-->

Leia antes de iniciar a a leitura no Orquídeas Sem Mistério!

Tutorial do Blog Orquídeas Sem Mistério.

Olá Pessoal!! Estou agora atualizando o Tutorial deste blog, uma vez que ocorreram algumas mudanças em sua funcionalidade tornando o mais pr...

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

O grupo Cattleya – A verdadeira orquídea: introdução

Olá Pessoal!! Agora estou aqui para a postagem mais esperada de muito tempo, mas na verdade devido a grande importância desse grupo de orquídeas esta grande matéria será dividida em várias postagens que se inicia agora. Isso mesmo! Vamos começar a falar do espetacular grupo das Cattleyas!!

As Cattleyas fazem parte de um grande grupo (subtribo na sistemática) que é a chamada subtribo Laeliinae e esse grande grupo engloba vários gêneros importantes como as Laelias, sophronitis, Epidendruns, Leptotes, Brassavolas, Rhyncholaelias, Pseudolaelias, dentre outras e todos se relacionam e formam híbridos entre si, aliás híbridos belíssimos e extremamente importante para o mercado de flores, tanto que as Cattleyas são as orquídeas mais importantes do ponto de vista comercial e também na maior parte das coleções, pelo menos aqui no Brasil. Se formos em uma coleção particular veremos que a maior parte das plantas em boa parte dos casos é de Cattleyas e gêneros relacionados. Devido a isso, esse é um grupo que merece um carinho todo especial aqui no Blog e então vamos começar agora esta grande série sobre esse maravilhoso grupo, portanto para começar vamos apreciar algumas fotos de flores de Cattleyas híbridas e espécies!

Cattleya labiata 
Cattleya quadricolor




Cattleya labiata



Cattleya labiata semi alba






Cattleya percivaliana semi alba





Cattleya percivaliana concolor


Cattleya Chia Lin 'New City'

Cattleya lueddemanniana


Cattleya warnerii


Potinara Burana Beauty 'Burana'

Cattleya aclandiae

Cattleya elongata


Catteya granulosa



Cattleya bicolor



Cattleya loddigesii suavis





Cattleya amethystoglossa

Cattleya intermedia


Cattleya schileriana

Cattleya forbesii


Cattleya leopoldii

Cattleya walkeriana

Cattleya walkeriana

Cattleya walkeriana

Cattleya walkeriana

Cattleya walkeriana

Cattleya walkerianas e nobiliores

Cattleya walkerianas e nobiliores

Cattleya nobilior

E ai Pessoal gostaram?? Já deu para ter uma ideia do que falaremos certo?! Antes de continuar pessoal só para esclarecer que todas as fotos utilizadas ou a grande maioria são fotos de minha própria autoria, sendo de minhas próprias plantas ou de plantas que estavam em exposição e quando eu utilizar fotos que não sejam minha a fonte será sempre citada.

Continuando o assunto as belíssimas e diversificadas Cattleyas pertencem a um Gênero que, dependendo do autor pode variar entre mais de 70 espécies ou mais de 80 espécies, espalhadas entre as Américas do sul e Central, sendo que mais de 20 espécies ocorrem no Brasil(EX: Cattleya walkeriana, Cattleya intermedia...) e o nome deste gênero foi uma Homenagem ao Horticultor inglês William Cattley(1788-1832). A Cattleya é sem sombra de dúvidas o gênero mais importante e devido a isso existem milhares e milhares de híbridos, cada um mais belo que o outro e a cada ano novos híbridos surgem no mercado, mas esse assunto das hibridações e também da questão dos nomes e das variedades será um assunto que será abordado em separado em outra matéria com um aprofundamento maior, tanto que neste grupo de postagens muitas fotos aparecerão sem nome ou com nome reduzido, pois o foco será a descrição desse gênero e de seu cultivo.

Voltando em relação ao número de espécies de Cattleyas algumas foram reclassificadas para outros gêneros e muitas Laelias e sophronitis foram reclassificadas recentemente como Cattleyas, todavia para este material e para facilitar o aprendizado de todos nós será adotado a nomenclatura antiga das mesmas, pois para as questões de cultivo fica muito mais fácil o entendimento utilizando a nomenclatura antiga, pois existem algumas características importantíssimas que justificam isso.

Concluindo, As Cattleyas em sua maioria são plantas Epífitas, podendo ter poucas ocorrências rupícolas e mais raras ainda como terrestres.

Agora para encerrar vou colocar o primeiro vídeo da série e na próxima postagem vamos falar da morfologia externa das Cattleyas, ou seja de como é o seu corpo. Até a próxima postagem galera!!!



Para acessar a continuação clique aqui!

0 comentários:

Postar um comentário