-->

quarta-feira, 8 de junho de 2011

PRECISO CONSTRUIR MEU ORQUIDÁRIO...E AGORA???

Olá gente demorei umas semanas, mas já estou aqui novamente e continuando com a primeira etapa de postagens do ciclo básico do cultivo vamos falar um pouco de construção de orquidário, não claro entrando em detalhes técnicos de construção, nem muito menos nomes complicados e orçamentação de materiais, mas sim uma noção geral de um orquidário que de fato cumpra com sua função que é a de favorecer as orquídeas com um ambiente adequado para o seu cultivo.

A questão de um ambiente favorável para o cultivo pode ser conseguido de várias maneiras e em vários ambientes, o que torna o seu cultivo possível até em apartamentos(isto será discutido em postagem complementar), mas para isso é preciso ter em mente qual o tipo de ambiente em que as orquídeas gostam de viver.
Quando falamos em orquídeas falamos em mais de 35.000 espécies, fora os centenas de milhares de híbridos existentes o que naturalmente nos garante que existem plantas vivendo nos mais variados ambientes pelo mundo, mas de modo geral podemos dizer que o ambiente de orquídea precisa ser úmido, com umidade adequada média em torno de 80 à 85% e que se necessita de um sombreamento adequado para evitar danos causados pelo sol e que precisa ser um ambiente bem ventilado, sem excesso de ventos.
Tendo todos esses fatores em mente então podemos começar a planejar como devemos fazer nossos orquidários, o que já se começa com a escolha do local, sendo que quando possível poder escolher um local que já atenda boa parte desses fatores acima facilita e barateia muito a obra, mas quando não possível é possível fazer correções para melhorar o ambiente.
O material a ser utilizado é outra coisa importante, porque ao fazer o orquidário o material utilizado precisa ser apropriado para atender aos requisitos das orquídeas que é, fornecer o sombreamento e proteção, manter uma umidade mais alta dentro do orquidário, proteger as plantas da chuva dreta e ser resistente aos fenômenos do clima.
Falando ainda quanto aos materiais podemos citar como indispensável ao cultivo a tela de sombreamento(sombrite ou aluminet) que em geral se usa do 50% a 80% dependendo da região e altura do orquidário; o filme agrícola ou plástico agrícola, indispensável para fazer a proteção de chuva, e também ajuda na questão do sombreamento e na manutenção da temperatura do orquidário; telas de proteção contra entrada de animais, outro material interessante para o orquidário que pode ser a propria tela de sombreamento, ou tela de galinheiro ou o uso das duas; estruturas de sustentação que podem ser madeira, metalon, alumínio, alvenaria ou o uso de mais de 1 desses na montagem.
Quanto ao tipo de orquidários existem os antigos ripados de madeira, que praticamente não se recomenda mais seu uso devido a serem construções mais rústicas e costumam ser caras por usar muita madeira, fora o problema da durabilidade.



O telado é o tipo mais habitual de orquidários existentes no momento. é o mais prático e adequado para o cultivo, além de ter uma durabilidade maior e a manutenção é facilitada. Os telados podem ser simples apenas com tela na cobertura; fechados com telas na cobertura e nas laterais e com dupla cobertura, sendo a cobertura externa com a tela de sombreamento e a cobertura interna com o uso do plástico agrícola ou telha transparente para proteção da chuva. É possível ainda o uso de plástico agrícola nas laterais como cortina que podem ser levantados e abaixados, auxiliando na proteção de ventos e chuvas e também no sombreamento. Existem ainda as casas de vegetação fechadas e climatizadas, que são construções caras, normalmente feitas por firmas especializadas que normalmente só compensa para grandes empreendimentos, sendo que a realidade no momento são os telados.
telado com lateral aberta
foto: Rita de Cassia

exemplo de telado coberto nas laterais com cobertura dupla, a externa com tela de sombreamento e a interna com filme agrícola. Foto Andrew Fogtman DK



Outra consideração importante e quando possível é o posicionamento do orquidário no terreno que deve ser sempre com seus lados menores voltados para as faces sul e norte para que se tenha um aproveitamento melhor da luz solar que nessa maneira irá caminha por igual por todo orquidário sem que umas plantas façam sombra sobre as outras ou que este efeito seja mínimo, mas como muitas vezes isto não é possível, ou por falta de espaço, ou por questão de ventos ai então se for o caso de vento deve-se evitar posicionar as laterais maiores do orquidário virados para a direção dos ventos mais fortes predominantes na região. Em geral em regiões costeiras do sul e sudeste do Brasil que é influenciado pelo clima das frentes fria o vento sudoeste e sul são os principais ventos fortes habituais.
Em fim tendo em vista o conhecimento desses fatores todos e dos materias é hora de planejar o orquidário. O importante nesta fase é você ter em mente o que vc ta disposto a fazer, as medidas, o material, o quanto vai custar e o quanto você está disposto ou pode pagar pela construção. A coisa mais importante para isto é pensar que a construção não precisa ser requintada cheia de frescuras, e sim funcional e quanto a questão da estética quando possível deve ser incrementada, mas o principal é ele ser funcional e servir ao propósito previsto. todo planejamento começa com muita observação dos locais do clima e da ideia do que se pretende fazer e como e em seguida tirando medidas e pedindo ajuda caso necessário para esboça isto em papel. Desenhos esboçados são uma ajuda muito bem vinda que ajuda muito na hora da construção, plantas para os que sabem fazer ou tem gente que pode ajudar são outra opção, mas a importância de se ter um esboço ou um trabalho detalhado é importante para se ter ideia do material a ser comprado e pra saber o que se quer e evitar surpresas desagradável na construção.
Como exemplo de planejamento coloco aqui o desenho do meu próprio orquidário que foi muito importante para evitar problemas e pra se ter noção do que precisava com medidas corretas.











exemplo de esboços para facilitar na hora de construir.
Após ter feito o planejamento e tomado a decisão de como vai ser feito é importantíssimo escolher bem o profissional que irá fazer a obra ou os profissionais, pois, por exemplo, quem for usar madeira deve ter em mente que a pessoa que irá fazer precisa trabalhar bem com madeira para evitar prejuízos futuros que encareceram a obra. em relação aos outros materiais a mesma coisa e quanto a colocação das telas e filme agrícola que é o ponto mais importante a pessoa tem que saber colocar para evitar problemas. Normalmente os maiores problemas acontecem nessa parte com a colocação do filme agrícolas e sombrite, porque normalmente não são bem esticados e fixados e então assim com chuva e tempo eles vão cedendo e fazendo barriga acumulando água e finalmente rasgando. Esses materiais para cumprirem suas funções devem ser completamente esticados ao seu máximo possível e fixado de modo que não cedam com o tempo. Existem várias maneiras para isso como grampeador de madeira para caso de madeira, parafusos com ripas prendendo o plástico na estrutura bem firme, uma peça chamada perfil mola  e outras maneiras, mas o fato é que eles tem que estar no máximo do esticado possível.
Tendo todas essas coisas em mente é hora então de construir e para que se construa é interessante se ter alguns aspectos em mente que tornam um orquidário funcional.

Fundação: por ser uma estrutura leve de pouca importância em relação a peso as fundações podem ser simples com o simples enterro das colunas a certa profundidade para garantir boa firmeza e evitar problemas com vento, ou pode-se também caso a região seja mais sujeita a ventos concretar essa fundação para dar mais segurança e estabilidade. Em geral uma profundidade recomendada é de 50cm de profundidade que garante uma boa sustentação.

detalhe das colunas cravadas a 50cm de profundidade no solo.
Sustentação: Basicamente são as colunas e o engradamento que é como uma estrutura para receber um telhado bem leve, ou seja é uma estrutura relativamente simples.

Estabilização: é crucial o uso da cinta de amarração, nesses exemplos feito de madeira mesmo que é o que liga todas as colunas e o engradamento entre si tornando tudo uma única coisa e assim estabilizando a construção. é importante quando possível também fazer a amarração das colunas na base com vigas baldrames se possível, pequeno muro de alvenaria ou até madeira mesmo, sendo mais prático ou a viga de concreto ou o muro quando possível, sendo aconselhável isto em regiões de mais ventos.

cobertura: feito toda parte estrutural é hora de fazer a cobertura e para um orquidário funcional a dupla cobertura é a mais indicada. Este tipo de cobertura compreende de uma cobertura externa que é feita com a tela de sombreamento sombrite ou aluminet, em geral com porcentagem de 50% a 70%, sendo o mais indicado o 50% quando se usa o filme agrícola. A cobertura interna corresponde a cobertura com filme agrícola ou telha transparente com a função de proteção contra a chuva e auxilio no sombreamento também. Agora a pergunta que se faz é de qual o porquê da tela em cima e plástico em baixo e não o contrário. Não seria a mesma coisa? A resposta é não e uma razão simples de entender explica isso. A tela de sombreamento seja qual for ela tem função de sombreamento e consequentemente ela ou absorve calor, como o sombrite, ou reflete calor, como o aluminet o que é benéfico porque chega menos calor ao filme agrícola ou telha, o que aumenta muito sua vida útil, além de que quando ocorre chuvas pesadas, principalmente granizos se caso o filme ou a telha estejam por cima o plástico ou a telha podem se danificar, por mais que estejam colocados corretamente e já as telas de sombreamento são mais resistentes a queda das pedras de gelo do granizo. Tem um vídeo que coloquei neste blog que mostra exatamente isso num temporal de granizo que caiu e eu filmei caindo no orquidário. 
Esse conjunto da dupla cobertura alem de proteger da chuva e fornecer o sombreamento eles promovem uma certa manutennção da temperatura, evitando que o orquidário esquente demais no período do verão e que esfrie demais no período do inverno, além de também fornecer uma boa manutenção e melhor controle dos níveis de umidade do ar, mas para esse sistema funcionar de forma adequada e não promover o efeito inverso é recomendado que exista uma distância entre as duas coberturas de no mínimo 30cm, sendo o mais recomendado entre 50cm.

Altura do orquidário: em geral a altura mínima recomendada é de 2,5m de altura, entretanto dependendo da região pode-se variar devido a temperatura. Em regiões mais quentes com invernos mais amenos com poucos períodos frios o ideal é um orquidário mais alta possível para uma melhor ventilação e melhor manutenção da temperatura, enquanto em locais de verão ameno e invernos bem rigorosos em geral orquidários mais baixos são o indicado para evitar excesso de frio.

Laterais: as laterais podem ser abertas, ou cobertas, sendo que as cobertas em geral são mais indicadas para uma proteção contra entrada de animais maiores e proteção de excesso de ventos, além de ser um auxiliar no sombreamento do orquidário, sendo que para essas laterais pode-se usar uma tela de sombreamento mais fraca como 18%, 30% ou outro material e o uso de telas metálicas junto podem auxiliar na proteção caso possível.

