibilidade de atrair lesmas e aceleração de decomposição do sfagnum que já se decompõe rápido.

      Bom, espero ter ajudado, mas tendo mais dúvidas é só entrar em contato novamente. Forte abraço e até a próxima!

      Excluir
  22. essa formula de adubo ,nitrogenio e calcio se encontra pronta a venda ,ou se tem que preparala manualmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marco Aurelio! A demora em responder foi devido as férias de fim de ano e Janeiro e agora com o retorno das atividades do Blog estarei respondendo semanalmente novamente.
      Bom existe o sal chamado Nitrato de cálcio que é uma fonte de nitrogênio e cálcio solúvel que é usado comumente na agricultura e também em orquídea para fornecer principalmente cálcio, tão fundamental para elas. O importante se for usar desta fonte é não misturar com outros adubos que tenham enxofre e fósforo por causa da incompatibilidade, uma vez que o nitrato de cálcio não vem quelatizado nem nada. Se for usa use sempre de forma intercalada com outros adubos.
      Espero ter ajudado, mas tendo outras dúvidas é só entrar em contato novamente. Forte abraço e até a próxima!

      Excluir
  23. Olá Andrew, obrigada pelas informações, não consigo parar de ler.
    Estou montando um jardim vertical na varanda do meu ap (andar 18) e essa varanda é de frente para o pôr-do-sol e agora outono/inverno dá sol no jardim a tarde toda. a folha de uma Cattleya ficou com mancha e acho q é o excesso de sol. Posso colocar sombrite, qual compro? A sacada é fechada com vidros, que abro e fecho.

    Essa Cattleya está com substrato deteriorado e preciso replantá-la, estou até com medo de ver como estão as raízes dela. Já adubo quinzenalmente e achei que fosse adubo e agora lendo sou post fui pegar o frasco p te escrever e está escrito Fertilizante Mineral Misto RAIZ West Garden, na composição vem Nitrogênio 6%, Fósforo 6%, Óxido de potássio 6%. Isso é adubo ou fertilizante? Já o uso desde out/2014, qdo comecei a comprar essas orquídeas, de 15/15 dias. Se for fertilizante, e agora o que eu faço?

    Iria ver contigo se poderia usar o Hydrofert, da 1a foto que vc postou acima, para ajudar nas raízes. Pode colocar o adubo e Hydrofert no mesmo dia, juntos?

    Tenho que replantar essa Cattleya e uma Oncidium (ganhei sem flor e me disse que é a chuva de Ouro), ela deu uma ramificação que não sei se é keike ou broto novo, posso replantá-la já?

    Desculpas tantas perguntas ... tantas dúvidas ... estou começando agora, lendo bastante, mas não tenho prática.

    Aguardo seu retorno. Obrigada Andressa

    ResponderExcluir
  24. Olá Andrew, obrigada pelas informações, não consigo parar de ler.
    Estou montando um jardim vertical na varanda do meu ap (andar 18) e essa varanda é de frente para o pôr-do-sol e agora outono/inverno dá sol no jardim a tarde toda. a folha de uma Cattleya ficou com mancha e acho q é o excesso de sol. Posso colocar sombrite, qual compro? A sacada é fechada com vidros, que abro e fecho.

    Essa Cattleya está com substrato deteriorado e preciso replantá-la, estou até com medo de ver como estão as raízes dela. Já adubo quinzenalmente e achei que fosse adubo e agora lendo sou post fui pegar o frasco p te escrever e está escrito Fertilizante Mineral Misto RAIZ West Garden, na composição vem Nitrogênio 6%, Fósforo 6%, Óxido de potássio 6%. Isso é adubo ou fertilizante? Já o uso desde out/2014, qdo comecei a comprar essas orquídeas, de 15/15 dias. Se for fertilizante, e agora o que eu faço?

    Iria ver contigo se poderia usar o Hydrofert, da 1a foto que vc postou acima, para ajudar nas raízes. Pode colocar o adubo e Hydrofert no mesmo dia, juntos?

    Tenho que replantar essa Cattleya e uma Oncidium (ganhei sem flor e me disse que é a chuva de Ouro), ela deu uma ramificação que não sei se é keike ou broto novo, posso replantá-la já?

    Desculpas tantas perguntas ... tantas dúvidas ... estou começando agora, lendo bastante, mas não tenho prática.

    Aguardo seu retorno. Obrigada Andressa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andressa! Como o sol está forte e ele bate mais no fim da tarde um sombrite de 50% deve ser o suficiente, mas quando não tiver mais sol lembre de o tirar.
      QUanto a questão de adubo ou fertilizante, ambos são a mesma coisa. Adubo e fertilizante é a mesma coisa e a função deles são fornecer os sais minerais essenciais que as plantas necessitam para seu desenvolvimento e para otimizar a produção do seu alimento pela fotossíntese.
      Este adubo que você utilizou parece ser bem incompleto, pois ele só tem os 3 elementos mais importantes, mas não tem os demais e o interessante é o uso de um adubo mais completo e balanceado, uma vez que os substratos para orquídeas são pobres em nutrientes. Um bom fertilizante que recomendo para você é o forth orquídeas manutenção. Use-o de forma semanal ou quinzenal, conforme a instrução do fabricante e faça o replante de suas orquídeas assim que notar que estão surgindo raízes novas, bem no início e procure em algum orquidário comercial um bom substrato para orquídeas. Não use esses de gardens, agropecuárias ou hortos, pois não prestam.
      Quanto ao hidroferti raiz pode ser usado para estimular o enraizamento, mas como ele contém alguns micronutrientes, é interessante dar 1 ou 2 dias entre o uso dele e o outro adubo e quando a planta tiver enraizando não é mais necessário o uso do hidrofert.
      Quanto ao Oncidium provavelmente é um broto mesmo que está vindo o que é ótimo!!
      Bom, espero ter ajudado, mas tendo mais dúvidas é só entrar em contato novamente. Forte abraço e até a próxima!!

