-->

Leia antes de iniciar a a leitura no Orquídeas Sem Mistério!

Tutorial do Blog Orquídeas Sem Mistério.

Olá Pessoal!! Estou agora atualizando o Tutorial deste blog, uma vez que ocorreram algumas mudanças em sua funcionalidade tornando o mais pr...

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Desenvolvimento de "bulbos" de orquídeas do grupo das Cattleyas

Olá a todos os orquidófilos! Venho aqui agora para mostrar mais um assunto interessante na segunda postagem de curiosidades deste mundo maravilhoso que é o das orquídeas. O assunto agora é o desenvolvimento dos pseudobulbos das orquídeas do grupo das Cattleyas, que envolvem plantas como as antigas Laelias brasileiras e as Laelias mexicanas, as Cattleyas, sophronits e Ryncoaelias, mas também acaba sendo semelhante para diversas outras orquídeas. Bom mas qual a importância de saber sobre isso?? O fato que torna importante entender-mos isto é que isto vai ser muito importante para diversas decisões que temos que estar sempre tomando durante o cultivo e entender como as orquídeas se desenvolvem facilita muito na hora de interpretar os problemas e acontecimentos. Existem dois tipos básicos de formas de crescimento nas orquídeas que é o Monopodial, que são as que crescem de forma indeterminada no sentido vertical com caule único com emissão de várias folhas e raras brotações laterais. Este grupo não será discutido no momento, pois o desenvolvimento é semelhante as demais plantas cultivadas. Exemplo: Vandas, Phalaenopsis, etc


Vanda

O outro grupo são as simpodiais que são a maioria das orquídeas e são as que possuem um crescimento de forma descontinua, no sentido horizontal e possuem em geral a estrutura chamada rizoma, que é um caule que cresce sempre no sentido do substrato e dele são emitidos os pseudobulbos ou hastes que crescem com um número definido de folhas e depois não crescem mais. Exemplos:
Cattleyas, Dendrobiuns, Bulbophylluns, Catasetuns, etc


vista do rizoma e os pseudobulbos
Por sua vez os pseudobulbos ou na linguagem mais rotineira do cultivo os "bulbos" são a estrutura de reserva dessas orquídeas e de onde saem as folhas, espatas e flores normalmente e por isso a importância de se entender o desenvolvimento deles.
Tudo começa na primeira etapa quando o pseudobulbo anterior está completamente maduro e possui gemas na base dele que estão começando a ficar entumeicidas(inchadas) e se preparando para brotar. Muitas Cattleyas nesse período começam emitir raízes, mas existem outras que só emitem raízes quando o pseudobulbo já está em desenvolvimento.
segue a baixo foto desta primeira fase da gema:

Gema lateral entumeicida e novas raizes surgindo.
A segunda fase do desenvolvimento é de fato o início do desenvolvimento do pseudobulbo que começa com a gema aumentando de tamanho e tomando forma mais arredondada e pontuda na ponta começam a surgir as primeiras bainhas que envolvem o pseudobulbo lhes garantindo proteção e muitas vezes podem apresentar coloração arroxeada avermelhada. Esta primeira porção do crescimento normalmente é o prolongamento do rizoma e muitas vezes essa primeira etapa o crescimento é mais no sentido do substrato ou começando a se curvar para cima.

Pseudobulbo em início de desenvolvimento e porção inicial curvada do prolongamento do rizoma.







A terceira fase é de fato o desenvolvimento do pseudobulbo na posição vertical, ou na direção que a luz está vindo e nessa fase o tamanho das bainhas que envolvem ele já são maiores e esta fase em muitas é marcada pela emissão de novas raizes e se estende até o início da emissão da(as) folhas verdadeiras.



Emissão de novas raízes.


A quarta fase é a da emissão das folhas verdadeiras e o alongamento dos pseudobulbos e folhas, e também a emissão de espatas e flores. Esta é a fase mais crítica de todo o crescimento, pois até a fase anterior o processo que predominava no desenvolvimento era o da divisão celular onde as células dos pseudobulbos estavam se dividindo a todo vapor pra formar as devidas partes dele e já nesta fase o que predomina é o alongamento celular ou crescimento celular, que é o que fará com que o pseudobulbo, folhas, espatas e flores adquiram o tamanho normal da espécie e como já comentado na postagem anterior a rega neste período é fundamental que não ocorra falta, embora nos demais também não deva ter, mas nesta fase a planta se torna mais sensível a falta, já que é a água no final do processo que fará com que as células se expandam e ai o pseudobulbo pode não atingir o tamanho programado e pode trazer problemas que já foi abordado em detalhe na postagem anterior.









Esta fase também é marcada pela maturação da porção inicial do rizoma que é indicada pelo amarelecimento e posterior seca das bainhas da base curvada do pseudobulbo.