Chão: O chão do orquidário é outra parte importante e deve receber maiores cuidados, pois ele será o principal componente para manutenção de uma umidade adequada dentro do orquidário. Em geral o chão precisa ser bem drenado para evitar alagamentos, mas precisa ao mesmo tempo reter água de modo que não alague e que ela evapore de modo continuo e lento apenas saindo o excesso pela drenagem. Em geral esse chão se consegue com o uso da brita de preferência a zero e a 1. Entretanto, não basta apenas jogar brita no chão, porque em pouco tempo o mato tomaria conta e a brita se misturaria a terra e com tempo ria sendo levada. Em geral esse chão começa com bom nivelamento e um aterro para um pequeno aumento do nível do chão em relação ao resto. é muito útil o uso da areia para esse fim. Entre esse aterro pode-se instalar tubos de drenagem com cano de pvc, principalmente em locais do terreno sujeito a alagamentos, para evitar que na primeira enxurrada ela leve embora o chão do orquidário. Em seguida é aconselhável o uso da lona plástica preta que inibe bastante o crescimento do mato e a mistura da brita com a terra. Essa lona deve ser furada em vários pontos para a drenagem lenta do excesso da água. Em seguida se joga uma boa camada de brita até o chão fica com uma boa camada sem aparecer o plástico e que fique bem firme. Além de dar uma boa estética diminui muito o problema do mato e ele cumpre com sua função de manutenção da umidade do ar dentro do orquidário.




desinfestação: é importante quando se esta na etapa de fazer o chão e final fazer uma desinfestação do local, podendo  se usar a água sanitária pulverizando em todas as etapas de montagem do chão para garantir um ambiente mais livre de doenças para as orquídeas.

entendendo esses processos e aspectos das etapas da construção do orquidário basta acompanhar bem a obra, ajudando se possível e depois desfrutar do ambiente favorável e funcional que com certeza as orquídeas agradeceram com desenvolvimento satisfatório e belas flores. 
Agora para os que não possuem espaço ou condições de fazer orquidários, mas possuem varandas, varandões, terraços cobertos com telhados, garagens e janelas não se preocupem, porquê é possível também o cultivo de orquídeas, entretanto esses são ambientes que possuem uma dinâmica toda especial, mas que será discutida em detalhes na próxima postagem que irá complementar esta gente.
Espero que tenha ajudado com esta postagem sobre esse assunto que sempre traz muitas dúvidas e como sempre qualquer coisa meus contatos estão aí na lateral direita do blog e qualquer coisa é só entrarem em contato por um dos meios que utilizo. Até a próxima gente fui...

156 comentários:

  1. olá, boa tarde!
    gostei da explicação e me ajudou, esclareceu duvidas e fez com que meu interesse aumente ainda mais.
    grato Paulo Coronado
    e-mail dyow_10@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Eu já estava com essa ideia fixa na cabeça, mas agora me animei... vou fazer um aqui em casa. Obrigado pela generosidade em compartilhar... abraço

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde!
    Desejo construir um orquidário e encontrar um bom construtor é importante. Poderia me indicar um profissional competente e com experiência?
    Grato,
    James - jemaf2008@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho um espaço na minha casa, entre a casa e o muro, bate sol pela manha das 09:00 ate as 14:00 horas. Pergunto se e um bom lugar para construir um orquidario se posso usar sombrite e o plastico filme por causa das chuvas. gostaria de algumas dicas sua para a construçao. Obrigado poderia responde no meu E-mail- jorgin_add@hotmail.com. Muito abrigado!!

    ResponderExcluir
  5. achei o seu blog simplesmente maravilhoso,coisa de quem realmente ama orquídeas. Lhe fico muito grata pois o a sua postagem foi fundamental para a construção do meu orquidário, que estará pronto daqui alguns dias. fico feliz que hajam pessoas que como vc estão dispostas a ajudar o próximo com sua experiência.
    agradeço de coração
    Ana Paula - RJ

    ResponderExcluir
  6. Olá.
    Como colocar o filme agricola na cobertura de um orquídario de fundo de quintal?
    Este filme não se tonaria muito quente no verão?
    Como fazer para pregar,ou prender para que em dias de chuva não acumule água em
    cima.
    A que altura coloco o sombrite?
    Ppor favor gostaria que me orientasse nesse assunto,cobertura.
    Grata.
    Beatriz- emil beatrizbehrens@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beatriz!
      Quando a colocação do filme agrícola existem várias maneiras caseiras para se colocar. Uma delas e foi até a que usei no meu orquidário que foi feito de madeira foi prendendo extremamente esticado com grampos usando aqueles grampeadores próprios para madeiras e grampos que não enferrujem e aí não economize no grampo use o quanto que for preciso bastante pra fica bem fixado. fixe bem uma das pontas e depois va esticando bem a cada lado e ai grampeando conforme. Outra maneira é utilizando parafusos e ripas ou chapas metálicas que você pode onde for fixa o plastico fazer furos com a furadeira para colocação de parafusos e então pegue uma ripa fina ou chapa metalica e faça furos que coincidam com os furos feitos na estrutura e então coloque o filme na posição em um dos lados e coloque a ripa por cima do filme com os buracos feitos coincidindo com os buracos feitos na estrutura e então parafuse bem apertado e sem deixar o plástico deslizar durane a colocação e então depois estique muito bem e vá fazendo os demais lados sempre esticando ao máximo e faça bastante furos para garantir que fiquem bem fixados para deslizar. Existem algumas peças que chamam de perfil mola que é vendido a metro e que pode ser fixado na estrutura que serve para fixa o filme e sombrite também mas não sei se conseguiria encontrar com facilidade, mas nessas lojas de agropecuários com especialidade em estufas, orquidários, etc.
      Quanto a questão de esquentar vai depender da altura em que você pretende fazer, pois se sua região é quente o interessante é fazer um orquidário mais alto com altura mínima de 3m para o filme agrícola, agora locais mais frios aí pode-se colocar em uma altura mais baixa, mas o importante em tudo isso é que ele se mantenha sempre bem arejado para evitar que esquente demais. e então dependendo da temperatura que você tem por aí você pode colocar mais alto ou mais baixo.
      Quanto a altura de sombrite segue a mesma linha de raciocinio do filme só ressalvando que ele deve ficar por cima do filme e espaçado a no mínimo 30cm entre um e outro sendo interessante a 50cm.
      Espero ter te ajudado Beatriz, mas precisando de mais ajuda ou querendo tirar outras dúvidas é só entrar em contato que terei o prazer de ajudar.
      Até a próxima!

      Excluir
  7. Olá! Parabéns pelo post. Sou bastante leigo em cultivo de orquídeas. Há 1 ano mais ou menos ganhei duas orquídeas que fora fixada em um tronco de coqueiro. Depois dessas duas já conseguir mais três que também fora fixada em coqueiros. Uma delas já deu flor, muito linda. Mas, como disse sou leigo não sei nem mesmo as espécies que tenho, porém, estou amando a idéia de cultivá-las. Moro no litoral baiano, península de maraú, Barra grande. tenho uma área com espaço legal com bastantes árvores e espaços com bastante sol e outros já bem fechado pelas copas das árvores. Gostaria de saber de ti qual local seria melhor e teria um custo menos para construir um orquiário, pequeno e simples no momento, e qual tipo de orquideas para cultivar em minha região.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Primeiramente gostaria de pedir desculpas pela demora em responder, mas eu até tinha deixado no quadro de recados que estaria complicado de responder por esses dias e realmente estava impossibilitado, mas agora já estou devolta.
      Bom, quanto a construção do orquidário o mais interessante é sempre fazer a construção em um local mais aberto, limpo e plano, para que você possa ter o total controle do sombreamento, mas caso não seja possível pode-se construir em local que tenha sombra parcial durante o dia mas que teja horas de sol. A tela de sombreamento ou sombrite é o principal elemento do orquidário, pois é o responsável por filtrar a luz deixando-a em condiçoes adequada para as orquídeas. Como essa é uma região de intensa insolação o indicado é a utilização do 70% caso vc contrua em área totalmente aberta, podendo ser 70% na cobertura e 50% nas laterais ou 50% total caso você também use o plástico agrícola para proteger da chuva que é outro ponto impotante, conforme citado na postagem. Como essa é uma região quente o interessante é construir um orquidário mais alto para aumentar a ventilação evitando que esquente demais e quanto ao material a madeira dependendo pode ter um custo menor, até pq se for perto de praia a maresia pode ser um problema serio para construção em metal.
      Quanto as orquídeas, por ser uma região de clima quente e umido o mais indicado são plantas de clima quente e moderado, que são a maioria das orquídeas, sendo que as vandas e demais vandácias se desenvolvem super bem nessa região, as Phalaenopsis que são uma das orquídeas mais comuns também se desenvolvem tranquilamente e muitas das Cattleyas e seus híbridos terão desenvolvimento muito bom, como a famosa Cattleya labiata que é nativa do nordeste brasileiro. Dendrobiuns deve-se evitar, a menos que seja os Dendrobiuns de clima quente que também são muito bonitos e onciduns e outras também é interessante pesquisar sobre as plantas e ver quais são melhores para clima quente. É difícil falar, pois é muita planta, mas vale a pena dar uma lida nos materiais pesquisar um básico sobre as orquídeas e tentar pesquisar sobre algumas espécies mais cultivadas para assim começar um cultivo de fato já com o pé direito.
      Espero ter te ajudado, mas precisando de mais ajuda é só perguntar. No mais, um ótimo cultivo pra você e muitas floradas!

      Excluir
  8. Boa noite cara tu ta me ensinando muita coisa .
    Parabéns e obrigado

    brusque sc

    ResponderExcluir
  9. BOA TARDE, que site maravilhoso...aproveitando , vou perguntar umas coisinhas, se possível, favor me responder,
    Estou pensando em montar um orquidário em Paraty-Rj, gostaria de saber a sua opinião a respeito e sobre como devo proceder para iniciar, estou procurando algum curso para aperfeiçoamento , se alguém tiver algo em mente e puder me indicar, ficarei muito grata!Meu email é danyilovejesus@yahoo.com.br
    obrigada
    Daniela

    ResponderExcluir
  10. Olá Daniela! Desculpa a demora em responder, mas estava muito ocupado e viajando o mês inteiro.
    Quanto a construção de orquidário não existe um único modelo, mas o mais importante é ele garantir sombreamento adequado, umidade relativa alta, proteção da chuva e de excesso de vento. O material, se vai ter bancada ou será tudo pendurado ou os 2 vai depender do seu gosto e também da questão financeira agora o que está aqui no blog pode ser um guia que pode te ajudar na montagem do seu projeto. tem empresas também que são especializadas na montagem dessas estruturas e pode ser uma opção se preferir tem uma que se chama Calixto e qualquer coisa você pode fazer um orçamento com eles, mas antes disso sempre tenta já ter em mente o local onde você fará, o tamanho que você vai querer de acordo com o número de plantas que você tem ou estima ter daqui a um tempo. Quanto a cursos terá a Exposição do Jardim Botânico do Rio em Setembro, onde terá curso e oficinas de cultivo onde poderá te ajudar bastante quanto essas questões, mas caso precise pode entrar em contato a vontade que terei o prazer em te ajudar. no mais, um bom cultivo e até a próxima!

    Segue o contato da Calixto:


    Beto Calixto
    Calixto Com. e Ind. Adubos LTDA
    calixtoestufas@terra.com.br
    (21)2742-2926/8452-7700

    ResponderExcluir
  11. olá amigo,boa tarde
    gostaria que me respondesse uma pergunta que estou com duvidas.Mudei de casa e as minhas orquideas ficaram todas meia feia.Coloquei numa area de inverno,mais como o sol é do meio dia que elas pegam comprei aquele sombreamento para por.Será que elas vão gostar do lugar e ficarem bonitas como elas eram? desde já obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! a mudança é sempre um momento traumático, tanto para nós, quanto para as plantas, as vezes mais, as vezes menos mas com tempo as coisas tendem a normalizar, a menos que você tenha mudado para um local completamente diferente com clima completamente diferente, caso não aí fica mais fácil. Quanto ao sol do meio dia sim isso deve ter queimado folhas das suas orquídeas, mas colocando uma tela adequada de sombreamento esse problema será resolvido.
      Agora o que você precisa observar é esse novo ambiente está com uma boa umidade ou está muito seco? e quanto a ventilação o local é bem arejado ou é mais abafado?
      Quanto a umidade se o local for mais seco isso você pode corrigir se for problema. Fico aguardando as respostas e caso o ambiente esteja com boa umidade e boa ventilação aí é só cuidar direitinho que elas vão voltar ao seu vigor. Tenha uma ótima semana e qualquer coisa só perguntar mais!