      Excluir
    2. Obrigada Andrew pela prontidão na resposta!!
      Vou seguir suas orientações direitinho.
      O sol na varanda não é só no fim da tarde não, é desde às 11/12h até o pôr-do-sol. Posso colocar então o sombrite de 50 só na parte que bate o sol nelas, não precisa ser na varanda toda não, né?
      A Cattleya desde out, qdo a comprei, não nasce uma raiz aparente. Nasceram dois brotinhos, um que já estava morreu, não vejo raiz nova. O substrato dela está péssimo. Coloco o Hydrofert e espero ver se nasce raiz para replantá-la ou já replanto?
      O broto da oncidium está dando raiz bem longe do substrato, fininhas. Posso replantá-lo assim, sem desprender esse broto?
      Você tem algum tópico sobre como cuidar de oncidium?
      Agradeço sua atenção e generosidade em compartilhar seus conhecimentos conosco.
      Aguardo para saber o que fazer.
      Obrigada
      Andressa

      Excluir
    3. Obrigada Andrew pela prontidão na resposta!!
      Vou seguir suas orientações direitinho.
      O sol na varanda não é só no fim da tarde não, é desde às 11/12h até o pôr-do-sol. Posso colocar então o sombrite de 50 só na parte que bate o sol nelas, não precisa ser na varanda toda não, né?
      A Cattleya desde out, qdo a comprei, não nasce uma raiz aparente. Nasceram dois brotinhos, um que já estava morreu, não vejo raiz nova. O substrato dela está péssimo. Coloco o Hydrofert e espero ver se nasce raiz para replantá-la ou já replanto?
      O broto da oncidium está dando raiz bem longe do substrato, fininhas. Posso replantá-lo assim, sem desprender esse broto?
      Você tem algum tópico sobre como cuidar de oncidium?
      Agradeço sua atenção e generosidade em compartilhar seus conhecimentos conosco.
      Aguardo para saber o que fazer.
      Obrigada
      Andressa

      Excluir
    4. Olá Andressa você só coloca o sombrite do lado que entra o sol, local em que não entra sol direto não precisa.
      Quanto a Cattleya se o substrato está ruim, mesmo com o estimulo para o enraizamento esse pode não ocorrer de forma eficiente, pois as condições do substrato não favorecem esse desenvolvimento, prejudicando a planta, portanto é interessante sim o replante, com uma boa limpeza da planta removendo as raízes mortas com ferramenta esterilizada e ai sim fazer o estimulo.
      Quanto ao Oncidium você replanta a muda sem dividir, pois o broto novo mesmo enraizando é dependete dos bulbos desenvolvidos da planta, por tanto uma dica para quando se vai fazer divisão de planta é que ela tenha no mínimo 3 a 5 bulbos por corte para garantir uma muda forte e sadia. Essa dica não é para todas mas serve para uma grande parte das orquídeas.

      Ainda não tenho algo específico para Oncidiuns no blog, mas no futuro quero ir aos poucos colocando postagens mais especificas.
      Bom, espero ter ajudado, mas tendo mais dúvidas é só perguntar. Forte abraço e até a próxima!!

      Excluir
    5. Obrigada, vou seguir as orientações e depois te falo. Abraços.

      Excluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. ontem coloquei uma phalaenopsis sem raiz em uma uti de garrafa pet com a seguinte dosagem,
    30gts de superthive + 2ml de fish fertil indure para 1l de agua,
    gostaria de saber se fiz bobagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Olha você colocou muito supertrhive e se não matar a planta será sorte, pois a recomendação do supertrhive é de 1gota para cada 4litros de água, pois é muito forte e o seu excesso pode intoxicar e até matar a planta. Agora é esperar e ver se irá recuperar ou não.
      Boa sorte e até a próxima!

      Excluir
  27. E se fiz bobagem, qual seria a dosagem correta pra se usar, muito obrigado.