Esta também é a fase em que os pseudobulbos estão mais flexíveis, portanto o período ideal para se fazer os devidos tutoramentos, com fins de correção de postura do mesmo ou para tutorar futuras florações, sendo este assunto para próxima postagem.



A quinta fase é a fase de terminação onde o pseudobulbo completa seu desenvolvimento, se enchendo de reservas adquirindo sua forma final e onde se inicia o processo de maturação marcado pelo amarelecimento se posterior seca das bainhas que o envolvem, sendo aconselhável após completa seca a retirada dessas palhas para prevenir ataque de cochonilhas nos locais e também é a fase em que ocorre a maioria das florações e depois onde a função dele será de fato de reserva e de fornecer energia pro resto da planta pela fotossíntese de suas folhas.












Bom mais uma vez termino a postagem esperando que tenham gostado e quaisquer dúvidas, sugestões, ou ideias é só entrar em contato que terei o prazer de responder a todos! Obrigado e abraços!!

329 comentários:

  1. Olá...

    Como sou iniciante no cultivo de orquídeas, gostaria de lhe fazer uma pergunta.
    É normal os bulbos ficarem enrugados??

    ResponderExcluir
  2. Olá! os bulbos ficam enrugados basicamente por motivo de desidratação e isso acontece por 2 motivos:
    1 - porque está faltando água. Está se regando menos do que o necessário;
    2 - porque está se regando em excesso. tanto o excesso quanto a falta de água causa o problema de desidratação, porque no caso do excesso como as raizes e substrato estão sempre encharcados elas não conseguem respirar direito e acabam sufocando e apodrecendo e sem raiz a planta não absorve água e desidrata.
    uma dica é vc sempre molhar sua planta assim que o substraato secar e isso pode variar de lugar pra lugar e de época do ano a época do ano.
    Também é interessante verificar se as raizes delas estão boas e o substrato dela não esteja muito velho esfarelando e com cheiro de terra. Boa sorte!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, a minha fica na madeira, já comprei assim e ela tá com alguns bulbos enrugados, é pela falta de água? Ela fica de Samambaia, rego ela 3 vezes na semana a orquidea, e toda vem que começa a sair um broto ela aborta, por que será? Ela tá com raízes novas ela vai abortar dessa vezes talvez?

      Excluir
    2. Olá Thályta Onde é o local em que ela está sendo cultivada? o local é úmido ou bem seco? Geralmente orquídeas em tocos, placas secam muita rápidas, uma vez que não tem um vaso com substrato que segure mais umidade, então é recomendado que se faça regas praticamente diárias para evitar que desidratem, mas veja também se ela está em enraizada. O local que ela está é bem iluminado? Ela pega chuva? Você a aduba?
      Espero ter ajudado, mas fico no aguardo das respostas para continuar.
      Forte abraço e até a próxima!

      Excluir
    3. boa noite...tenho uma cattleya bifoliada e eu a rego a cada tres dias...os substratos sao: casca de pinus e carvao vegetal (n gosto de musgo) moro em minas gerais uberlandia (sudeste) neste caso estou regando de forma adequada? coloco um litro de água nela... faço isso em epocas do ano quentes como verao, em epocas frias rego a cada 5 dias mais ou menos

      Excluir
    4. Olá Thiago! Para saber se sua rega está correta é só avaliar como está o desenvolvimento da planta. Estando bem de raízes e sem desidratação com bom desenvolvimento dos bulbos é sinal que está bem. Uma maneira de verificar o ponto de rega é enfiar o dedo no fundo do substrato e se ele estiver úmido, não precisa molhar, mas se estiver seco então é hora de molhar e aí pode molhar com abundância.
      Bom, espero ter ajudado, mas tendo outras dúvidas é só entrar em contato novamente. Forte abraço e até a próxima!

      Excluir
    5. Boa Tarde !! Cultivo 21 vasos de orquídeas variadas em bandejas plásticas na varanda do meu apto a cerca de 1 - 1/2ano. No entanto estou surpresa pois algumas delas estão abortando seus botões florais. Eles estão murchando, secando, sem florescer. Faço adubações não regulares com NPK 10-30-20 ou 18-18-18. Sempre verifico se estão úmidas... Não sei o q acontece, começou nessa floração. Obrigada. Marcia Maria

      Excluir
    6. Olá Marcia Maria! Você utiliza quais marcas de adubo? Olha várias são as causas que possam levar a abortos de flores, como mudanças bruscas de temperaturas, ataque severo de tripes, deficiência nutricional dentre outros. A deficiência de cálcio pode ser uma grande causa de abortos de botões e brotos, principalmente quando não se usa fontes de adubo que tenham cálcio na formulação. É de extrema importância que se faça uma adubação completa e balanceada, inclusive com o cálcio para um bom desenvolvimento da planta.
      Bom, espero ter ajudado, mas tendo outras dúvidas é só entrar em contato novamente. Forte abraço e até a próxima!