      Excluir
  12. Olá Andrew! Obrigado pela orientação sobre a construção do orquidário.
    Quanto a temperatura,não dá mais para confiar,pois aqui no sul quase não existe mais inverno.Quando esfria são poucos dias.
    Att.
    Beatriz-São Leopoldo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beatriz! realmente esse ano o inverno está mais fraco aí no sul, já aqui no Estado do Rio de Janeiro está dentro da normalidade, dias com temperatura próximo dos 30ºC e as noites com 16, 15 e até 12ºC.
      Essas coisas deixam confuas mesmo pq cada ano ta diferente do outro aí o melhor é msmo fazer uma construção com um tamanho mediano, nem alto demais nem baixo demais para evitar erros com temperatura.
      Tenha uma Boa semana Beatriz até a próxima!

      Excluir
  13. Ola Andrew! em primeiro lugar quero parabeniza_lo por disponibilizar de um site rpleto de informaçoes que não encontramos tão facilmente na internet,e também a disponibilidade de tirar dúvidas de principiantes;e como também sou novato neste meio das belas orquideas,me sobram duvidas;pois estou a montar um orquidario a partir deste projeto que você postou;.porém quais são as dimensões e quantidade da madeira usada?enquanto as laterais e coberta qual sombrite usaria para a região nordeste mais precisamente em Recife,usaria filme nas laterais ou a própria tela sombrite?e enquanto a cobertura ouvi dizer por alguns que teria que ser dupla de 70% fora o filme,como faço?Bem;ainda aproveitando adquiri algumas mudas de São Paulo, coloquei-as por enquanto em um terraço onde levam sol até as 10:00hs e estou colocando adubação foliar de 6%N 7%P 7%K mais macro e micronutrientes presentes na formulação o fabricante indica 5ml em 15 e 15 dias,estou aplicando nas folhas e umidecendo as raizes porém noto que algumas das raizes estão ficando acastanhadas,que sãos as ocidium que amarrei num bastão de coxim após retirar o substrato que vieram com elas,estou fazendo algo errado?as raspas que pego na madereira podem ser usadas como substrato?E se tiver alguma dic para sistema de irrigação autmatica eu agradeço! Att; Ricardo Alexandre (ricardo-braz0@uol.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Bom quanto as dimensões e quantidade de madeira e materiais que serão usados vai depender do seu espaço disponível, da sua disponibilidade financeira e também das questões do ambiente, pois como ai é calor o ano todo praticamente uma estrutura adequada deve possuir uma altura mais elevada, entorno dos 4 a 5m de altura para uma boa circulação de ar. para saber quantidades exatas de materiais é necessário fazer um esboço um projeto com as medidas e todas as peças para que se possa então calcular toda a metragem e tipo de madeiras, telas e plastico necessário e isso vai depender do que você pretende.
      Quanto a tela de sombreamento por aí possuir uma grande insolação se for usar o filme agrícola uma tela de 70% por cima do filme e afastada em pelomenos 50cm deve ser o suficiente e nas laterais você pode usar uma tela de 50% e pode usar ou não o filme agrícola, o ideal para as laterais se for usar o filme é que ele possa ser levantado e abaixado para poder controlar melhor a circulação de ar dentro do orquidário.
      Quanto a adubação que você está usando você pode priorizar principalmente as raízes e substrato das plantas na hora de aplicar, pois as folhas quase que não absorverão nutriente algum sendo esse papel quase exclusivo das raízes.
      Quanto a substrato o coxim não tem se mostrado um bom substrato, pois embora no início ele vá bem com o tempo ele apodrece de dentro para fora fica ácido e acumula muita umidade e as plantas não apresentam bom desempenho, portanto dependendo da planta plantar em vasos com substrato misto de pinus carvão, casca de coco e brita costumam dar bons resultados e para as plantas que gostam maid de placas as madeiras de maçaranduba, peroba, ype, jatobá, caja e outras são muito boas para o cultivo, devendo evitar tabuas e ripas de pinus e eucalipto.Bom espero ter te ajudado, mas precisando de mais alguma coisa é só entrar em contato, no mais tenha uma boa quarta feira e até a próxima!

      Excluir
    2. Andrew,muito obrigado pela dedicação enquanto tirar minhas as duvidas ,estarei dando andamento na construção do orquidario,pois a maioria dos materias foram adquiridos e somente estava aguardando sua resposta para dar andamento neste projeto,porém ainda ficaram uma pequenas duvidas enquantos as raizes acastanhadas pois não sei se foi proveniente da viagem ou devido a adubação semanal q realizei com a dosagem quizenal recomendada pelo fabricante,e as lascas de madeira q são provenientes de raspas que sobram de uma madereira são boas parra uso após retirar o tanino?e uma duvida maior é que vc falou q elas quase não absorvem nutrientes pelas folhas pórem já ouvi falar como também li que por serem eptifias as mesma absorvem os nútrientes com mais facilidade pelas folhas em principal também no final da tarde quando indicam este tipo de adubação por dizerem q os esporos estaram abertos e absoveram melhor os nutrientes e enquanto estes diversos tipos de fertilizantes foliares criados e indicados para orquideas como o peters ,o que dizer sobre isso?qual adubo correto a usar? Att: Ricardo Alexandre

      Excluir
    3. Olá Ricardo! Bom quanto as raízes acastanhadas isso pode ter sido sim pelo adubo pois o excesso de adubação pode provocar sim queimadura de raízes, se o fabricante indicou a dosagem para 15 dias e vc quer fazer semanal vc pode reduzir a dosagem pela metade e assim fazer as aplicações semanal. Quanto a absorção de nutrientes já foi comprovado que a absorção se dá principalmente pelas raízes, esse índice passa dos 95% e as raízes das orquídeas são extremamente eficientes na absorção de água e nutrientes, portanto na aplicação do adubo embora possa molhar as folhas deve se priorizar as raízes e substrato.
      Quanto as lascas de madeira foi aquilo que falei, deve se evitar madeiras leves que estragam facilmente como eucalipto e pinus, a casca de pinus após tratada é um ótimo substrato para as orquídeas e as lascas das demais madeiras desde que sejam madeiras boas de boa durabilidade e sem tanino tbm são uuma ótima opção, só não use serragem fina. Quanto a adubos para orquídeas o mais importante é ele ser completo e balanceado e hoje em dia existem vários adubos nessa linha para orquídeas o Biofert Orquídeas e o BeG orquídeas são excelentes adubos encontrados e com bom rendimento, mas também existem outras opções.
      Bom espero ter te ajudado, mas precisando é só perguntar mais. Tenha um bom sabado e até a próxima!

      Excluir
  14. santo Andrew tem tempo que ensaio montar um orquidario caseiro e neste final de semana graças a boa vontade de meu esposo acabamos a montagem so falta cobrir e transportar minhas planta hoje lendo suas dicas e comparando com nosso trabalho vejo que e mais facil do que se imagina.Parabens e obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir
  15. Olá Andrew! Tudo bem?
    Estou mais uma vez lhe pedindo uma oreintação qto a cobertura do orquidário.
    Esta semana chove muito aqui no Sul,e já estou preocupada com as concequências que poderá surgir com as orquídeas,sendo não cobri,pois vários meses o tempo era seco.Agora esta chovendo tudo que faltou.Eu
    estou agora totalmente a mercê da sorte.
    Gostaria de saber com você,como poderia fazer uma armação de cobertura de plástico sem criar bolsões de água e que eu possa retirar,removendo com facilidade quando o tempo esquentar.
    Existe alguma técnica para isso?
    Se puder me ajudar,fico lhe devendo mais essa.
    Att.
    Beatriz-São Leopoldo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beatriz! estava em viagem essa semana e por isso não pude responder de imediato. Quanto ao plástico você pode sim coloca-lo de forma móvel, desde que seu orquidário já tenha uma armação mínima para colocar, essa pode ser feita em madeira ou metal e como vc quer colocar de forma móvel a maneira mais simples de colocar e retirar o plastico é usando os perfis molas. o perfil mola é uma peça de metal, muitas vezes alumínio que é vendida a metro e ela possui um vão no seu centro onde o plástifo será fixado e vem junto a mola que é um arame galvanizado que vc coloca nesse vão prendendo o plástico de tal forma que ele não desliza e para colocar e remover e bem simples, mas lembrando que o plástico precisa estar totalmente bem esticado e com uma ligeira inclinação para a água escorrer. Procure uma loja de produtos agropecuários e que trabalhe com estufas agrícolas que eles vão te orientar bem para colocar de forma fácil o plástico móvel e também para você comprar o perfil mola.
      Bom espero ter te ajudado, mas qualquer outra dúvida é só perguntar.
      até a próxima!!!

      Excluir
  16. Olá Andrew.
    Obrigado pelas orientações.
    Vou pedir a um amigo,mostrando suas expicações.
    Quem sabe agora minhas orquideas não vão mais sofrer
    tanto.
    parabéns pela sua dedicação e simpatia,continues sem-
    pre assim.
    Com certeza ainda vou entrar em contato,pedindo novas
    orientações,sobre cultivos.
    Até.
    Grata.
    Beatriz Behrens-São Leopoldo-RS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dnada beatriz! Precisando de ajuda é só entrar em contato!

      Excluir
  17. Muito bacana o seu blog, eu estou indo construir um mini orquidário aqui em casa, de madeira, e achei o seu post. É exatamente o que eu queria saber ! Tirou todas as minhas dúvidas. Obrigado por compartilhar sua experiência, ajudou demais da conta !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana! fico feliz que as dicas tenham lhe sido úteis!!!

      Excluir
    2. Olá Andrew, estou prestes a começar a construção do meu Orquidário, dependendo apenas da chegada da madeira que é Helcalipto tratado, graças a suas dicas a cima aonde mostra como é simples sair do papel dependendo apenas das condições, adotei sua idéia, mas preferi usar uma madeira mas forte para não precisar mexer na estrutura do meu orquidário tão cedo. O que você me diz do Helcalipto tratado??

      Excluir
    3. Olá Franciely Quanto ao eucalípto tratado ele vai ter uma boa duração de aproximadamente 10 anos mas essa é uma madeira que não aguenta um peso muito alto então o ideal é que não se for fazer varais para plantas faça um reforço na estrutura ou faça poucos varais e utilize a bancada vasada como opção pois o eucalípto é uma madeira pouco densa com uma resistência menor mas sendo tratado terá uma boa duração. Espero ter te ajudado mas se tiver mais dúvidas é só entrar em contato que tentarei te ajudar. Tenha uma boa semana e até a próxima!

      Excluir
  18. Adorei as dicas, para quem não entende de orquideas seus comentarios são muito esclarecedores, Obrigada

    ResponderExcluir
  19. Boa noite Andrew
    Meu nome é Agenor!!!
    Primeiramente, parabens pelo seu blog, que esta ajudando muitos amantes de orquideas
    Eu moro em Aracaju e estou começando um orquidario em minha cidade!
    Estava de passagem por Curitiba e adquiri umas espécies de orquídeas!
    - L. Rubim
    - BLC Greenwich Elmhuist
    - Lc Love Knot x B. Digbyana
    - Dendrobium Stardust
    - Dendrobium Thyrsiflorum
    Você sage se essas especies se adaptaram em minha cidade? O senhor tem alguma destas especies? Sabe se elas vão conseguir florescer?
    irei construir um pequeno orquidario usando sua técnica!!! depois mandarei as fotos. Abraço

    Grato

    Agenor Villar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Agenor Obrigado pela visita ao blog!
      Quanto as suas plantas sim elas vão adaptar bem ai provavelmente, talvez se tenha é mais dificuldades em fazer florescer o Dendrobium thyrsiflorum que gosta de um pouco de friozinho pra florescer mas o resto deve ir bem tranquilo. Quanto ao thyrsiflorum este gosta de bastante luz e já o Dendrobium stardust aceita uma luminosidade mais intermediária e as demais também luminosidade intermediária. Eu aqui tenho tanto o stardust quanto o thyrsiflorum e ambos florescem normalmente aqui. Já as outras não tenho.
      Bom espero que tenha te ajudado, mas precisando de mais dicas ao longo do cultivo é só perguntar. No mais, tenha uma boa noite e até a próxima!