    ResponderExcluir
  28. Boa tarde Andrew!!!
    Sabe a minha Cattleya, estava colocando Hydrofert até ir a um orquidário e comprar o substrato p replante, apareceram várias raízes novas, de repente vi que estavam aparecendo uns furinhos nelas, que triste, ela está com caracóis também.Eles que estão fazendo os buraquinhos? Vou replantá-la, mas primeiro preciso que me diga o que faço com esses caracóis na hora do replante para não acontecer de ir alguns "filhotes" juntos, que eu não veja.
    Lá no orquidário, pedi argila expandida, pq as minhas estão plantadas em vasos transparentes, com furos e argila expandida no fundo, daí me falaram que as orquídeas não gostam disso. É verdade? Posso deixar com a argila?
    Obrigada mais uma vez
    Aguardo seu retorno.
    Abraços

    Andressa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andressa! Olha caracóis são uma praga que danificam muito as raízes e brotos e a melhor forma de manter sob controle é através de iscas lesmicidas que você encontra nas agropecuárias, sendo as mais usadas a Madelesma, o Metarex ou ferramol e aí no caso é colocar algumas poucas iscas umas 3 a 5 por vaso a cada mês. Isso manterá a população baixa e quando for fazer replante após limpar bem sua planta tirar as raízes mortas pode-se colocar a planta de molho em água totalmente para que os caracóis que estejam escondidos saiam e boiem e assim você ajuda a planta a se livrar deles.
      Quanto a argila expandida é relativo. Muitas pessoas usam e tem um ótimo cultivo com elas, outras não gostam, porque secam rápido demais e podem acumular sais, em fim, é mais questão de acertar o jeito certo de cultivar para evitar problemas. A argila expandida ela para evitar acúmulo de sais e também para manter a úmidade requer regas mais frequentes e mais abundantes por ser bem porosa e bem seca e também pode ser usado em mistura com outros materiais em substrato, ou apenas ser usado para drenagem.
      Bom, espero ter ajudado, mas tendo outras dúvidas é só enttrar em contato.
      Forte abraço e até a próxima!

      Excluir
  29. Obrigada Andrew, vou providenciar.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde Andrew, aqui estou novamente abusando dos seus conhecimentos né?!!! É que quanto mais leio o que vc escreve, mas quero te perguntar.

    Eu encontrei no orquidário que fui Biofert Orquídeas e Adubo Orgânico NPK 5-13-8, S, Ca, Mg, Z, Mn, B, Cu, FZ, Mo (disseram-me que é a mesma formulação do Bokashi). E já tenho o Hydrofert Raiz.

    Gostaria de saber se posso começar a cuidar das minhas orquídeas dessa forma:
    Biofert: 5mL diluído em 1L de água, usar em raiz e substrato a cada 15 dias + 1 colherzinha de café do Adubo Orgânico (mas este colocarei a cada 3 meses).
    Nas debilitadas e replantadas acrescentar Hydrofert Raiz, pode ser 80 gotas por litro a cada 7 dias, conforme o fabricante recomenda? Uso a cada 7 ou 15 dias?
    Mas deixo o Hydrofert para colocar na semana seguinte de não terá o Biofert.
    Posso colocar 1 colherzinha de café do Adubo Orgânico em uma trouxinha de meia calça para não acontecer de cair nas raízes, pq nunca usei.
    Esse esquema posso usar para todo tipo de orquídea?

    Muito obrigada mais uma vez!!!! Morro de medo de matar as coitadinhas por erro meu.
    Aguardo seu contato para começar.
    Abraços
    Andressa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andressa! Pode sim usar o biofert orquideas a cada 15 dias e o orgânico a cada 3 meses. conforme você citou e pode colocar em uma trouxinha ou fazer um sache sim com tecido de meia calça ou TNT e pode inclusive, usar em plantas como Vandas que não tem substrato pendurando la no alto do suporte de sustentação da planta.
      Qunto ao Hidrofert pode usar a cada 15 dias antes de enraizar ou o substituir pela vitamina b1, como por exemplo, o vitagold. Use apenas os enraizadores em plantas debilitadas ou recém replantadas e uma vez a planta se restabelecendo use a adubação normal com regularidade.
      Bom, espero ter ajudado, mas tendo outras dúvidas é só entrar em contato novamente. Forte abraço e até a próxima!

      Excluir
  31. Obrigada Andrew, pelas valiosas explicações que me dá e sempre tão pronto. Continue assim, nossas orquídeas também agradecerão!!!!
    Bom dia!!!

    ResponderExcluir
  32. Boa noite Andrew!!
    Replantei a Cattleya, o substrato estava ruim, mas acho que ela estava era sufocada pela própria raiz, tinha muita e a maioria marron, oca, branca ... dei uma limpeza, deixei raízes de molho 30 min em Hydrofert. Coloquei canela.
    Agora, quando posso colocar o sachê com adubo orgânico e iniciar a adubação com Biofert? ... é a 1a vez que faço assim e estou na dúvida. Nos próximos replantes pode colocar juntos?
    Quando estiver c o sachê como regá-la?
    Obrigada, obrigada, obrigada, rs

    ResponderExcluir
  33. Olá Andrew!