      Excluir
    7. Olá , gostaria de saber como eliminar parasita da minha orquídea ( cochonilha ) obrigada

      Excluir
    8. Olá! A demora em responder foi devido as férias do Orquídeas Sem Mistéiro, mas agora estou de volta com as atividades do blog e as perguntas serão respondidas semanalmente.

      Para eliminar Cochonilhas, se forem poucas plantas pode-se lavar os locais com escova de dentes macia com sabão de coco, removendo palhas secas também. Inseticidas a bade se óleo de nim também ajudam a combater e previnir ataque de cochonilhas.
      Espero ter ajudado, mas tendo mais dúvidas é só entrar em contato novamente.
      Forte abraço e até a próxima!

      Excluir
  3. Olá Andrew!
    me tire uma dúvida por favor. Cada Bulbo representa um indivíduo da espécie?

    Att.

    Allysson

    ResponderExcluir
  4. Olá Aallysson! Olha pode-se dizer que é mais ou menos isso. podemos dizer que nas orquídeas que produzem os pseudobulbos que cada parte constituida de pseudobulbo, parte de rizoma e raízes constitui uma unidade da planta e que esta unidade é capaz de gerar uma nova touceira inteira, agora um indivíduo mesmo se for pensar no sentido mais amplo é o conjunto desses bulbos ligados pelo mesmo rizoma isso sim é uma planta inteira de orquídea.

    ResponderExcluir
  5. Não quero ficar como anonima, mas não consegui postar diferente, meu nome é ERCILIA BUENO BASSANI, SOU FORMADA NA UFV parabenizo Andrew, pela clareza das informações, tenho uma orquiedea que meu avo me deu quando eu tinha 6 anos e a tenho ate hoje e desde essa época passaram a ser minha paixão, ja cheguei a ter 400 especies, mas com viagens e mudanças de residencias ( e agora moro em um ap) perdi muitas mas estou tentando recuperar-las. Estive olhando as fotos e minha pergunta é : quando um bulbo novo sai, a coloração meio marron é normal?w ja li que depois devemos retirar as palhas , mas pensei que a coloração marrom fosse algum problema. Por intuição as palhas secas eu ja retiro. Obrigada

    ResponderExcluir
  6. ola tenho ums pès de orquideas,que sao diferantes dos tradicionais,tenho um que tem folhas compridas e finas,como uma folha de palmeira,outro que tem folhas finas como folhas de palmeiras maos sao largas,e tem bulbo,outro tem folhas bem fininhas e compridas e da muda na propria folha onde sai a flor que sao cachos amarelos com branco,a do bulbo da um cacho com pequenas florzinhas brancas,a outra de folhas como de palmeiras da varios cachos ao mesmo tempo com varias flores lilas,sao orquideas que tipo,sao elas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Desculpa, primeiramente pela demora em responder, mas estava impossibilitado. Quanto as orquídeas pela grande diversidade sem pelo menos olhar fotos fica difícil dizer ao certo o que é Você teria como enviar fotos das plantas para o meu e-mail: orquideassemmisterio@gmail.com para que eu possa dar uma olhada e assim possa te ajudar melhor? desde já fico no aguarde. Até a próxima!

      Excluir
  7. Oi Andrew comprei algumas orquideas novas e estou com muuuitas duvidas de como cuido delas para crescerem fortes e saudaveis. Um dela é a Vanda, li na inetrnet que devo molhá-la todos os dias de manhã, estou fazendo assim mas ela perdeu uma folha que ficou amarela e caiu e tinha uma haste floral em desenvolvimento que secou e cortei. Ela está numa sala clara e arejada, mas sem sol direto nela. O que esta acontecendo? A outra é uma oncidium rosy sunset - pelo que pesquisei nas fotos na internet, ela ainda tem aquelas florzinhas lindas mas as folhas estão com as pontas amareladas e com algumas manchas pretas, isso é fungo? Estou borrifando óleo de neem, está certo?
    Por favor me ajude!!!!!!!!
    Obrigada!
    Abraços
    Thaís