      Excluir
  20. Boa tarde Andrew Fortman !

    Meu nome é Alex Machado, sou Biólogo e estava pesquisando uns projetos e encontrei sua pagina que estive lendo e achei muito boa, pois me ajudou em alguns aspectos e vou te citar na minha Metodologia, Materiais e Metodos do meu projeto, pois estou escrevendo um Projeto de um Orquidário que devo implantar dentro do Campus da Faculdade UEMG daqui da cidade de Passos MG.
    Se tiver mais algum projeto legal de Orquidário e puder me ajudar, ficarei ainda mais grato.Meu email é alexbiologo4@yahoo.com.br

    Desde ja meu muito Obrigado.

    Alex Machado
    Biólogo e Especialista em Educação Ambiental pelo IFMG.

    ResponderExcluir
  21. Olá! Alex! Fico agradecido que esse pequeno projeto de orquidário doméstico tenha lhe sido útil e obrigado pela futura citação. Eu possuo outro esboço de projeto, mas para orquidário comercial de pequeno porte também ao qual estou trabalhando atualmente se for de seu interesse lhe envio por e-mail.
    Até a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Andrew!

      Só tenho de lhe parabenizar e agradecer pela sua iniciativa.
      Se for possivel quero sim, e precisando de mim estou a disposição.
      Meu email é alexbiologo4@yahoo.com.br

      Desde já, muito obrigado.

      Excluir
    2. Olá Alex! Obrigado mais uma vez! Lhe enviei um e-mail com os esboços que lhe falei dê uma conferida!

      Excluir
    3. Oi Andrew, boa tarde ! Tudo bem? Assim espero. Intaum chegou sim o desenho mas texto chegou nao. Até, qria te pedir se posso usar aquela estrutura, pois gostei muito.Para este, vc tem levantado os materiais q serao usados?
      Té mais abraço e
      Obrigado meu caro.

      Excluir
    4. Olá Alex! Bom realmente eu só enviei os desenhos mesmo, pois o projeto ainda não está pronto e ainda levará alguns meses para que eu conclua. Falta ainda bastante dados que aos poucos estou buscando e escrevendo.
      Quanto ao material eu estudei algumas possibilidades para tentar baratear o custo como usar colunas de cano de PVC preenchidas com concreto armado, mas no final cabei vendo o metalon e o tubo de ferro para as colunas como as melhores opções para a construção e os cabos de aço para fazer a estrutura externa para a fixação do sombrite. As bancadas eu devo comprar os pés pré fabricados de concreto armado e a bancada feita com tela e as vigas provavelmente de madeira sustentando a tela bem esticada, mas como falei ainda não tenho o orçamento pronto desta obra, eu farei isso com uma empresa especializada em construção dessas estruturas e quando eu tiver essa informação posso te passar.
      Bom no que mais você precisar é só entrar em contato, no mais, tenha uma boa semana e até a próxima!

      Excluir
    5. Opaa pode sim usar a estrutura! A vontade!

      Excluir
    6. Boa tarde Andrew !

      Desculpa o desaparecimento mas só hoje entrei aki de novo e li sua resposta. Eu dei uma parada no projeto mas retomei agora e esta quase fechado mas estou agora resolvendo a questão do desenho, onde ja conversei com um amigo meu, arquiteto q fez o desnho do novo campus da faculdade, onde ele fará pra mim, aproveitando aquele desenho seu mais área de Biblioteca, Laboratorio e escritorio e ainda na frente de tudo quero uma area nao sei mas acho q arredondado para exposição e venda, o q acha? e depois de pronto farei a reuniao com o Presidente da Universidade pra gente ver se vamos implantar. Mas te agradeço pela presteza, pela ajuda, e qquer coisa quero sim sua ajuda. Se vc tiver face, ou um email direto sem ser aki pelo blog, ai vc me passa pra mantermos mais contatos. Até mais e qto a empresa especializada pra montagem, depois me passe sim o contato, as vzs a gt depois precise deles se for implantar no novo campus.
      Obrigado e abraço, té

      Excluir
    7. Olá! Sim uma área redonda para exposição e apresentação sempre traz grande impacto visual o que é ótimo. Veja as dimensões e alturas adequada e coloque em prática esse projeto porque vale a pena!
      Tenho facebook sim e você também pode entrar em contato pelo e-mail: orquideassemmisterio@gmail.com
      Meu facebook é: https://www.facebook.com/andrewfogtman

      Abração e até a próxima!!!

      Excluir
  22. Oi,Andrew.Meu nome é Leonor Reis, estou começando a cultivar orquídeas, por enquanto numa área coberta. Pretendo construir um mini orquidário em breve. Fiquei entusiasmada pois o local onde pensei construir tem uma disposição semelhante ao que usaste, entre um muro e a casa.Ainda tenho dúvidas se não vai ficar muito sombreado pois meu vizinho tem uma casa de dois pisos do lado onde circula o sol no inverno, na primavera eno verão é tranquilo..Qual é o mínimo de luminosidade que é necessário?Aqui em Porto Alegre faz bastante frio no inverno e é bem quente no verão mas a umidade é normal.OBRIGADA PELA TUA DISPONIBILIDADE EM AJUDAR PESSOAS INICIANTES NESTA PAIXÃO.Quais espécies eu teria mais dificuldade aqui no sul e com menos luminosidade no inverno? Poderia usar só telhas transparentes e colocar sombrite só no verão?Tenho duas vidraças grandes poderia coloca-las "de correr" nas laterais?Aguardo ansiosa sua resposta. obrigada.Abraços LEONOR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leonor! Bom sua situação é semelhante da minha, pois meu vizinho aqui também tem uma casa de dois andares, mas mesmo assim o orquidário pega algumas horas importantes de sol e uma boa claridade o dia todo o que é o suficiente e provavelmente é a mesma situação que você. No caso se você for usar o plástico agrícola ou outra cobertura para proteger da chuva um sombreamento com sombrite 50% na cobertura e nas laterais um sombrite de 30% será o suficiente dando uma boa sombra sem sombrear demais seu orquidário. Quanto ao material a telha transparente e o vidro nas laterais podem ser utilizados, mas são materiais mais caros e requerem uma estrutura apropriada, já o sombrite e o plástico agrícola são mais em conta, são leves o que torna a estrutura mais simples e são mais apropriados para o uso agrícola. No caso uma boa montagem é uma cobertura com plástico agrícola transparente bem esticado e fixo e distanciado 50cm a cima a cobertura com sombrite 50% também bem esticado e ambos com uma queda adequada. Nas laterais você pode revestir com o sombrite 30% que vai ajudar no sombreamento e fornecer proteção para o orquidário e você pode fazer uma porta que pode ser com a própria tela do sombrite ou mesmo de vidro com uma armação de porta adequada. A Altura como aí esquenta muito e esfria muito pode ser entre 3 e 3,5m a a cobertura do plastico e 3,5 a 4m a cobertura do sombrite isso dará um bom conforto para as plantas. aí no sul como possui periodos de frio mais intenso seria interessante espécies mais adaptadas a esse tipo de situaçao como sophronites cymbidiuns muitas cattleyas e seus híbridos tirando walkerianas nobiliors violaceas que são bem de clima quente o restante deve ir melhor e muitos dendrobiuns tirando os de clima quente. em fim tem muitas boas opções de cultivo para sua região e também os belos Paphiopediluns e prhagmipedium(sapatinhos).
      Bom espero ter te ajudado mas tendo mais dúvidas é só entrtar em contato novamente que tentarei te ajudar no que for possível Leonor. No mai, tenha uma boa semana e até a próxima!

      Excluir
  23. Olá Andrew,

    É com imenso prazer que faço este comentário. Porque dificilmente encontramos um blog tão esclarecedor como o seu para iniciantes como eu e até pessoas experientes. Você é maravilhoso, ensinando a cada pergunta, uma resposta que para todos nós, serve como lição sobre a construção do orquidário, os cuidados no cultivo das orquídeas, etc... Só temos que agradecer por ter te encontrado aqui.
    Bom final de semana e até mais.
    Adorei!
    Abraço
    Luana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Luana! e sempre que tiver dúvidas pode perguntar a vontade! Boa semana!!

      Excluir
    2. Concordo plenamente!!!

      Ivanês

      Excluir
  24. Excelente post! Ótimas dicas e exemplos práticos.

    Glênio
    Sete Lagoas/MG

    ResponderExcluir
  25. olá, mto obrigada pelas dicas. tenho muitas orquideas em arvores e mtos cimbidiuns tbm, agora vou construir meu orquidário.

    ResponderExcluir
  26. OLÁ ANDREW, VOU CONSTRUIR UM ORQUIDÁRIO EM UM LOCAL QUE PEGA UM POUCO DE SOL PELA MANHA E NO FINAL DA TARDE, COMO MORO NO SUDOESTE DO PARANÁ TEMOS UM INVERNO UM POUCO RIGOROSO (AINDA) E COM MUITA, MAS MUITA CHUVA, SENDO ASSIM ESTOU PENSANDO EM FAZER A COBERTURA EM POLICARBONATO,EVITANDO ASSIM QUE ELAS FIQUEM ENCHARCADAS E MORRAM CONGELADAS QUANDO AS GEADAS VIEREM. OQUE VC ACHA??? AGUARDO RESPOSTA. OBRIGADA.
    IVANÊS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ivanês! Bom como sua região é mais fria a primeira coisa é seu orquidário deve possuir uma altura mais baixa para evitar que o orquidário esfrie demais. Quanto a proteção pode-se usar o filme agrícola e também nesse caso é recomendado o uso do filme agrícola nas laterais de forma móvel que você possa levantar e abaixar conforme a necessidade e sempre que tiver previsão de geada tente manter o orquidário mais seco e feche as laterais mais cedo para tentar segurar o máximo de calor possível. Quanto ao uso de sombrite vai depender se terá necessidade ou não já que seu local pega pouco sol e provavelmente se precisar deve ser um sombrite mais frasco que o habitual usado nos diversos orquidários. Em geral, de 40% a 50% deve ser o suficiente se for necessário e quanto a questão de sua colocação sempre coloque afastado e por cima do filme agrícola para melhorar o controle térmico dentro do orquidário e proteger o filme agrícola de possíveis chuvas de granizo. Bom espero ter te ajudado, mas tendo mais algumas dúvidas é só entrar em contato novamente que te terei o maior prazer em ajudar. Até a p'roxima!

      Excluir
  27. Oi Andrew, ajudou sim, mas quanto a cobetura, fiquei em duvida, pois pretendo usar as telhas plasticas tranaparentes, pois tenho medo que o plastico acumule agua e nao posso correr o risco de ficarem molhadas no periodo de chuva e geada, uma vez que elas vem mto proximas no inverno. Vc desaconselha o uso dessa cobertura??? se a gente nao se falar mais, FELIZ NATAL PRA VC E TODA SUA FAMILIA, QUE O MENINO JESUS ESTEJA COM VCS EM TODOS OS MOMENTOS.IVANÊS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ivanês Bom quanto a escolha do plástico agrícola ou telha transparente ai vai diretamente influenciar na sua estrutura em termos de fixação. A vantagem do plástico agrícola ou filme agrícola é dele possuir tratamentos anti ultravioletas e outros que garantem uma melhor qualidade da luz que entra no orquidário e garante uma maior resistência ao plástico que pode durar uns 5 anos, fora que é mais barato que a telha, geralmente a telha não possui esses tratamentos, é a unica diferença, mas nada impede de usar a telha, antigamente quando não existia o plástico se usavam telhas transparentes mesmo. Quanto a fixação se você não quer mesmo ter problemas com bolsões dágua use para fixação o perfil e a mola que são peças próprias para utilização com o plástico e facilitam na hora de remover e colocar também e mantem p plástico bem firme e esticado, lembrando que na colocação ele precisa ficar tão esticado quanto uma telha. Bom espero ter te ajudado e OBRIGADO E TAMBÉM DESEJO FELIZ NATAL E FELIZ ANO NOVO PARA VOCE E SUA FAMÍLIA E TUDO DE BOM E MUITA ORQUÍDEA PARA 2013!!!! até o ano que vem Ivanês Deus lhes abençoem!!