    Gostei do post, mas fiquei com algumas dúvidas.
    Meu problema não é com orquídea, mas gostaria de pedir ajuda porque não consigo encontrar a informação que preciso. Tenho algumas mudas de Adenium Obesum que possuem uma única raiz central, o problema é que a raiz desenvolve-se paralela ao substrato e não se aprofunda, com isso acaba por ocorrer muitos tombamentos conforme a parte aérea se desenvolve e começa a pesar. Gostaria de saber se existe algum fitormônio sintético para induzir o desenvolvimento de raízes, visto que já tentei irrigar com vitamina B1 na mesma concentração que você indica no poste e não surtiu nenhum efeito. Li que tanto a tiamina quanto os fitormônios sintéticos não são absorvidos pela planta pelo substrato e que esses compostos só servem para formação de raízes laterais de estacas. Então, gostaria de saber o que eu poderia colocar nas mudas para acelerar e condicionar o desenvolvimento radicular, e qual seria a forma mais eficiente de aplicação, tendo em vista que a absorção via solo é praticamente nula, já que as auxinas não são produzidas no sistema radicular o que impede o fluxo de entrada de reguladores de crescimento via raiz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Olha realmente a absorção de auxinas é ruim sendo mais eficiente quando ela entra em contato direto com a região onde ocorrerá o estímulo do enraizamento, como os cortes de estacas ou anelamento de alporques, mas no caso do Adenium na verdade nem é necessário uso do fitorregulador por ser uma planta de enraizamento muito fácil. Entretanto, no caso do Adenium é muito comum entre os cultivadores e é uma dica muito passada que se faça a poda da raiz principal, pois geralmente se quer ver uma planta com caudex engrossado e com aquelas raízes aéreas formando desenhos bem curiosos e para isso é fundamental a poda da raiz principal com uma muda que já tenha condições para sofrer essa primeira poda. Também é comum fazer o direcionamento dessas raízes laterais para que elas fiquem o mais lateralizadas e espalhadas possível dando uma aparência melhor a planta e para isso é muito comum eles usarem algum plastico em baixo para que as raízes sejam forçadas a abrirem para os lados. Vou deixar aqui links de vídeos que ensinam como você trabalhar o seu Adenium.

      alguns vídeos:

      https://www.youtube.com/watch?v=lxZK0fNyng0

      https://www.youtube.com/watch?v=YYd3NXfd7hw

      https://www.youtube.com/watch?v=vsXJpsXktMs

      https://www.youtube.com/watch?v=EtqA1XtpniU

      tem esses e muito mais vale a pena conferir!
      Bom, espero ter ajudado, mas tendo outras dúvidas é só entrar em contato. Forte abraço e até a próxima!

      Excluir
  34. ola Andrew! comprei Tiamina B1 manipulado a 30mg qual a quantidade de agua devo usar para enraizamento? Agradeço atenção, obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Pergunta difícil, uma vez que não se existe uma dosagem determinada por falta de informações científicas disponíveis para tal. No caso do comprimido de 300mg o pessoal costuma dissolver em 750ml de água. Já para o Beneroc em gotas o pessoal costuma dissolver 10 gotas por litro seguindo a mesma linha para o Vitagold, mas todas são informações empíricas sem fundamento científico, portanto experimente dissolver em aproximadamente 1L de água e avaliar os resultados.
      bom, espero ter ajudado, mas tendo mais dúvidas é só entrar em contato novamente.
      Forte abraço e até a próxima!

      Excluir
  35. Ola Andrew! Gostei muito das suas explicações sobre o mundo das orquideas.É sempre um desafio mantê-las sempre saudáveis e com boa floração,sou amador e tenho poucas plantas,em torno de 100,gostaria de saber de você a respeito do sulfato de zinco,posso usá-lo com frequencia como preventivo? posso usá-lo associado ao adubo foliar? qual seria os beneficios e os malefícios quanto ao uso desse produto? Pois alguns sites,blogs,vídeos etc.. raramente são precisos e contradizem muito a respeito da utilização do produto.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Olha o sulfato de zinco é pouquíssimo utilizado na orquidofilia, sendo mais utilizado o sulfato de cobre, mas no caso do cobre o mais indicado é usar a calda bordalesa, pois o sulfato de cobre não neutralizado causa fitotoxidez pois muitas orquídeas são sensíveis ao cobre, já a calda bordalesa é bem eficiente e usada corretamente não causa intoxicação.
      Quanto ao sulfato de zinco, este costuma ser componente dos adubos que contém micronutrientes e o zinco tem papel fundamental no controle do crescimento da planta por estar ligado aos hormônios auxínicos e é fundamental para o enraizamento da planta, mas seu excesso pode ser danoso também. O zinco é componente do fungicida Dithane e Manzatte que tem o mancozeb como seu princípio ativo e sua função é cortar o efeito tóxico do enxofre contido na fórmula tornando o produto mais eficiente para a planta.
      Em síntese, prefira outros produtos ou a calda bordalesa feita na hora e utilize uma boa adubação completa e balanceada com macro, micros e cálcio.
      Forte abraço e até a próxima!

      Excluir
    2. Grato pela explicação! vc teria uma boa receita de calda bordalesa e como usar?

      Excluir
    3. Olá Eudo. Vide vídeo sobre calda bordalesa que está entre as postagens mais recentes ou no menu principal em dicas.
      Forte abraço e até a próxima!

      Excluir
  36. Por favor onde encontrar es produto superthiver

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Angela! costuma ter em sites de compras estrangeiros ou mercado livre. Tente dar uma olhada no site da casa do orchidophilo: www.casadoorchidophilo.com.br e tenta dar uma olhada também no site do orquidário imirim.