    ResponderExcluir
  8. Olá Thaís! Desculpe a demora em responder, mas estava ocupado e viajando esse mês de julho todo, mas agora estou de volta.
    Quanto a vandas e vandáceas em geral são plantas que gostam de ambientes muito bem arejados e drenados, aceitando muito bem o cultivo solto sem nenhum tipo de substrato ou vaso, embora seja comum o plantio em vaso com um pouco de casca ou memso em cestinhas ou cachepots vazios ou com um pouco de substrato. Se sua vanda estiver com substrato e em vaso é interessante ver se o substrato seja ele qual for não está velho e encharcando demais e as raízes estão morrendo e se ela estiver sem nada ai sim a rega diária é sem problemas nenhum, mas além da rega constante ela também precisa de uma adubação constante equilibrada que pode ser semanal e principalmente a umidade relativa do ar que precisa está alta. Se onde você estiver não tiver como molhar o chão em baixo dela coloque algum recipiente com areia e água em baixo dela enchendo de água até quase cobrir toda a areia e conforme for evaporando a água vá completando e também pode colocar um pouco de água sanitária para evitar a dengue. Isso fará com que ocorra uma evaporação de água intensa e regular onde a vanda se encontra aumentando a umidade relativa do ar no entorno dela. Quanto a luz elas gostam de luminosidade mais intensa e assim pode colocar bem próximo da janela, só evitando pegar aquele sol forte para não queimar as folhas e como essas são plantas de clima quente se fizer muito frio a noite tente coloca-la em um canto mais quente, mas só se fizer um frio bem absurdo, senão não tem problema.
    Quanto ao Oncidium essas plantas são danadas para dar isso, muitas vezes dá a chamada antracnose que começa muitas vezes nas pontas das folhas com mancha amarelada e escurece e vai queimando a folha até uma certa parte dela e as vezes manchas arredondadas no meio das folhas também e também é comum as folhas ficarem pintadinhas, mas em geral não são problemas graves, são causados por fungos e a melhor forma de combater é evitar de molhar a folha se for possível e se não for molhar mais no período da manha. Embora pareça que o nim tem algum efeito sobre fungos o chá de canela em pau forte pode ser mais interessante em aplicações mensais e a própria canela em pó pode ser usada caso seja preciso fazer algum corte na planta. Agora a adubação nessas plantas é fundamental para elas se manterem bonitas e saudáveis então manter um regime de adubação com adubos balanceados e completos é crucial para o bom dersempenho das plantas.
    Thaís, espero ter te ajudado, mas tendo mais alguma dúvida ou querendo perguntar mais alguma coisa pode ficar a vontade que terei o prazer de te ajudar. No mais, tenha uma boa noite e bom cultivo!

    ResponderExcluir
  9. Olá Andrew tenho uma orquidea que se parece muito com as folhas da ¨pingo de ouro¨só que menor nunca vi suas flores porque qdo mudei ela já estava na casa. Se puder me ajudar gostaria de saber seu nome.Desde já obrigada

    ResponderExcluir
  10. Olá! Bom essas plantas que você mensionou pertencem ao grupo das oncidineas, que compoe os oncidiuns, onde se encontram a chuva de ouro, as miltonias, rodriguesias e outras, mas sua identificação sem as flores fica dificil dizer ao certo pois muitas dessas plantas são muito parecidas, mas se você tiver como enviar fotos para eu dar uma olhada posso tentar te ajudar. Mande para o contato que se encontra neste blog certo? Tenha um bom cultivo e até a próxima!

    ResponderExcluir
  11. Parabens pelo site que visa auxiliar todos os interessados no cultivo dessas belissimas plantas

    ResponderExcluir
  12. olá Andrew,tenho algumas orquideas e duvidas tb,a maioria dessas orquideas eu não sei o nome como faço para te enviar fotos? talves vç conheça o nome delas, elas são da mata de cacau eu ganhei de presente,eu moro na Bahia(Jequie)tem um vilarejo proximo que as pessos tem bastante orquideas como é uma região de cacau,a umidade é propicia para elas que tem por todo lugar nos galhos,nas pedras e de varias especies as minhas eu plantei com o substrato de coco,quando as reizes delas estão muito grande e eu vou replantar devo corta-las?adubo de vaca serve para orquideas?quando as folhas dela cai é por causa do sol?tenho uma catassetum que saio as flores e logo depois muchou,sera que foi proque eu mudei ela?vou ficar feliz se puder me ajudar, orbrigada! meu nome É NARA NASCIMENTO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nara! olha nesta região creio eu que é região de ocorrência de Várias espécies como a Cattleya amethystoglossa, se não me engano, a Catleya aclandie, Catasetuns e outras, mas realmente só vendo a planta e se possível florida para ter certeza do que é, então entre em contato e envie as fotos para o e-mail do blog: orquideassemmisterio@gmail.com que olharei com todo carinho.
      Quanto ao replante, só se deve cortar de fato as raízes que estiverem mortas e secas e no caso quando as orquídeas emitem raízes para fora do vaso não deve mexer nem cortar e nem tentar colocar para dentro do vaso, elas naturalmente emitem raízes para fora do vaso e não é problema. Esterco de vaca não é comum usar e mesmo que fosse deveria está bem curtido, moído e depois dissolvido em água e aplicar apenas o liquido coado, mas não é usado o de cavalo antigamente era usado desta maneira, mas tem que se tomar cuidado com a procedencia desses estercos para não levar doenças para as plantas e também não encher de terras orquídeas que dão em pedra e em árvore pois elas não gostam e precisam de substratos bem drenados e arejados.
      Quanto a questão das folhas caírem existem orquídeas que perdem as folhas naturalmente e entram em dormência por um período e depois emitem novos brotos. Catasetuns, Cyrtopodiuns e outras fazem isso, mas seria realmente bom ver qual é as que estão perdendo folhas e ve se é normal ou se é algum problema. Quanto as flores dos Catasetuns elas naturalmente tem uma duração curta e quando elas são visitadas pelas abelhas euglossineas que são aquelas esverdeadas/azuladas ou as abelhas mamangavas que são aquelas grandonas escuras e essas disparam as suas polineas em 1 ou 2 dias as flores já murcham também.
      Bom espero ter te ajudado Nara, mas para te ajudar melhor envie as fotos das plantas e dos possíveis problemas para o e-mail do blog que terei maior prazer em te ajudar. Fica aqui novamente o e-mail: orquideassemmisterio@gmail.com
      Tenha uma boa semana e fico no aguarde Nara!