      Excluir
    2. Amém!!! obrigada

      Excluir
  28. Eu tenho em minha casa um espaço,um beco comprido até o portao,tem um espaço de 3 metro de comprimento e 2 de largura, bate sol o dia todo. Pergunto se é um lugar para construir um orquidário e se posso usar sonbrit e o plastico filme.À o espaço que tenho fica entre dois muros e no fundo o portao da minha casa.Mande a resposta pelo meu email é netefmendonca@gmail.com DESDE JÀ OBRIGADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nete! Dá para contruir um míni orquidário sim! Bom para isso é importante apenas levar em consideração alguns pontos, sendo principalmente a altura do orquidário, pois se o local for quente e a ventilação não for das melhores um orquidário com uma altura mais alta contorna esses problemas, geralmente um orquidário com uma queda sendo o lado menor com 3m e o lado maior com 4m já é suficiente, entretanto se vc vai usar o plástico, é importante que ele fique por baixo do sombrite e fique afastado pelomenos 50cm do sombrite, assim como está nas fotos aqui do blog. Quanto as laterais é interessante cobrir também para isolar o orquidário dos muros e deixando o ambiente mais protegido contra entrada de roedores e lagartos e também para proteger da luz lateral que entra no orquidário. Quanto a estrutura aí vai depender da sua disponibilidade e preferencia podendo fazer de várias maneiras. Bom espero ter te ajudado, mas precisando de mais ajuda é só entrar em contato novamente que ajudarei com maior prazer. Tenha um bom fim de semana e até a próxima!!

      Excluir
  29. Oi Andrew,ajudou sim,mas tenho outra duvida e gostaria que vc mim orientasse,eu já plantei minhas mudas faz 30 dias existe algum adubo para enraizamento e quando é que posso começar a aduba-las??? Termino desejando-hle FELIZ NATAL E FELIZ ANO NOVO PARA VC E TODA SUA FAMILIA.NETE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! as plantas replantas já podem ser adubadas normalmente após o replante junto com as demais plantas, em geral uma planta saudável e replantada na época certa terá um enraizamento satisfatório, lembrando que o uso de um adubo completo e balanceado, inclusive com cálcio é fundamental. Existem no mercado n adubos que dizem enraizadores, uns são mais carregados em alguns nutrientes como zinco que favorecem o enraizamento, outros como hidrofert enraizador possuem hormônios vegetais que influenciam no enraizamento e crescimento da planta que podem ser usados na dosagem do fabricante para dar inicio ao processo, mas não devendo ser usado constantemente, também se usa muito a vitamina b1 para ajudar no enraizamento como o benerok, benerva, beneum Vitagold e outros, em fim existe várias opções, mas o melhor é sempre fazer o replante na época adequada para cada orquídea. Tem uma postagem neste blog que fala sobre enraizadores que vai ter ajudar mais um pouco a esclarecer essa dúvida vale a pena dar uma conferida.
      Bom espero ter ajudado, mas precisando de mais ajudas é só entrar em contato, no mais, UM FELIZ NATAL E UM ÓTIMO 2013 PARA VC E SUA FAMÍLIA! ATÉ A PRÓXIMAA E OBRIGADO!!

      Excluir
  30. Oi Andrew,acabei de ganhar varias orquideas de presentes,eu de espaço uma area de tanque tem muita luminosidade e é arejada,mas nao bate sol,me diga se é um lugar bom para minhas orquideas.Aguardo resposta Obrigada.MARCELA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcela! Sim não batendo sol direto, tendo boa ventilação e umidade da para cultivar sim. Faça alguns locais para pendurar ou prateleiras para apoiar os vasos e solte a criatividade para o seu cultivo! Boa sorte no cultivo e um Feliz 2013 para você e sua família Marcela!!!

      Excluir
  31. Olá meu amigo!!!
    Ando sumida do FACE pq. estou trabalhando muito e construindo meu orquidário!!!
    Vc já viu como era minha estrutura com o toldo de tela sombrite e filme por cima.
    Agora vou inverter.Fiz a estrura de metalon onde vou cobrir com o filme e colocar o toldo de sombrite 50 com acima.
    Vi aqui a idéia para prender o filme como vc descreveu.Aqui ninguem conhece.Vc sabe algum lugar para comprar pela net.?
    Este BLOG é sensacional, todas as minhas dúvidas venho aqui e encontro respostas.Parabens por seu desprendimento em ensinar o que sabe.Obrigada por tudo.Muitas bênçãos na sua vida.!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Eliane e parabéns pelo seu novo orquidário!!! sucesso com as meninas!!

      Excluir
  32. Parabéns por este espaço maravilhoso asindicações de construir um orqu´dario, estou iniciando o cultivo de orquídeas e pretendo em breve montar um pequeno orquídario portanto este bloque caiu dos ceus,assim como o curso que fiz ontem e hoje, estou super feliz, mais uma vez Parabéns, abraços.

    ResponderExcluir
  33. Conheci esta página esta semana e estou adorando, como é bom ver que tem gente com estudo ensinando a quem não sabe, porque esses orquidários comercias só querem vender, mas não ensinam nada, muitas vêzes vendem plantas que sabem que não dá naquele lugar onde a pessoa mora, e assim por diante.Parabéns !

    ResponderExcluir
  34. Oi Andrew bom dia? Fiz o que vc me indicou,fiz uma prateleira e pendurei alguns vasos,mas na prateleira esta dando muitas formigas nos brotos que estao saindo.Tenho jogado Deterfon,mas estou com medo de matar minhas orquideas me ajude por favor..Obrigado Marcela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! a Princípio essas formigas não são preoculpação, elas vão em brotos novos e botões florais normalmente, pois esses liberam nectar açucarado justamente para atrair formigas que protegem esses brotos de alguns insetos pragas, entretanto sempre é bom observar pois elas podem trazer cochonilhas e pulgões que também liberam fezes açucaradas e aí as formigas mudam de lado e protegem essas pragas, aí sim você deveria fazer o controle das pragas. Mas a princípio não precisa controlar as formigas, apenas observar e se não tiver cochonilhas ou pulgões não precisa se preoculpar com elas.
      Espero ter ajudado, mas tendo mais dúvidas é só entrar em contato novamente.
      No mais, um ótimo fim de semana Marcela!!

      Excluir
  35. Olá Andrew! ganhei uma planta e gostaria que vc me ajude ela se chama cycnoches pentadactylon,gostaria de saber se é uma orquidea e como se planta. A muda abriu ums botoes que é toda pintadinha.aguardo sua resposta.UM ABRAÇO NETE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nete! é sim uma orquídea do grupo das Catasetineas e para tal, recomendo você ler a postagem referente as Catasetíneas aqui do blog. Veja neste link aqui: http://orquideassemmisterio.blogspot.com.br/2012/12/catasetuns-e-catasetineas-um-grupo.html#more

      Caso ainda tenha dúvidas recomendo também dar uma entrada no grupo do facebook sobre catasetíneas onde muitos feras no cultivo dessas plantas se encontram. O link é este aqui: https://www.facebook.com/groups/Catasetinae.Fever/

      Bom tendo mais dúvidas é só entrar em contato que terei o prazer de te ajudar. No mais, tenha um ótimo fim de semana e até a próxima Nete!

      Excluir
  36. Boa noite.Visitei a sua pagina adorei.A informação para contrução do orquidário ajudou muito, a minha e sobre a inclinação qual e a ideal? agradeço Julia
    aguardo inf. julia@gongel.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Julia! Obrigado pela visita!. Como a cobertura de orquidário é uma cobertura leve ela aceita vários tipos de inclinação até uns 60º de inclinação ela aceita sem problemas, você pode usar inclinação de 45º sem problemas nenhum com desnivel de 50cm a 1m. Aqui no exemplo do blog o desnível está de 50cm e a inclinação está a menos de 45º, mas como falei você tem uma margem bem ampla. Bom espero ter ajudado, mas tento mais dúvidas é só entrar em contato novamente. No mais, tenha uma ótima semana e até a próxima!

      Excluir
  37. Óla Andrew bom dia,Andrew regando minha orquidea houve um aciente e quebrei a haste,ela estava com 15cm de comprimento será que vai morrer a haste ou nascer outra,por favor se puder me responder agradeço desde ja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! qual seria a planta? dependendo da orquídea, no caso Phalaenopsis e alguns Oncidiuns pode ser que ramifique, mas outras orquídeas geralmente a haste seca e pode vim outra depois, mas mesmo assim também não é 100% garantido. Qual seria a planta?
      aguardo a resposta. Abraços!!

      Excluir
  38. Oi Andrew obrigado po me responder,a orquidea em questão é a plalaenopsis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá! Dnada! a Phalaenopsis pode ser que emita uma ramificação lateral da haste, ou essa haste vai secar e ela emitirá uma nova haste. Abraços!

      Excluir
  39. Olá Andrew, gostaria de saber se posso fazer um orquidario em baixo de algumas arvores...tenho uma chacara que tem arvores nativas muito altas + - 5m de altura, bate sol entre elas o dia todo (mas é pouco sol) pelo fato daas arvores serem altas. eu ja fixei algumas orquideas direto nas arvores e todas pegaram e estão muito bonitas. então gostaria de fazer um espaço ali mesmo p/ proteger as mudas e formar novos vasos. Mas minha duvida é pelo fato de terem sombra na maior parte.e se preciso fechar dos lados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eliana! No caso se você quer fazer um orquidátrio e o local já possui sombreamento adequado basicamente você montaria uma estrutura para receber as plantas e no caso das laterais seria interessante fechar por questão de proteção apenas aí não precisaria ser uma tela de sombreamento e sim uma tela metalica para proteção contra entrada de animais, etc. Se o sombreamento já for adequado nem precisará de tela de sombrite em cima, mas se ainda sim for preciso em cima vai ser bem mais fraco, do que seria em ambiente aberto. Bom espero ter te ajudado, mas qualquer outra dúvida é só entrar em contato, no mais, tenha uma ótima semana e até a próxima!

      Excluir
  40. Óla Andrew tudo bem? Andrew faz alguma diferença colocar o filme plástico por cima do sombrite de 80% com um distanciamento de 20cm,digo isto porque no meu orquidário já tinha o sombrite,porem com muitas chuva resolvi colocar o plástico.o lugar onde fica meu orquidário bate sol o dia todo,por isso optei pelo sombrite de 80%.Andrew espero estar agindo corretamente com relação ao meu orquidário,senão pode me dar umas broncas ok.um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fara sim, pois o sombreamento provavelmente ficará muito forte, pois o plástico ele por si só ja fornece de 10 a 20% de sombreamento, conforme ele vai envelhecendo e sujando. a Sugestão seria para uso do plástico fazer a troca do sombrite de 80 para pelomenos 65% e também o uso de sombrite nas laterais também para quebrar o sol lateral que entra. Quanto a posição até pode colocar por cima, mas seu melhor uso é por baixo e com um afastamento um pouco maior, sendo que ele por baixo o orquidário tem um equilibrio de temperatura bem melhor.
      Bom espero ter ajudado, mas tendo mais dúvidas é só entrar em contato novamente. No mais, tenha uma ótima semana e até a próxima!!