      Excluir
  37. Olá Andrew,boa tarde!
    Estou com um probleminha em minhas orquideas e estou tomando a liberdade para te enviar umas fotos por e-mail,afim que vc me ajude a identificar o problema e poder mediá - lás..rss

    Abraço!
    Joaquim

    ResponderExcluir
  38. Olá Andrew,boa tarde!
    Estou com um probleminha em minhas orquideas e estou tomando a liberdade para te enviar umas fotos por e-mail,afim que vc me ajude a identificar o problema e poder mediá - lás..rss

    Abraço!
    Joaquim

    ResponderExcluir
  39. Andrew, descobri seu blog por acaso, procurando pelo produto superthiver, achei muito interessante a sua disposição de ajudar e esclarecer as dúvidas de todos, por isso estou aqui com minhas dúvidas. Tenho umas 50 orquídeas, sou apaixonada pelas cattleya, gosto das flores grandes, mas tenho de outras também. Todas elas ficam no beiral da casa, não pegam chuva ,são cobertas por plástico e sombrite, Compro tudo que falam que é bom só que não tenho tempo de fazer um adubação frequente, certinha. Compro muita coisa mas me perco no meio de tantos produtos. Tenho perdido algumas com a podridão, vai apodrecendo tudo até morrer, uso o meltitiofan, mas não vi resultado, continua morrendo. Estou com problema também que algumas estão murchando, como se estivessem desidratadas.
    Quero um produto que pudesse usar somente ele, sem muito segredo. estou ouvindo muito fala do superthiver, seria o caso de usar somente ele, primeiramente para recuperar as debilitadas e depois fazer a manutenção.
    Perguntas:
    www.casadoorchidophilo.com.br este site é confiável comprar o superthiver. É original? Você já comprou deles? Como usa-lo? Posso usar em todos os tipos de orquídeas? Posso usar somente ele?
    O que usar para combater a podridão e como usar?
    O que fazer para recuperar as que estão murchando.
    Obrigada e aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  40. Andrew, descobri seu blog por acaso, procurando pelo produto superthiver, achei muito interessante a sua disposição de ajudar e esclarecer as dúvidas de todos, por isso estou aqui com minhas dúvidas. Tenho umas 50 orquídeas, sou apaixonada pelas cattleya, gosto das flores grandes, mas tenho de outras também. Todas elas ficam no beiral da casa, não pegam chuva ,são cobertas por plástico e sombrite, Compro tudo que falam que é bom só que não tenho tempo de fazer um adubação frequente, certinha. Compro muita coisa mas me perco no meio de tantos produtos. Tenho perdido algumas com a podridão, vai apodrecendo tudo até morrer, uso o meltitiofan, mas não vi resultado, continua morrendo. Estou com problema também que algumas estão murchando, como se estivessem desidratadas.
    Quero um produto que pudesse usar somente ele, sem muito segredo. estou ouvindo muito fala do superthiver, seria o caso de usar somente ele, primeiramente para recuperar as debilitadas e depois fazer a manutenção.
    Perguntas:
    www.casadoorchidophilo.com.br este site é confiável comprar o superthiver. É original? Você já comprou deles? Como usa-lo? Posso usar em todos os tipos de orquídeas? Posso usar somente ele?
    O que usar para combater a podridão e como usar?
    O que fazer para recuperar as que estão murchando.
    Obrigada e aguardo resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Olá Mara! Estive viajando, mas já voltei. O cultivo de orquídea é também uma arte e por causa disso devemos exercitar o hábito de observar e interpretar o que as plantas e o ambiente está tentando nos dizer.
      Um erro muito comum no cultivo é nós nos prendermos a marcas de produtos que prometem isso ou aquilo em detrimento de um manejo adequado, o que acarreta na busca por mais e mais produtos e mais e mais o cultivo vai ficando prejudicado.
      O cultivo não deve ser focado em produtos, mas sim no manejo adequado das plantas interpretando os sinais que elas lhe mostram e o ambiente em que estão, para que você possa então está atuando para corrigir os problemas que possam surgir, seja, pela falta ou excesso de luz, seja pela falta ou excesso de ventilação e umidade, seja no uso de substratos e vasos inadequados, seja na forma de plantio que não está boa, seja no fato do substrato está velho e a planta precisando replantar, seja porque a rega está deficiente ou excessiva, em fim o cultivo é isso é a observação constante para saber o que está acontecendo e o que deve ser feito. Tudo tem uma causa e um motivo e nesse caso seu é possível que tenha vários. Primeiro, não se prenda a produtos, mas sim entenda a função de cada um no cultivo, o que é e para que servem os adubos, formas de adubar, o que são e para que servem os defensivos para combater pragas e doenças, entender as pragas e as doenças e o porque delas ocorrerem, o porque das plantas desidratarem ou ficarem sem raízes, tudo isso demanda dedicação e observação, além de busca de informação de qualidade.
      Para que você tenha sucesso no cultivo seu ambiente primeiro deve ser favorável para as plantas, pois se tiver escuro demais ou excesso de luz, excesso ou falta de ventilação e umidade aí não adianta ter o melhor adubo ou melhor defensivo que as plantas não irão responder. A questão do plantio adequado, do substrato de qualidade e vasos também é fundamental e só quando todos esses fatores citados estão em conformidade, dando condição para as plantas enraizarem e se desenvolverem bem é que a adubação será eficiente e aí sim, nesse caso o uso de um adubo adequado, completo e balanceado, como o BeG, o Forth ou outro será eficiente e sem você precisar ficar colocando um monte de produtos que só prejudicarão suas plantas sem dar benefícios nenhum.
      Quanto ao supertrhive este é apenas um enraizados a base de Vitamina b1 e supostamente um hormônio vegetal que estimula o enraizamento. Seu uso deve ser moderado e em geral apenas em plantas recém plantadas ou debilitadas para estimular o enraizamento e não usado constantemente. O Superthive não substitui a adubação e muito menos os cuidados do cultivo, citados acima.
      A Casa do orchidophilo é sim confiável e tem ótimos acessórios e substratos para o cultivo eu recomendo!
      Concluindo, Não se prenda a produtos, mas sim na observação e no cultivo, pois é isso que irá fazer seu cultivo ir adiante.
      Espero ter ajudado, mas tendo mais dúvidas é só entrar em contato e depois mande umas fotos para poder da uma olhada.
      Forte abraço e até a próxima!