      Excluir
  13. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. recolocando comentário excluido acidentalmente Desculpas pelo ocorrido!

      Olá, eu comprei uma mudinha e dentro do vaso misturado ao substrato vieram dois bulbos bem pequenos e sem raizes. Será que existe algo que posso fazer para que eles tenham raizes? ou corro o risco de perdê-los?

      Excluir
    2. Resposta: Olá você teria como enviar fotos da planta para o e-mail do blog: orquideassemmisterio@gmail.com para que eu possa dar uma olhada melhor e te ajudar de forma mais adequada? Fico no aguardo das fotos. Até a próxima!

      Excluir
  14. Boa tarde, Andrew

    Parabenizo pelo ótimo blog, que sem dúvida é fonte de pesquisa para todos nós amantes das orquídeas.
    Com relação ao desenvolvimento dos bulbos de catlléyas tens orientação a nos passar com relação ao adubo e frequência com que deve ser aplicado?
    Desde já agradeço.

    Tiarajú.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tianjarú! A Adubação das Cattleyas, de modo geral segue o mesmo padrão para as demais orquídeas sendo que ela precisa ser sempre completa e balanceada, incluindo o cálcio, que muitas vezes não é encontrado em diversos adubos, necessitando complementação com outras fórmulas. Neste blog falo em uma postagem sobre adubação que da uma enfatizada maior neste assunto vale a pena conferir!

      Espero ter te ajudado, mas qualquer outra dúvida é só entrar em contato!
      Até a próxima!!

      Excluir
  15. recolocando comentário excluido acidentalmente Desculpas pelo ocorrido!

    Olá, eu comprei uma mudinha e dentro do vaso misturado ao substrato vieram dois bulbos bem pequenos e sem raizes. Será que existe algo que posso fazer para que eles tenham raizes? ou corro o risco de perdê-los?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta: Olá você teria como enviar fotos da planta para o e-mail do blog: orquideassemmisterio@gmail.com para que eu possa dar uma olhada melhor e te ajudar de forma mais adequada? Fico no aguardo das fotos. Até a próxima!

      Excluir
  16. Olá Boa Noite!!!!

    Preciso muito de uma orientação!
    Limpei umas orquideas de minha sogra, tirando as partes podres deixando as verdes, algumas delas separaram-se do caule(bulbo não é isso), pois as raizes estavam podres
    Trouxe para minha casa para cuidar, 1 bulbo, 2 toquinhos com raiz e 1 toquinho sem raiz.
    Comprei vasos e preparei o substrato com fibra de coco, carvão, pedras, pinus, humus e aquele produto natural que parece uma estopa (esqueci o nome rs) e fertilizante para raizes, folhas e raizes de 10. 10. 10.
    Onde eu cortei coloquei pó de canela para evitar fungos. Vc saberia me dizer se traves destas partes consigo recuperar as orquideas, eu fiz da forma correta, se sim quanto tempo demora para criar raiz???? Se não qual a melhor forma??? Desde já te agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nadia! Bom é possível recuperar plantas debilitadas que tenham 1 bulbo ou poucos bulbos, desde que tenha nelas partes do rizoma, que é o caule que liga um bulbo ao outro, ou se esse bulbo tem capacidade natural para brotar em algum dos seus nós, o que acontece com algumas espécies, entretanto essa tarefa não é fácil e as vezes demora bastante. No caso o uso de humus não é uma boa, uma vez que se não forem as orquídeas terrestres o humus é bem prejudicial, uma vez que as raízes precisam estar bem ventiladas. Uma boa opção de substrato é Casca de Pinus, não muito miúda, carvão e casca de coco e pode-se ou não usar o sfagnum, que é um musgo seco. Uma opção boa para recuperar plantas debilitadas também é o esquema das UTIs de garrafa PET ou material similar que consiste da planta está plantada num ambiente que consiga manter por bastante tempo uma umidade alta, entretanto deve-se ter muito cuidado para evitar o encharcamento, pois isso só piora a situação. Orquídeas de modo geral gostam de boa umidade, mas não toleram encharcamentos e também gostam de substratos bem drenados e arejados, já que suas raízes são aéreas.
      Quanto a adubações o mais interessante seria utilizar fórmulas próprias para orquídeas completas e balanceadas, como por exemplo o Biofert orquídeas ou o BeG orquídeas multi nutrientes, ambos excelentes adubos para orquídeas e que irão te trazer bons resultados. Para essas plantas debilitadas você também pode utilizar um enraizador para essas plantas debilitadas para tentar estimular o enraizamento, tem um produto muito bom da Hidrofert próprio para este fim, ams existe outros também. Dê uma olhada nas postagens sobre enraizadores aqui no blog e sobre adubação e também no item de "Para pensar um pouco" tem fotos mostrando um modelo de Utí Pet que você pode estar utilizando.