      Excluir
  41. Andrew .Boa Noite!!!
    Buscando melhorar meu cantinho de orquídeas, encontrei voce...que ótimo, como amei suas explicações detalhadas.No nosso pequeno orquidário de 2.30mx6.0m acomoda uns 150 vasos pendurados. Seguindo suas orientações, vamos mudar o sombrite de 70% para 50% e acrescentar o filme agrícula. No chão, por cima da terra nós colocamos o sombrite, fixamos todo ele, nas laterais e, por cima as pedras....ficou ótimo; excelente drenagem e não nasce mato.
    Minha preocupação é pensar que elas estejam sufocadas, muito juntas pois tenho que estar constantemente observando, sempre ocorre de algumas estar com cochonilhas, manchas escuras ou um pó branco por baixo. Pulverizo com um veneno que é diluído com saquinho. Agora, depois das suas orientações, penso que pode ser devido as chuvas contínuas aqui em Valinhos. Bem, quero muito agradecer pelo seu carinho e desprendimento, dando dicas tão simples mas tão precisas.
    elzira_romero@hotmail.com
    Elzira/ Valinhos/ S.P.

    ResponderExcluir
  42. No seu caso ai você colocou o cano pois não tinha lugar para água sair e, como tinha uma parede em ambos os lados poderia empossar, mas no caso meu onde o orquidário esta no centro do quintal, nao terá necessidade de colocar, não é isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jean no meu caso coloquei pelo fato que o local onde ele foi construido é mais baixo no terreno e ele tem um declive suave em direção a rua e quando chove forte a água vem com força então o cano drena essa água sem levar o chão do orquidário. Se sua construção estiver situada em um local que pode ocorrer enchente ou corrente de água em período de chuva uma tubulação de drenagem é interessante para evitar que o chão do seu orquidário seja destruido. Podem ser feitos outros modelos de drenagem, como foço circundando todo orquidário e desse foço pode-se ligar uma tubulação para escoar a água da chuva embora e outra opções também podem ser feitas de acordo com as possibilidades e necessidade.

      Bom espero ter esclarecido sua dúvida, mas tendo mais dúvidas é só entrar novamente em contato. No mais uma ótima noite e até a próxima!

      Excluir
  43. Bom dia Andrew como vai tudo bém por ai?Andrew uma perguntinha porque uma das folhas de minha orquídea cattleya aquela mais comum,ela esa com uma das folhas se enrolando tipo fazendo um canudinho.desde já agradeço a resposta,tenha um bom dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tuo ótimo! Quanto a folha se enrola é um sinal clássico de desidratação que pode ser causada por falta ou excesso de ágya e ainda por falta de raízes na planta devido a substrato velho também ou ataque excessivo de lesmas nas raízes. Como está sua planta, como está sendo feita a rega? qual o substrato? qual a adubação que você usa? Se tiver fotos vai ser melhor ainda para te ajudar. Envie para o meu e-mail: orquideassemmisterio@gmail.com Forte abraço e aguardo seu e-mail!

      Excluir
  44. Óla Andrew,com relação a folha esta se enrolando,eu tenho regado 2 vezes por semana,e o adubo é aquele que se coloca na agua,tipo 1 tampinha de garrafa e dos litros de agua,borrifo a cada 3 semanas,alem desta planta tenho mais 7 catteley que estão normal,como eu trouxe do paraná e morando em são Paulo pensei que estivesse reagindo a mudança de clima.quanto as fotos ainda estou aprendendo a lidar com estas técnicas kkkk,mas vou conseguir mandar pra você,onclusive foto do meu orquidário.obridado pela resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! aguardarei as fotos.
      Quanto a rega o interessante é observar se o substrato quanto tempo leva para o seu substrato secar e ai a partir disso fazer sua rega com base nisso e a melhor maneira é enfiando o dedo até o fundo e verificando e repetindo o procedimento periodicamente conforme a mudança das estações. Outra questão importante desta planta é verificar como está o enraizamento e o substrato dela se estiver muito velho o substrato e as raizes ruins pode ser a causa.
      Bom vou aguardar o retorno com as fotos, no mais, tenha uma ótima semana e até a próxima!

      Excluir
  45. vou falar em . estou começando agora a criar orquideas , eu e minha esposa. achei este blog top de linha viu. muito bom. parabens . meu email é fredbh.rep@gmail.com se tiver alguma coisa ai para iniciantes que nao estaj no blog. dicas pode mandar no email que eu agradeço. caso tenha algum site bom para comprar plantas tambem pode indicar ok. um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Frederico! Obrigado pela visita. Olha no menu em dicas de cultivo/cultivo básico tem informações básicas e gerais do cultivo de orquídeas e tendo mais interesse tem a parte de cultivo avançado também onde tem dicas mais específicas vale a pena dar uma olhada, além dos outros itens do menu. Também tem o item de links onde tem endereços de comunidades do facebook, alguns sites interessantes e sites de orquidários comerciais bem conceituados no mercado vale a pena dar uma conferida e no que mais precisar é só entrar em contato que terei o prazer em te ajudar! No mais forte abraço e ótima semana!

      Excluir
  46. Olá Andrew!
    Encontrei seu blog ontem à noite, e estou adorando os onteúdos existentes nele...
    Acabei me apaixonando por estas plantas d e infinita beleza, e comecei a cultivá-las, meu esposo me fez um orquidário, e aparentemente elas estão bem adaptadas com o local onde estão inseridas.
    Moro na região oeste do PR, e nesta época de outono e inverno, há dias de muita chuva, e nos dias seguintes o tempo fica "meio emburrado", torna a chover, enfim..., muita umidade, do tipo fazer a planta morrer afogada, minha idéia é colocar o plástico transparente por cima do sombrite para reter a água, mas li anteriormente onde você diz "Quanto a posição até pode colocar por cima, mas seu melhor uso é por baixo e com um afastamento um pouco maior, sendo que ele por baixo o orquidário tem um equilibrio de temperatura bem melhor" embaixo o plástico não vai ficar com água em cima dele, se eu colocar por cima do sombrite ele tem um caimento, mas se eu puser por baixo ele terá de ficar reto... Sei lá, preciso de uma ajuda. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristiane Obrigado pela visita!

      Quanto a questão da posição do plástico independente dele estár por cima ou por baixo do sombrite ele deve ter um caimento edeve estar bem esticado e fixo para evitar que forme bolsões de água com a chuva comprometendo a estrutura. A vantagem dele estar por baixo e afastado do sombrite é que você terá um melhor controle da temperatura dentro, evitando que esquente e esfrie demais o orquidário, o sombrite por fora do plástico e afastado filtra a luz que por sua vez devido ao afastamento do plástico já chega difusa ao plástico que então filtra mais ainda a luz. Outra coisa é que o sombrite absorve calor também e então chega menos calor ao plástico aumentando assim a vida útil do material e garantindo uma melhor manutenção da temperatura no interior do orquidário e a outra vantagem é quanto a chuva de granizo, já que o sombrite resiste bem a chuva de granizo, já o plástico não.

      Quanto a colocação se colocar por baixo e afastado ele também deve ter um caimento para a chuva escorrer e ir embora, assim como nos exemplos das fotos acima. Se você não tem como coloca-lo por baixo então coloque por cima mesmo com um caimento e bem esticado e fixo para evitar os bolsões de água. Também se possível coloque com um afastamento do sombrite para evitar que um fique grudado no outro e assim corra o risco do orquidário tem um desequilibrio de temperatura, principalmente no verão.

      Bom espero ter ajudado, mas tendo mais dúvidas é só entrar em contato novamente! No mais tenha uma ótima semana Cristiane, até a próxima!

      Excluir
  47. gostaria de saber porque da lona e do sombrite porque nao pode ser usado so um tipo de material. desde ja agradeco e espero a sua resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! o uso do plástico agrícola serve basicamente para proteger as plantas da chuva, uma vez q a chuva excessiva favorece o ataque de doenças nas plantas, entretanto ela não sombreia o suficiente precisando assim do uso da tela de sombrite para fazer o sombreamento adequado para as orquídeas.
      Espero ter esclarecido sua dúvida, mas tendo outras é só entrar em contato. No mais, tenha uma ótima semana e até a próxima!

      Excluir
  48. Mônica Bertin Bovo23 de junho de 2013 07:50

    Olá Andrew, quero parabenizá-lo pelo blog, é fantástico!
    Gosto muito de orquídeas, estava a procura de idéias e explicações de como construir um orquidário, pois tenho cerca de 80 vasos e o local onde estão ficou pequeno e sem a estrutura necessária, seu blog me ajudou muito, vou esta semana mesmo atrás de um profissional, e assim que ficar pronto envio algumas fotos.
    Obrigada pelas idéias e bom domingo!
    Mônica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita Mônica e que bom que te ajudou. Ficarei no aguardo das fotos e tendo outras dúvidas pode perguntar se precisar!
      Bom, no mais tenha um ótimo fim de semana e até a próxima!

      Excluir
  49. Olá Andrew, primeiramente gostaria de agradecer a ajuda que anda nos dando com tantas informações. Vc é um dos poucos que realmente abriu as informações para todos. Já fui em várias exposições e sempre que tenho dúvidas pergunto aos produtores e na maioria das vezes eles enrolam e não ensinam. Agradeço então por todos os iniciantes desta arte pelos "pulos do gato" que vc nos ensina.
    Eu tinha um orquidário improvisado e pequeno. Agora decidi construir um melhor com uma estrutura resistente e maior.
    Decidi construí-lo nas dimensões 7,5m x 5m. Dando assim uma área total de 37,5m².
    Esta área é atrás da minha casa perto de um bambuzal. Lado este que o sol nasce, por este motivo o sol começa a pegar na estufa por volta das 11horas e fica até se por. Isso vai atrapalhar o desenvolvimento de minhas orquídeas?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais uma coisinha este tamanho está bom ou deve ser maior, para que eu inicie bem.

      Excluir
    2. Olá Obrigado pela visita e que bom que as informações aqui estão sendo úteis! Quanto a questão do sol pelo contrário uma boa quantidade de sol será benéfico pois as plantas terão um desenvolvimento mais satisfatório e o ataque de pragas será menor, a única atenção que se deve ter é que deve ter um sombreamento adequado para que evite o excesso de luz e possíveis queimaduras.

      Quanto ao tamanho isso é muito relativo, vai depender do número de plantas que você tem e o que pretende adquirir no futuro e mesmo assim com o tempo pode faltar espaço, o que é uma grande realidade entre os orquidófilos e orquidólogos também hehehe.
      Bom espero ter te ajudado, mas tendo outras dúvidas é só entrar em contato novamente.
      No mais tenha um ótimo fim de semana e até a próxima!

      Excluir
  50. Bom dia Andrew
    Na minha cidade só estou encontrando sombrite de 65% e plástico é 150 micras. Vc acha que é o suficiente?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo! No caso do uso com o plástico de 150micras é sim suficiente vai ter um bom sombreamento.

      Excluir
  51. ola Andrew Fogtman! gostei muito seu blog e preciso de uma dica.
    estou contruindo um orquidario octagonal com parede 1 metro de altura de tijolinho a vista e cobertura de telha de barro; porem tenho duvidas quanto as laterais, será que posso colocar vidro acima da parede de 1m ate o teto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carla! Obrigado pela visita!
      Olha quanto as laterais colocar vidro pode não ser uma boa ideia por questão de abafar demais o orquidário e a outra questão seria a altura da cobertura pois dependendo da altura o sol lateral que entraria seria muito forte podendo queimar as plantas, necessitano assim o uso da tela de sombrite nas laterais. A outra questão é que se você usar o telhado de barro na cobertura você terá um orquidário que poderá ter um mau aproveitamento de luz e ter um centro muito escuro, impossibilitando o cultivo de várias espécies mais exigentes em luz, mesmo ele tendo um formato octagonal. O mais interessante para um orquidário com um bom aproveitamento de luz em todo seu interior e até pela arquitetura e estrutura do seu orquidário seria o uso das telhas de policarbonato transparente e o uso da tela de sombrite externamente as telhas e afastada das mesmas e também nas laterais para ter um sombreamento adequado mas sem sombrear demais ao longo de todo o dia.
      Bom espero ter ajuado, mas tendo mais dúvidas ou querendo conversar melhor sobre o assunto é só entrar em contato novamente. No mais tenha uma ótima semana e até a próxima!