      Excluir
  41. Nossa! Postei duas vezes a mesma coisa. me desculpe.

    ResponderExcluir
  42. estou muito preocupado pq sempre minhas orquídeas demoram muito com o enraizamento e fico muito triste com isso vou usar o comprimido benerva para vê se realmente terei sucesso, já perdi algumas, mas parabéns pelo artigo estou mais calmo agora
    se poderem me ajudar meu e-mail é o seguinte: seal.ves@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Obrigado e sempre que tiver dúvidas pode envia-las para o e-mail do Blog: orquideassemmisterio@gmail.com
      Forte abraço e até a próxima!

      Excluir
  43. Gostaria de saber o que devo fazer para acabar com uns caramujinhos minúsculos , mede 0,5 ml ou (meio cm) no máximo ele adulto, e eles atacam principalmente as raízes das orquídeas vindo as mesmas adoecerem . Eles aumentam rapidamente. Gostaria que me enviasse uma orientação . Já usei Metarex mas não acaba . Descobri a existência deles pondo pedaços de batatinha e chuchu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sirlete! Esses são os caramujos mais difíceis de se combater, pois são muito prolíferos, porém quando sua população está em baixa os danos que eles causam são insignificantes e ainda que não resolva 100% a maneira mais eficiente ainda são as iscas lesmicidas e uso de substrato de qualidade e sempre que for replantar pode-se mergulhar a planta em água para que eles saiam da planta e você a limpe dessas pragas. Faça aplicações periódicas com iscas lesmicidas, seja Metarex, ferramol ou outras para que a população se mantenha em nível baixo sem causar danos a planta.
      Forte abraço e até a próxima!

      Excluir
  44. Gostaria de saber o que devo fazer para acabar com uns caramujinhos minúsculos , mede 0,5 ml ou (meio cm) no máximo ele adulto, e eles atacam principalmente as raízes das orquídeas vindo as mesmas adoecerem . Eles aumentam rapidamente. Gostaria que me enviasse uma orientação . Já usei Metarex mas não acaba . Descobri a existência deles pondo pedaços de batatinha e chuchu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sirlete! Esses são os caramujos mais difíceis de se combater, pois são muito prolíferos, porém quando sua população está em baixa os danos que eles causam são insignificantes e ainda que não resolva 100% a maneira mais eficiente ainda são as iscas lesmicidas e uso de substrato de qualidade e sempre que for replantar pode-se mergulhar a planta em água para que eles saiam da planta e você a limpe dessas pragas. Faça aplicações periódicas com iscas lesmicidas, seja Metarex, ferramol ou outras para que a população se mantenha em nível baixo sem causar danos a planta.
      Forte abraço e até a próxima!

      Excluir
  45. Parabéns Andrew, por estar passando seu conhecimento de uma forma tão acessível a todos, muita gente deve estar criticando você por isso, mas eu só posso mesmo te agradecer e divulgar o máximo que puder!

    ResponderExcluir
  46. Amigo, Andrew, esta aparecendo uns tracinhos pretos, q andam, principalmente nas flores,elas ficam manchadas de branco, nas Vandas, as petalas chegam a colar e ficar manchadas e feias, disseram ser tripes, p usar até Butox,mas nunca cheguei a usar nenhum produto toxico, fico c medo, fiz cha cebola, coloquei longe SBP jardim, mas ñ adiantou, o q posso usar, te agradeço, abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fatima! Realmente pelas descrições se trata de tripes mesmo. SBP é fraco para acabar com ele e o pior é que eles se escondem nas partes novas e botões o que dificulta o inseticida chegar até eles. O Butox que é um inseticida de uso veterinário pode ser interessante, ou ele ou o kotrine, porém é preciso pulverizar a planta inteira e provavelmente eliminar as flores também, que é o local que eles atacam principalmente. Remova as flores e pulverize o butox ou kotrine misturado a 10ml de detergente neutro por litro. Pulverize no final do dia a planta inteira, inclusive raízes e parte de cima e baixo das folhas e partes mais novas da planta Repita a aplicação depois de 10 dias e passe a observar se aparecerá mais ou não.
      Forte abraço e até a próxima!