      Quanto aos cortes e a canela em pó está corretíssimo.

      Você teria como enviar fotos das plantas para o e-mail do blog para dar uma olhada melhor? O E-mail é orquideassemmisterio@gmail.com

      Espero ter te ajudado, mas precisando de mais ajudas é só entrar em contato. No mais, tenha uma ótima semana e até a próxima!

      Excluir
  17. Boa Noite
    Sou amante das orquídeas porém, iniciante. Estou sempre procurando informações sobre cultivo e foi assim, que cheguei no seu blog que é muito didático, parabéns!
    Possuo poucas plantas e dentre elas, uma que ganhei mas que não tem identificação e ainda não floriu e vendo a segunda foto (vista do rizoma e os pseudobulbos), trata-se da própria. Você poderia me dizer que espécie ela pertence?
    Te agraço,
    Abraços,
    Até a próxima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marise! Obrigado!

      Quanto a planta que você mensionou provável ser uma Cattleya, entretanto para saber de qual Cattleya ou outra se trate somente com a flor, mas se você tiver fotos da planta e pudesse mandar para o e-mail do blog: orquideassemmisterio@gmail.com agradeceria pois seria mais fácil para verificar a planta.
      Desde já espero ter ajudado e fico no aguardo das fotos. Até a próxima!

      Excluir
  18. Olá! Minha faxineira praticamente matou todas as orquideas que eu ganhei do meu esposo. Sempre gostei muito de plantas, em especial orquideas, e ele quis me agradar me presenteando com algumas espécies.
    Sou totalmente leiga, não sei diferenciar as especies, só sei quando é uma orquídea.
    Como trabalhava o dia todo, minha faxineira passou a molhar minhas plantas. Comecei a observar que elas estavam morrendo.
    Fiquei desempregada e passei a ficar em casa. Eis que um dia vi ela molhando as plantas. Quase morri afogada junto com as bichinhas!
    Bem, tinha 6 orquideas, 2 morreram e uma quase morreu, mas acho que consegui resgata-la.
    Essa que consegui resgatar deu alguns filhotinhos, porém o talinhos ou pseudobulbo, estão sem folhas nenhuma e secando.
    Pergunta: retiro esses keikes dos pseudobulbos?
    Se retirar os keikes, o que faço com os talinhos?
    Sempre que trocar o substrato, é necessário envolver as raízes no musgo esfagno?
    Uma ultima duvida: existem truques para que elas floresceram?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! A questão da rega realmente é muito importante. Tem que tomar cuidado mesmo, pois embora orquídea goste de muita umidade não tolera encharcamento, pois as raízes sufocam e morrem e a planta começa a desidratar e pode entrar doenças que por fim matam a planta. A regra básica para uma rega é sempre que o substrato estiver seco regar e ai pode regar com abundancia. Para saber o tempo certo de regar pode enfiar o dedo no fundo do substrato e ver se ele sair úmido é porque não precisa regar, mas se ele sair seco é porque já é hora de regar.

      Quanta as plantas que você está falando que está saindo keikes teria como enviar fotos para o e-mail do blog? o e-mail é: orquideassemmisterio@gmail.com e assim se possível de todas as plantas para poder da uma olhada melhor. certo?

      Quanto ao replante nem sempre é necessário envolver as raízes no musgo, mas sim a planta deve está plantada em um substrato adequado para orquídeas, nunca terra e a planta deve ficar bem firme no vaso e este vaso tem que ser proporcional ao tamanho da planta, nunca grande demais e fundo demais, já que orquídeas não gostam de vasos muito grandes.

      Bom não existe basicamente truques para florescerem, mas sim um cultivo adequado comecando com os cuidados básicos de rega adubação e iluminação. Para adubação como você tem poucas plantas existe um adubo muito bom e prático para quem tem poucas plantas que é o Biofert Orquídeas que é um adubo próprio para orquídeas e já vem completo e balanceado. Aplique este uma vez por semana nas raízes principalmente e suas plantas deverá apresentar boa resposta.
      Espero ter te ajudado, mas tendo mais dúvidas é só entrar em contato. No mais, tenha uma ótima semana e fico no aguardo das fotos.