      Excluir
  52. oi...
    meu nome e Hudson estou querendo montar o meu primeiro orquidario ja tenho o local ideal mas gostaria de saber se existe alguma empresa ou firma que monte orquidarios, e se houver que tipo e por onde eu comeco minha procura, moro em Niteroi RJ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hudson! Existe que atende aqui no Rio a empresa Calixto de teresópolis que monta estufas e orquidários, bancadas, irrigação e etc. o e-mail deles é Calixto
      . Bom espero ter te ajudado, mas precisando de mais ajudas é só entrar em contato. Eu também faço serviço de consultoria e assistência em orquídeas para todo o estado do Rio de Janeiro, inclusive faço projeto de orquidário e acompanhamento de obras. Caso tenha interesse é só entrar em contato e agenda uma visita ok?
      Tenha um excelente fim de semana e até a próxima Hudson!

      Excluir
  53. ola tudo bem 29/7/2013 meu nome celis estou' querendo montar meu orquidario usando meu pergola de ripas de madeiras de 08/com espaço de 30/30/uma da outra,poço colocar o plastico e tela respeitando altura da madeira?tenho um jardim neste local tem poblema para minhas platihas pois pega muito sol no local,na frente e lateral esquerdo,por favor me ajude?,agradeço obrigada. celis .pode me responder

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Celis! Este pergolado está com alguma trepadeira plantada ou está vazio?? existe alguma planta ou gramado por baixo dele? Olha no caso para colocar a tela de sombrite não tem problema algum a instalação fica fácil e você pode prender tranquilamente na própria estrutura do pergolado. Quanto ao plástico o problema seria pelo fato do pergolado ser uma construção reta, sem caída o que poderia ser ruim pois com a chuva o plástico pode formar bolsões de água e então rasgar estragando o trabalho. Se o local do pergolado for bem ensolarado o dia todo você pode usar um sombrite 70% e se puder fechar parte das laterais com o sombrite 50% para proteger as plantas do sol lateral que entra, principalmente nos lados em que entra mais sol. Agora o entorno onde tem jardim pode sim sofrer influencia do sombreamento se caso a sombra atingir o local e aquelas plantas que necessitam de sol estiverem na sombra podem não ter um bom desenvolvimento. Cabe pesquisar e ver o que é possível ou não é possível. Se você tiver como enviar foto do local será de grande ajuda, pois poderei te ajudar melhor. Envie para o e-mail: orquideassemmisterio@gmail.com
      Bom espero ter te ajudado, mas tendo outras dúvidas é só entrar em contato. No mais tenha uma excelente semana e fico aguardando a foto. Até a próxima!

      Excluir
  54. celis 31/07/2013 Ola Andrew obrigada por ter respondido,vou mandar uma foto ok,

    ResponderExcluir
  55. Maravilha!!!Parabéns pelo post, muito bom! tirei muitas dúvidas!Obrigada

    Keila Cristina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado e precisando estou as ordens! Um ótimo fim de semana e até a próxima Keila!

      Excluir
  56. celis 23/09/2013 ola Andrew tudo bem, estou com um progeto para montar um mini orquidario mais vou pedir para voce me ajudar,veja se pode ser com 260 de altura,120 de larcura, 220 de comprimento,dos 260 de alrura posso baixar 30 para colocar o plastico? se poder ser feito nestas medidas ,voce pode me dizer qual sombrite devo usar,quero fexar todo ,o local bate sol de manha no lado direito a tarde do lado esquerdo o fundo vai encostar na parede a frente nao peca sol ,peço que me ajude ,obrigada,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Bom talvez esta altura esteja muito baixa até pelo fato que você pretende utilizar o plástico, lembrando que a cobertura deve ser feita com queda para que a água escorra. Um orquidário muito baixo é mais apropriado para regiões onde o clima é bem frio e o verão não é muito quente. Para regiões em que o verão esquenta muito e o inverno é apenas ameno o mais indicado é um orquidário alto para que ele tenha uma boa ventilação permitindo uma melhor troca de calor, até pelo fato que ele será todo fechado com tela. Um orquidário com em torno de 4m de altura máxima já é bem razoável e irá te evitar bastante problemas.

      Sim você pode abaixar entre 30 a 50cm o plático mantendo afastado do sombrite e sempre com caída. No caso por cima e nas laterais você pode usar um sombrite de 50% que você terá um bom sombreamento sem sombrear demais e as plantas irão responder muito bem desenvolvendo bem.
      Bom espero ter te ajudado, mas tendo outras dúvidas é só entrar em contato novamente. No mais tenha uma ótima semana e até a próxima!

      Excluir
  57. celis 24/09/2013 Andrew obrigada pela resposta, olha o espaço que tenho para colocar ten um pedaço de laje nao da para subir,se fizer sem o plastico colocando a parte de cima com sombrite 70/ com uma tela mais aberta nas laterais vai da certo ou nao o motivo que quero fechar e para livrar dos pombos, me da uma resposta! tirei o modelo do seu,o piso pode ser chapa de aluminio com boracha por cima,levantado 10cn do chao de sua opiniao o que devo fazer me ajude de novo-ta conto com voce obrigada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! A função do plástico é basicamente proteger da chuva excessiva q é prejudicial para as plantas. agora em orquidários muito baixos em climas muito quente ele pode ser até um problema e neste caso fazer uma cobertura de plástico móvel, para usar apenas quando chover seria o mais indicado. Sim aí sim sem plástico usar o sombrite 70 em cima e nas laterais poderia usar um de 30% por exemplo mais grosso isso já eliminaria o seu problema com os pombos e pássaros em geral.

      Quanto ao chão em vez da placa de alumínio poderia usar a brita zero e 1 que dá um acabamento melhor e ainda ajuda a segurar a umidade. se o chão for de terra vc coloque uma lona preta com furos forrando bem o chão de terra e depois jogue a brita por cima, isso ajudará a segura a umidade e a manter a brita limpa e com pouco mato. se for chão de piso aí nem precisa da lona.

      Bom espero ter ajudado, mas tendo mais dúvidas é só entrar em contato. No mais ótima quinta feira e até a próxima!

      Excluir
    2. celis 4/10/2013 andrew obrigada vece e muito gente boa ta vou fazer como vece falou depois mando uma foto para ver se ficou bom-ta otimo fim de semana para voce..

      Excluir
  58. Olá, estou tentando criar um pequeno orquidario no quintal de minha casa. Coloquei uma tela de sombreamento de 50% apenas acima das oquideas onde bate o sol e elas em vasinhos individuais de madeira presos a parede. Tenho mais ou menos umas dez mudas de orquideas e outras a caminho q comprei na Internet. Gostaria de saber como faço para mante-las bem, pois apresentam manchas e seu desenvlolvimento é lento. Tenho elas a mais ou menos três semanas e fico sem saber se devo continuar a molha-las 2 vezes ao dia com o borrifador e como proceder para telas saudáveis e futuramente com lindas flores. Fico sem saber o q comprar de remedios repelentes e adubos.. pois uso apenas formula 04-14-08 e brilha folha com ação repelente. O q acham, estou fazendo fazendo certo ou onde estou errando? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Priscila. Bom o importante no cultivo de Orquídeas é conhecer alguns pontos básicos do cultivo, sendo o primeiro: Que tipo de orquídea é? qual seu nome? qual sua espécie ou híbrido, isto é fundamental pois com essa informação você vai conseguir puxar toda e qualquer informação importante para o seu cultivo, como clima, luz, regas, substrato, adubação, etc
      O outro ponto importante é a questão do ambiente ou seja, ele fornece boa umidade? é bem iluminado, mas sem luz excessiva ou sombreado demais?
      Conseguindo adequar o ambiente usando tela de sombrite ou outro material você já consegue resolver boa parte dos problemas.
      O outro ponto é a questão de vasos e substrato. Os substratos para orquídeas precisam ser bem drenados e arejados garantindo uma certa retenção de umidade, mas sem excesso, pois isso prejudica as raízes. Quanto aos recipientes eles nunca devem ser grandes demais. Orquídeas não gostam de vasos grandes e sim devem ser proporcional ao tamanho das plantas.
      O sfagnum que você mencionou é um substrato que pode acumular muita umidade, não é aconselhável seu uso em regiões muito quentes e em locais que as plantas peguem chuva, pois ele deteriora muito rápido e prejudica as plantas, sendo o recomendado o replante para um substrato mais arejado.
      Outro ponto é a rega, a rega deve ser feita sempre que vc ver que o substrato estiver totalmente seco, independente do tempo que leva para secar, para verificar se está seco enfie o dedo até o fundo do vaso e veja se está seco ou umido. Se estiver seco pode molhar, se estiver úmido não precisa molhar.
      Quanto a adubação o mais importante é entender que ela sempre deve ser completa e balanceada e para isso existe uma gama de produtos no mercado, mas o fundamental é entender o que é cada produto e o que ele tem e o que as orquídeas precisam
      Bom para poder te ajudar melhor sugiro que dê uma lida em ordem em todo ciclo básico de cultivo que se encontra neste blog. Procure no menu principal do blog e vá em dicas de cultivo, depois em cultivo básico e então leia as postagens do cultivo básico em ordem para facilitar seu entendimento e leia também as postagens da parte de curiosidades e fatos e tendo mais dúvidas é só entrar em contato novamente. Uma ótima semana e até a próxima!

      Excluir
  59. Gostaria de saber também se o esphagno (musco) ao qual estão todas as minhas orquideas são um bom substrato ou qual colocar... enfim, são tantas duvidas rs Abçs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Priscila. Bom o importante no cultivo de Orquídeas é conhecer alguns pontos básicos do cultivo, sendo o primeiro: Que tipo de orquídea é? qual seu nome? qual sua espécie ou híbrido, isto é fundamental pois com essa informação você vai conseguir puxar toda e qualquer informação importante para o seu cultivo, como clima, luz, regas, substrato, adubação, etc
      O outro ponto importante é a questão do ambiente ou seja, ele fornece boa umidade? é bem iluminado, mas sem luz excessiva ou sombreado demais?
      Conseguindo adequar o ambiente usando tela de sombrite ou outro material você já consegue resolver boa parte dos problemas.
      O outro ponto é a questão de vasos e substrato. Os substratos para orquídeas precisam ser bem drenados e arejados garantindo uma certa retenção de umidade, mas sem excesso, pois isso prejudica as raízes. Quanto aos recipientes eles nunca devem ser grandes demais. Orquídeas não gostam de vasos grandes e sim devem ser proporcional ao tamanho das plantas.
      O sfagnum que você mencionou é um substrato que pode acumular muita umidade, não é aconselhável seu uso em regiões muito quentes e em locais que as plantas peguem chuva, pois ele deteriora muito rápido e prejudica as plantas, sendo o recomendado o replante para um substrato mais arejado.
      Outro ponto é a rega, a rega deve ser feita sempre que vc ver que o substrato estiver totalmente seco, independente do tempo que leva para secar, para verificar se está seco enfie o dedo até o fundo do vaso e veja se está seco ou umido. Se estiver seco pode molhar, se estiver úmido não precisa molhar.
      Quanto a adubação o mais importante é entender que ela sempre deve ser completa e balanceada e para isso existe uma gama de produtos no mercado, mas o fundamental é entender o que é cada produto e o que ele tem e o que as orquídeas precisam
      Bom para poder te ajudar melhor sugiro que dê uma lida em ordem em todo ciclo básico de cultivo que se encontra neste blog. Procure no menu principal do blog e vá em dicas de cultivo, depois em cultivo básico e então leia as postagens do cultivo básico em ordem para facilitar seu entendimento e leia também as postagens da parte de curiosidades e fatos e tendo mais dúvidas é só entrar em contato novamente. Uma ótima semana e até a próxima!