      Excluir
    2. Ahh calda de cebola não é eficiente para tripes e nesse nível de ataque o óleo de nim é pouco eficiente e não use óleo mineral, pois orquídeas são muito sensíveis a uso de óleo.

      Excluir
  47. gostaria de saber onde compro o enraizador ANA em Portugal, sempre saícoisas do Brasil

    ResponderExcluir
  48. Olá gostaria de saber se o vitagold para obter raízes pulverizo nas folhas ou no substrato?

    ResponderExcluir
  49. Oi Andrew! Encomendei umas mudinhas de orquídeas pela internet. Posso planta-las em vaso 14 com carvão e casca de pinus? Como moro no centro-oeste mineiro e aqui anda bem quente, você acha que posso regar com abundância de água uma vez na semana e nos outros dias só com pulverizador, o que vc me aconselha? Estou pensando tb em acrescentar um comprimido de complexo b no fertilizante 10-10-10. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que tamanho são essas mudinhas? Cuidado com a escolha do tamanho do vaso. Orquídeas não gostam de vasos grandes. Se as mudas são pequenas o vaso 14 será grande para elas. O vaso deve ser proporcional ao tamanho da planta. Quanto ao substrato está ok se esse pinus for tratado e de boa qualidade e ainda acrescentaria brita ao substrato. Quanto a rega em vez de fazer esse esquema que não ajuda muito faça regas sempre que estiver totalmente seca, para isso teste a umidade do substrato com o dedo e regue sempre que estiver seco e aí regar com abundância.
      Quanto a adubação se esse 10 10 10 for do tipo adubo granulado para colocar no substrato não utilize pois irá matar suas mudas. Procure um bom adubo para orquídeas completo e balanceado com cálcio, macro e micronutrientes e solúvel em água para ser pulverizado na planta e pode colocar sim 1comprimido para 1 Litro de água até que ela comece a enraizar, depois só a adubação.

      Excluir
    2. Obrigada por responder Andrew. As mudinhas tem entre 5 e 10cm, mas como não pretendia comprar vasinhos pequenos, pensei em alguma alternativa como copo pra caldo ou outro tipo de vasilhame que eu poderia adaptar, o que você acha? Qto ao fertilizante seria o foliar, acho que esse 10-10-10 é de manutenção. Encomendei um orgânico tipo Bokashi, pensei em colocar umas trouxinhas com esse fertilizante dentro, por cima do substrato. Qto as regas das minhas outras orquideas, tenho feito como vc falou, mas confesso que tenho muita dificuldade em saber qdo está seco ou não pq estou usando so carvão nelas, por isso pensei em acrescentar o pinus, talvez me ajude nessa identificação. Obrigada pelas dicas e paciência. Abço.

      Excluir
    3. Olá! Olha os copinhos de caldos transparentes são ótimos e o fato de ser transparente irá lhe ajudar com a questão de verificar o ponto de umidade lhe dando mais segurança ao fazer as regas. Outra boa opção de substrato é o uso de brita, sendo que você pode usar brita zero se as mudas são novas ainda e para plantas adultas com raízes grossas a brita 1 q pode ser pura ou misturada ao carvão e pinus também dando um ótimo substrato.

      Excluir
  50. Evanice Souza Oliveira24 de novembro de 2016 às 17:15

    Olá Andrew, pelo seu cuidado cm os leitores dá vontade de chamar de amigo, kkkk, bem sou iniciante cultivadora de orqs, cheia de dúvidas li quase todas as dos criadores anteriores como enraizar visto q tenho uma catthleya sem raiz, comprei Forth enraizador e vou usar junto c fertilizante depois de limpar toda raiz com detergente e retirar possiveis restos de raiz, agora o q me falta é imformação como proceder depois disso q usar e como usar. Tenho tb 3 cymbidium feitas com mudas coloquei no substrato, carvão casca de pinus terra vegetal ñ sei se fiz certo mas estão lindas cada vaso já saiu brotos, só preciso saber como aduba-las para manutenção e depois floração no inverno de 2017. Por favor me oriente e quero continuar lhe ouvindo. Amei suas explicações. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Evanice! Olha no caso dos Cymbidiuns o substrato está correto, mas o mais importante é o clima. Cymbidiuns são plantas que necessitam de clima frio para florescerem bem, sendo que em locais de clima quente sem inverno frio e com inverno muito seco dificilmente irão florescer, mesmo colocando gelo, portanto o primeiro ponto é o clima. Segundo ponto é sol, Cymbidiuns são plantas que apreciam luminosidade intensa e aguentam sol, evitando apenas os horários próximo ao meio dia e podem inclusive ser plantados em canteiros no jardim, desde que a questão luz seja devidamente manejada. Agora o último ponto é que eles apreciam ambiente úmido e substrato rico em matéria orgânica, portanto você pode aduba-los quinzenalmente com adubo de manutenção de orquídeas e a cada 2 meses pode-se fazer uso de uma adubação orgânica com alguma fonte orgânica e aí você estará garantindo uma boa nutrição dos seus Cymbidiuns. Não é necessário o uso do adubo de floração se você faz uso regular do manutenção e do orgânico, mas o mais importante será a questão do frio intenso e úmido para o seu bom florescimento.
      Bom, espero ter ajudado, mas tendo dúvidas é só entrar em contato. Forte abraço!