      Excluir
  19. Parabéns Andrew!!!!Adorei esta parte!!!
    Obrigada por tantos esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  20. olá, gostaria de uma ajuda, minha Cattleya ja floriu mas agora nasceram as mudas e, vou chamar de bulbo (onde ficam os botoes) pela segunda vez, estão vazios, não nascem com botoes. O que pode estar acontecendo? Vcs poderiam ajudar-me?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Janjan! Bom você teria como enviar fotos da planta se possível das flores para poder verificar melhor o que anda acontecendo? o e-mail do blog é orquideassemmistero@gmail.com
      Aguardo as fotos. Abraços até a próxima!!

      Excluir
  21. Olá! Parabéns pelo trabalho. Tenho 33 orquideas. Estou com cinco catleyas com espata a dois meses , e junto saindo um novo broto de folha . Será que as flores virão?Será que virão na proxima folha? Tenho uma Sonia Altenburg Mariz que só coloca espata ...e nada,,,Tenho uma outra catleya que a folha esta amarelando. Normalmente intercalo as adubações com npk 30.10.10 e 9.45.15. Tenho salva vidas que praticamnete nem uso ( deveria usar mais? ) e uma vez por mês superethrive pois minhas tiverão que receber uma dose de fungicida e me indicaram o supethrive pois as folhas nasceram tão muindinhas.... e super é bom para dar um up.
    Obrigada pela ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Bom geralmente quando ocorre de as plantas não florirem, mesmo que as regas a luz e o ambiente estejam adequados geralmente a causa pode estar ligada a nutrição e nesse caso que é bastante comum é a deficiencia de cálcio que já está aparecendo nestas plantas e provavel alguns micronutrientes importantes podem estar também em falta nas plantas, pois estes adubos npk como peters e plant prod e outros geralmente não contem todos os micronutrientes e não contém cálcio na formulação. As orquídeas são extremamente exigentes em cálcio e se estiver faltando este elemento as espatas abortam e em deficiencias mais severas os brotos apodrecem parecendo que foram atacados por fungos, mas é apenas deficiencia de cálcio.
      A Falta de qualquer nutriente impede que a planta complete seu ciclo de vida e nesse caso isso se resume a flores. Outro fator importante é o excesso de nitrogênio que essas fórmulas podem ter o que tornam as plantas mais tenras e macias deixando as mais sensíveis ao ataque de pragas e doenças.
      Outra questão é que o superthrive é um composto que contem hormonios vegetais que atuam no crescimento da planta, mas seu uso corriqueiro e excessivo causam problemas a planta, podem prejudicar o desenvolvimento e ter efeitos tóxicos a longo prazo. Seu uso é indicado para recuperação de plantas debilitadas ou que tenha sido aplicado uma grande seqûencia de fungicidas e inseticidas, tirando esses casos o uso não é recomendado.
      Quanto ao problema de deficiencia nutricional você pode corrigir facilmente utilizando uma fonte que contenha cálcio e micronutrientes. Uma sugestão boa para adubação é a utilização do adubo 20 20 20 da peters ou plant prod semanal ou quinzenal e um adubo orgânico como bokashi de 3 em 3 meses colocando uma colher de sopa no canto do vaso ou fazendo uma pequena trouxinha com meia calça por exemplo e colocando no vaso. Essa recomendação corrige as deficiencias melhorando o desempenho total das plantas e deixando as mais tolerantes ao ataque de pragas e doenças. Outras boas opções de adubação é o Biofert Orquídeas que é um adubo completo e bom para quem tem poucas plantas ou o BeG orchids que é outro adubo excelente e completo que solucionará os problemas existentes.
      Bom basicamente é isso e espero ter te ajudado, mas tendo outras dúvidas é só entrar em contato novamente. No mais, tenha uma excelente semana e até a próxima!

      Excluir
    2. Olá, obrigada pela resposta. Meu nome é Doralice. é bom saber que posso contar com você. Vou suspender o npk 30 10 10 e comprar o 20 20 20 assim o nitrogenio fica menor quantidade. Para as plantas com espata aplico o 9-45-15. O superthrive na realidade só utilizei uma vezem algumas palntas que tiveram fungos e precisei aplicar fungicida e estou aguardando fazer um mes para usá-lo novamente. Quando você fala em calcio, pode ser o salva vidas? É só um pouquinho no canto do vaso de 3 em e meses? Vou aceitar a sugestão do biofert, esse nunca usei.
      Obrigada mais uma vez.
      Doralice

