-->

Leia antes de iniciar a a leitura no Orquídeas Sem Mistério!

Tutorial do Blog Orquídeas Sem Mistério.

Olá Pessoal!! Estou agora atualizando o Tutorial deste blog, uma vez que ocorreram algumas mudanças em sua funcionalidade tornando o mais pr...

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

O grupo Cattleya – A verdadeira orquídea: Morfologia externa:

Olá Pessoal! Voltamos agora para a segunda parte da postagem e o que digo agora é o seguinte: Não basta apenas conhecermos as flores das Cattleyas, mas é fundamental que saibamos como é o seu vegetal também, para que possamos entender sua fisiologia, seu comportamento e assim poder aplicar isso na forma de cultivar para obter mais êxito e muitas flores belas. Portanto, chega de blablabla e vamos começar!



Para acessar a postagem anterior clique aqui!


Folha:

Para começar Vamos falar de suas folhas. As Cattleyas possuem folhas grossas, de aspectos suculentos e rígidas de maneira geral, quebrando quando envergadas(exceto Cattleya quadricolor) e em geral suas folhas possuem formatos elípticos ou oblongas , Podendo as vezes ser mais cumpridas( no caso dos cruzamentos com Brassavolas e Laelias). Quanto a coloração ela pode variar do verde vivo a um verde mais arroxeado ou avermelhadas e em brotos novos é possível que este seja avermelhado, arroxeado e pintalgado, tornando-se verde conforme fica maduro. A coloração de suas folhas pode variar também em função de luminosidade(Assunto abordado na postagem sobre luminosidade). Em relação ao número de folhas elas podem ter apenas uma folha ou 2 folhas, dependendo da espécie, mas isso será abordado com mais profundidade na terceira parte. Suas folhas, bem desenvolvidas tem a função, assim como em outras plantas de realizar a fotossíntese, produzindo assim o alimento para a Cattleya e também é a principal porta de transpiração da planta.



































Raiz:

Quanto as raízes das Cattleyas são de calibre médio a grosso e em geral possuem crescimento vigoroso e velame bem desenvolvido. Suas pontas podem ter a cor verde, avermelhada ou arroxeada, dependendo da espécie, das condições de luz e variedade. A função de suas raízes, assim como nas demais orquídeas epífitas é a fixação da planta e a absorção de água e nutrientes, aliás elas são muito eficientes nessa tarefa, mas em contra partida são muito exigentes em boa ventilação, pois respiram muito. O velame além de a proteger contra o ressecamento ele a torna muito eficiente para absorver água e nutrientes de forma passiva, aproveitando assim toda e qualquer umidade que passe por ela. Em relação ao enraizamento as Cattleyas possuem alguns padrões, que serão descrito na terceira parte deste material.







Rizoma e Pseudobulbos:

As Cattleyas são plantas Simpodiais(vários pés), ou seja, são plantas que possuem um crescimento determinado(finito) com múltiplos caules, que são modificados e em geral são alargados ou roliços com a função de sustentação das folhas e estrutura de reserva das plantas, além de sustentar as inflorescências e flores. A estes caules se dão o nome de pseudobulbos, mas na linguagem dos orquidófilos eles são apelidados de "Bulbos"para facilitar. Esses bulbos são ligados por outro caule, de onde saem as raízes e as gemas vegetativas das Cattleyas e esse é chamado de rizoma e diferente do pseudobulbo que cresce para cima ele cresce no sentido do substrato. Quanto a forma dos pseudobulbos das Cattleyas em geral eles podem ser cumpridos e um pouco alargados, Possuir o formato cilíndrico fino, o chamado caneludo, comum nas bifoliadas e podem ser mais arredondados( no caso de algumas walkerianas e nobiliores). A cor em geral é do verde clara ao verde escuro, podendo ter tonalidades arroxeadas ou avermelhadas, dependendo da espécie ou das condições de luminosidade.



























Espatas florais

As Cattleyas, com excessão das walkerianas e nobiliores emitem espatas florais desenvolvidas e fechadas, que se rompem quando os botões emergem. Espatas florais são folhas modificadas que estão relacionadas com as hastes florais e flores. Sua função principal é em muitos casos ornamentação ou proteção. No caso das Cattleyas ela tem a função de proteger os botões florais enquanto estão se formando. As florações das cattleyas podem ocorrer com as espatas verdes ou secas, dependendo da espécie, portanto aqui vai uma dica: Não corte as espatas se elas secarem, pois essa pode ser uma espécie que floresce de espatas secas!
















Inflorescência:

As Cattleyas possuem inflorescência do tipo cacho, mas o número de flores varia de acordo com a espécie tanto que é um critério importante para classificação de grupos(assunto para a terceira parte da postagem).






Flores:

As flores são um capítulo a parte quando se trata das Cattleyas. Quando pensamos em orquídeas a primeira imagem que vem em nossas mentes é a flor de uma Cattleya com aquele formato clássico labiatado, aliais, esse tema também será desenvolvido na terceira parte do material. Suas flores possuem tamanhos variados, podendo ser de consistência aveludada ou cerosas com mais ou menos substância, dependendo da espécie e o formato básico de suas flores também podem sofrer alterações, dependendo da espécie ou do híbrido. Quanto ao colorido e a sua forma ele também é muito variado, passando do rosa até o branco ou o padrão semi-albo ou então as famosas caeruleas e que tal as amarelas, tons pasteis, vermelhas e esverdeadas, além das pintalgadas, flameadas e outros padrões. Em fim as Cattleyas não medem esforços para esbanjar beleza em suas flores!












































































Frutos e sementes:

Assim como em outras orquídeas as Cattleyas possuem frutos do tipo cápsula, que quando amadurecem se abrem liberando suas milhares de minúsculas sementes que possuem o aspecto de um pó. Suas Cápsulas possuem um formato típico de Carambola.










E assim pessoal termina-se de falar da morfologia externa das magníficas cattleyas, agora que já falamos um pouco do jeitão delas vamos então terminar essa etapa com o vídeo correspondente e continuar na terceira postagem da matéria. Até lá pessoal!!!!


Para acessar a continuação clique aqui!

0 comentários:

Postar um comentário