      Excluir
  51. Boa tarde estou ouvindo muito que se eu pegar umas batatas e bater no liquidificador coar e regar as orquideas esse suco ajuda a estimular o enraizamento e na floração alguem poderia me informar se isso é mito ou verdade ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Não recomendo o uso de batatas não como enraizador, pois pode inclusive trazer algumas doenças importantes e o uso indiscriminado de produtos enraizadores, naturais ou não, podem causar sérios desequilíbrios nas plantas.

      Excluir
  52. Obrigada pelo artigo! Estava vendo o rótulo de um enraizador hoje e li 04-14-08.

    Logo pensei: "Oras, então meu fertilizante para orquídeas 09-45-15 deve ter o mesmo efeito".

    Agora lendo seu artigo pude ver que o segredo não está só no fósforo, mas sim nos micronutrientes. É isso mesmo, né?

    Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Isso Só o fósforo não faz milagre assim, como só usar hormônio para enraizar e não dar uma boa nutrição mineral o enraizamento também não se sustenta. Os micronutrientes assim como o cálcio também são cruciais para um bom enraizamento e no caso dos micro o zinco é um dos mais importantes, pois está diretamente ligaado na síntese do Ácido Indolacético que é fundamental para o enraizamento e outros processos de crescimento na planta.

      Excluir
    2. Muito obrigada pelos esclarecimentos!

      Excluir
  53. Eu passei a colocar um pouco de canela no vidro de enraizador químico para estimular a brotacão isto parece que está dando certo

    ResponderExcluir
  54. Boa tarde Andrew.
    Assisti vários vídeos no YouTube sobre Enraizadores a base de água de lentilha, feijão, batata doce e arroz.
    Gostaria de obter sua orientação a respeito.
    Grato,
    Cláudio Borba - Rio de Janeiro



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! Então não tenho muita informação sobre esses enraizadores, pois maioria carece de informações mais científicas e testes que comprovem sua eficácia. O que posso dizer é que essas sementes costumam ser ricas em auxinas, que ajudam no processo do enraizamento, mas até que ponto o preparo da água delas de fato vai favorecer ou não aí só fazendo o teste, no mais não tenho muito o que dizer.

      Excluir
  55. Olá Engenheiro Andrew! Consegui fazer um Keike da haste floral de uma Plalaenopsis colocando - a dentro de uma garrafa pet com água. Agora eu quero plantá-la no substrato mas ainda não tem raízes, tem duas folhas., a maior com 5 cm, a menor ainda não chega a 1 cm. Gostaria de saber se posso colocar enraizador, ou deixo na água até ela criar as raízes? Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! ela ainda está imatura para ser replantada. Mantém ela do mesmo jeito até começar a criar raízes e elas atingirem uns 3cm pelo menos.

      Excluir
  56. Respostas
    1. Olá!! é só seguir na janelinha no canto direito da página do blog onde aparece para seguir.

      Excluir
  57. Bom dia
    como posso usar o enraizado
    hydrofert nas minhas orquídeas que eu replantei
    desde de já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Siga as instruções do fabricante para a diluição e faça a aplicação no final do dia caso já tenha replantado, ou então antes de replantar a deixe passar algum tempo na solução com o enraizador ( a noite por exemplo).

      Se precisar repetir dosagem faça de 10 em 10 dias até surgir as raízes.

      Excluir
  58. Bom dia
    Por favor gostaria de saber a dosagem de gramas por litro do fungicida aliette para canela seca em orquídeas pois na bula do mesmo não consta essa informação.
    obrigado
    Marcos Mazer Cicillini
    Jardinopolis SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Então o Aliette não é recomendado para canela seca, não tem recomendação para os fungos fusarium e nem rhizocthonia solani.

      Para podridão negra deve usar as dosagem recomendadas para phytophtora e pythium contidas na bula.

      Excluir
  59. Nooossa! Que blog é esse??? Amei. Estou lendo as postagens desde 2011. Muita aprendizagem. Obrigada por compartilhar seu conhecimento conosco, reles amantes de orquídeas. Comprei algumas mudas de catleia há 30 dias e nada de enraizar. Irei seguir seus conselhos e comprar os enraizadores sugeridos.Este B&G que vc citou é o de Viçosa/ MG? Obrigada.

    ResponderExcluir
  60. Oi. Eu tava com umas mudinhas de amora recém plantadas e acabei entendendo errado o rotulo e reguei elas com enraizador diluído todo dia por 2 semanas ao invés de 1 vez por semana. Tem problema??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Então amora é uma planta tão fácil de enraizar, que não precisa aplicar nenhum enraizador, que pode até atrapalhar o processo, por ser uma das mais fáceis plantas que tem para enraizar.

      Excluir
  61. Muito obrigado pelas informações

    ResponderExcluir