      Excluir
  60. sou de Petrópolis rj e faço orquidários contatos juniorfreitas.net@gmail.com no meu facebook tem fotos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz! Obrigado pelo contato e já te indiquei. Me adiciona no face. Obrigado!

      Excluir
  61. Boa noite, tenho muita urgência e muitas duvidas!!!!!!!Como poderei construir um orquidário tendo a seguinte medida, 3,00 por 5,00 metros é um canto com parede atrás e um dos lados , sendo que o chão é de piso frio???O que vc tem pra me orientar como posso fazer!!!!!Obrigada!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Você teria como enviar fotos do seu local para o e-mail do blog: orquideassemmisterio@gmail.com

      Neste local como é a luminosidade e qual os horários que o sol bate la?

      Quanto ao piso é concreto ou é piso de ceramica?? Ficarei no aguardo das fotos assim poderei te orientar melhor. Um ótimo fim de semana e até a próxima!

      Excluir
    2. Boa noite te mandei as fotos . só que to com pedreiro e esta td bagunçado!!!!!Espero que vc entenda!!!!!Aguardo uma resposta o mais rápido possível!!!!!!!!Obrigada!!!!!!!!

      Excluir
    3. Olá! Procurei as fotos mas não veio o seu e-mail. tenta mais uma vez para o: orquideassemmisterio@gmail.com

      Fico no aguardo. Obrigado!

      Excluir
  62. aq e marcos boa noite melhor dica ate agora poderia me informar qual tipo de madeira posso usar .
    que nao seja tao cara.
    obrigado. m.s.c.m@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos! Olha o tipo de madeira, depende do que a região tem disponível. Cada região trabalha com alguns tipos de madeira e o preço varia muito, mas uma coisa é certa: use madeiras que sejam fortes resistentes e duráveis, de preferência tratadas para evitar transtornos. Madeiras como Maçaranduba, ipê, peroba, angelim e outras do tipo são ótimas. Evite madeiras como eucalipto mesmo sendo tratado ou outras madeiras brancas fracas. Faça sempre boas pesquisas de preço para saber onde e quais madeiras boas são mais vantajosas para se comprar.

      Forte abraço e qualquer outra duvida é só entrar em contato novamente. Até a próxima!

      Excluir
  63. Olá, desculpe se essa pergunta estiver duplicada, mas ficamos em duvida se conseguimos mandar o comentario ou não!
    mas, estamos planejando construir uma estufa para cultivar orquideas em um terreno que faz fundo com uma plantação de soja (as vezes milho e vassoura). Assim, eles passam veneno na plantação frequentemente. Gostaria de saber se tem com proteger as orquídeas sem mata-las de calor!
    Muito Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Olha primeiramente para evitar problemas com superaquecimento seria interessante fazer orquidários altos e para a proteção da chuva e dos possíveis herbicidas o uso do plástico seguindo este sistema das explicações acima é crucial.
      Para também proteger o orquidário da deriva dos herbicidas você pode colocar cortinas de plástico nas laterais do orquidário, assim como é feito nas estufas de hortaliças normalmente e sempre que forem pulverizar que costuma ser a tarde levantar as cortinas para proteger da deriva.
      Bom espero ter ajudado, mas tendo outras dúvidas é só entrar em contato novamente.
      Forte abraço e até a próxima!

      Excluir
    2. Acho que entendi tudo! Deixar bem alta e manter cortinas para serem abaixadas, ou levantadas, caso perceba a pulverização!
      Vou planejar e construir! Qualquer problema, volto a perguntar! Muito obrigado!!!

      Excluir
  64. Respostas
    1. Olá! tendo dúvidas é só entrar em contato a qualquer momento que terei o prazer em ajudar!

      Excluir
  65. andrew tenho um pequeno orquidario mas sei como cuidar dele e no canto do muro dois lados de e dois abertos tenho um sonbrite a 2,30mt como posso melhorar e como faço para mandar um foto do meu orquidario obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Para mandar fotos mande fotos para o e-mail do blog: orquideassemmisterio@gmail.com

      Mande as fotos para este e-mail para que eu possa ver melhor e poder te ajudar de uma forma melhor certo?
      Fico no aguardo. Abraços!

      Excluir
  66. Boa noite.
    Muito interessante a construção do seu orquidário, parece muito com o que eu fiz!! Até o modelo é igual e com as britas como piso. Mas o meu fiz todo ele em canos de pvc e revestido de sombrite. Tendo como fundo o muro e além disso fica entre dois pés de laranjeiras que ajuda no sombreamento. Deu certo pois a resposta é o pleno desenvolvimento das orquídeas, que aliás estão lindas de casa nova.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é um modelo que gosto muito e é simples e relativamente barato de construir e utiliza o mesmo princípio que é usado nos orquidários profissionais e realmente a diferença se vê no cultivo que fica muito melhor!

      Excluir
  67. Andrew boa noite ,
    Meu pai possui terra no centro oeste de Minas Gerais e estou pensando em um empreendimento . Gostaria de sua opinião quanto a montar um orquidário para venda em varejo . Qual o espaço que eu gastaria , se tem noção de um investimento inicial e em quanto tempo eu conseguiria comercializa-las . Acredito que o clima seja favorável por ser fácil encontrar orquídeas do mato .
    Obrigada pelas informações acima e qualquer opinião ou dicas de site será de grande valia .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Bom um empreendimento de cultivo comercial de orquídea é como qualquer outro cultivo agrícola e o mais importante antes de iniciar o negócio é ter uma ideia bem clara e objetiva para então você fazer pesquisas aprofundadas de mercados na sua região e também verificar a concorrência e os fornecedores, pois isso será fundamental na montagem do plano de negócio e para o orçamento do projeto. É importante também ter em mente como você pretende vender, qual mercado você pretende atuar e qual forma de comercialização. Ex: se você pretende trabalhar, com varejo, ou atacado, venda direta, ou pela internet, vendas em exposições, em fim pois cada uma dessas situações possuem custos próprios, sendo que para pequenos produtores que estão iniciando a venda no varejo direta e on line pode ser a mais interessante, por ter custos menores de produção. Já venda no atacado requer uma produção maior também e incluindo produção própria também. Os estudos técnicos também são fundamentais como clima, série histórica de temperaturas, água, em fim para você ter como determinar os melhores tipos de orquídeas a ser cultivado e por fim se você vai trabalhar apenas com a engorda (compra de outros produtores e cultivar até florescer ou outro tamanho e vender ) ou também com produção própria (semeadura e/ou meristemagem ). Tudo isso deve ser devidamente estudado e analisado para a montagem do plano de negócio e assim saber exatamente o que está fazendo e quanto e onde está gastando e o que necessita fazer.
      É fundamental também ter bom conhecimento da cadeia produtiva de orquídeas, saber os insumos e seus fornecedores, como é a produção, o cultivo comercial, os tratos culturais, a embalagem, em fim tudo e os custos dessas operações todas.
      Por fim tenha em mente qual é o espaço que você tem disponível e quanto você estaria disposto a investir. Com todos esses estudos você pode planejar todo dimensionamento do projeto com as construções, número de plantas, substratos, em fim.
      Recomendo você entrar em contato com a emater da sua região para ajuda com os detalhes técnicos do empreendimento, o sebrae também lhe ajudará muito com a organização das ideias e os estudos de viabilidade, plano de negócio, registros, abertura de empresa, e as demais burocracias. Veja também se o Senar da sua região pode lhe dar auxilio técnico neste empreendimento.
      Bom espero ter ajudado alguma coisa, mas este é um assunto que deve ser visto com bastante calma e muito planejamento para que o negócio sobreviva. Pesquisa e informação é fundamental para o sucesso.
      Abraços e até a próxima!

      Excluir
  68. Corrigindo a pergunta acima gostaria de informações para venda em atacado .

    Grata

    ResponderExcluir
  69. Muito bonito e funcional o projeto! Parabéns! Pode disponibilizar o arquivo do sketchup? Grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso sim, depois envie um e-mail para orquideassemmisterio@gmail.com para que eu envie o arquivo. Forte abraço e até a próxima!

      Excluir
  70. Olá Andrew, tudo bem? adorei suas dicas quanto a construção do orquidário. Tenho atualmente, em torno de 100 orquídeas e estou analisando para criar um novo espaço para elas. Moro no oeste de Santa Catarina, a 60 km da Argentina, aqui o clima é quente e abafado no verão e muito frio no inverno. Que considerações você faria quanto a altura do orquidário, uso do sombrite e posicionamento do orquidário? Parabéns pelo blog. Aguardo recomendações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daiana! Locais com verões e invernos bem distintos o mais interessante é procurar um orquidario q tenha uma altura média, nem tão alto, nem tão baixo. Você conseguiria me informar dados de série histórica de médias de temperatura máximas e mínimas das diferentes épocas do ano do local? o local é muito sujeito a ventos fortes? Locais em que ocorre muito vento pode ser interessante uso de estruturas em arco e alturas médias, além de posicionar o orquidário de tal forma que os seus lados menores ficassem na posição do vento mais forte protegendo os lados maiores do vento. Veja se consegue me informar a série histórica das temperaturas médias do seu local, assim dá para te dizer melhor alturas mais apropriadas para seu local certo?
      Forte abraço e aguardo as respostas.

      Excluir
  71. Olá!
    Como a maioria dos visitantes, também estou querendo montar meu orquidário. E ainda tenho algumas dúvidas.
    Tenho um espaço aberto e dele disponibilizo de uma área de 4m X 2,5m. Faria com a altura de 3m para sombrite e 50cm abaixo para o plástico transparente. Pensei em fechar as laterais com treliça de madeira, mas aí bateu a dúvida: ficaria muito escuro?
    Seria mais viável fecha-lo com tela de arame e colocar sombrite em toda volta?
    Moro em Cabo Frio RJ, a 100 metros da praia. Meu espaço ficaria com a parte de 4m de frente para o norte. Temos sol forte, sempre vento agradável, a noite bastante sereno e umidade constante.
    Gostaria de saber sua opinião.
    Obrigada desde já e um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gaspar. Olha de fato as treliças podem dar uma boa escurecida sim, entretanto elas dão uma boa estética a estrutura, mas a opção de tela de arame com sombrite é mais prático e fornece um sombreamento mais adequado, sem excesso. Como a ventilação aí é boa pode-se usar a tela com sombrite nas laterais, ou então se você quiser, pode mesclar, usando nos 2 lados menores ou de onde vem a ventilação as treliças e nos 2 lados maiores ou q venta menos usar o sombrite com a tela e assim o sombreamento não ficará excessivo e ainda dará uma boa estética ao orquidário.
      Bom, espero ter ajudado, mas tendo mais dúvidas é só entrar em contato.
      Forte abraço e até a próxima!

      Excluir
    2. Muito obrigada pela sua atenção.
      A estrutura ja está pronta, conforme suas dicas.
      Não estou encontrando plástico agricola em minha cidade, posso colocar telha ondulada transparente?
      E meu chão aqui é com grama, posso deixar?
      Mais uma vez, obrigada.

      Excluir
    3. Olá Gaspar! Pode também, desde que seja as telhas do material adequado e para colocar telha o engradamento da cobertura deve está de acordo para recebimento de telhas e elas são parafusadas. Não é recomendado manter grama, primeiro que ela ficará bem feia em pouco tempo, devido ao ambiente sombreado e segundo porque é um ótimo ambiente para lesmas e caracóis, além de paquinhas e outros insetos cortadores. O recomendado é remover a grama bater o chão e por uma cama de brita por cima com uma lona plástica preta furada por baixo para que a brita se mantenha limpa e livre de mato e assim o orquidário não tenha contato direto com o solo.
      Bom, espero ter ajudado, mas tendo outras dúvidas é só perguntar.
      Forte abraço e até a próxima!

      Excluir