      Excluir
    3. Exatamente Doralice! Se você optar pelo biofert orquídeas ou o BeG orquídeas você não vai mais precisar usar o 20 20 20 e o floração, uma vez que esses adubos são balanceados mas pode manter a aplicação trimestral do salva vidas. Para facilita o uso do salva vidas você pode fazer uma trouxinha com tnt bem fino ou meia calça velha e coloca o salva vidas dentro da trouxinha na quantidade adequada e coloca no cantinho do vaso, ele vai sendo liberado aos poucos sem correr risco dele escorrer e ir embora.
      Quanto ao superthrive é como falei você não precisa utilizar ele mensalmente apenas quando tiver plantas debilitadas ou uma sequencia longa de aplicação de fungicidas como foi o caso, depois disso não precisa usar mais.
      Qualquer outra dúvida é só entrar em contato novamente Doralice! no mais, uma ótima tarde e até a próxima!

      Excluir
  22. Meu conselheiro,Doralice novamente....rsrrs. Necessito mais uma vez lhe incomodar. Acompanhando ainda o post acima...uma das minhas cinco catleyas que estão com espata, a espata estava ficando toda preta. Ai troquei de substrato...vaso.. só que agora ele ficou pretinha de vez. Será que foi agua que caiu na espata e deu fungo? O que faço, posso pulverizar o cercobim? E uma palnta a espata que estava vindo notei hoje que esta vindo quase preta também. Será que também caiu água e eu não vi? pois sei que não devemos molhar as espatas.Nessa eu não nudei nada. Posso aplicar Cercobim? Pois tenho uma outra espata irmã (em outro broto, folha) estou com medo de passar pra ele.. Vou a exposição no JB e lá comprarei o Biofert. Será que ainda terei flores?
    Tenho uma terceira planta que subiu uma espata já faz dois meses a agora nele mesmo veio oiutro broto com espata. pode? Terei duas espatas de idades diferentes e com flores?
    Desde já agradeço e muitoooo obrigada.
    Doralice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Doralice! Muitas vezes espata preta não significa que foi ataque de fungos, geralmente quando isso acontece é por motivo de aborto ou excesso de água que pode causar um ataque bacteriano estragando a espata, mas geralmente fica restrito a isso. Neste caso o cercobin não adiantará de nada, não vai trazer as espatas de volta e nem previnir direito que isso aconteça nas próximas, ainda mais se o motivo for nutricional, pois plantas com deficiência de cálcio também abortam espatas que muitas vezes já aparecem abortadas e secam e em casos mais graves até o broto aborta parecendo está com podridão. com o Biofert Orquídeas ou o BeG orquídeas melhoras ainda se for o BeG esses problemas de aborto de espatas irá revertendo aos poucos e as florações irão aparecer.
      Outra questão importante é que existem espécies de Cattleyas que florescem somente com espatas secas, então nestas é natural que as espatas sequem por completo antes de florescer, existem outras que florescem com a espata verde e outras que podem acontecer as 2 coisas e no caso de híbridos dependendo do cruzamento envolvido pode florir em espata verde, seca ou acontecer ambas as coisas também, por isso só cortar uma espata quando confirmada que ela abortou.
      Em muitas plantas ocorre também de sair mais de um broto com espata e muitas vezes não ao mesmo tempo, mas pode ocorrer de mesmo assim a floração vim sincronizada ou mesmo dar um espaçamento entre a floração de uma espata ou outra isso é normal de acontecer é só aguardar.

      Bom espero ter ajudado novamente Doralice, mas tendo mais dúvidas é só entrar em contato novamente. No mais, uma ótima tarde e até a próxima!

      Excluir
  23. Olá Andrew tenho uma clateya que está ficando muito feia, está com os bulbos murchos e enrrugados e as folhas estão ficando retorcidas.
    O que faço???Já inclusive troquei de vaso e substrato.
    Vc pode me ajudar.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lúcia! Bom isso é um sintoma de desidratação severa. As causas para isso são várias falta de água, excesso de água, substrato velho e muitas raízes mortas, deficiencia nutricional severa por falta de raízes ou por não aplicação de adubos que levou a morte de raízes e assim ocasionou isso, substratos inadequados, e replante mal feito com planta bamba no vaso, vasos grandes demais para o tamanho da planta.
      Como está sendo o seu cultivo? como está sua frequência de rega? qual o local que você cultiva? as plantas estão bambas no vaso? você teria como enviar fotos para o e-mail do blog: orquideassemmisterio@gmail.com
      Ficarei aguardando seu retorno para poder tentar ajudar você e descobrir a causa para isso. Uma ótina semana Lúcia!

      Excluir
  24. O que faço com a aste onde estavam as flores, ela ja esta secando de baixo para cima, Posso corta-la? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Haste de qual tipo de orquídea? geralmente depois que ela seca pode-se cortar naturalmente!

      Excluir
  25. To tão feliz por ter encontrado teu blog! As informações são tão detalhadas e com tanto conteúdo que passo horas lendo! Incrível o teu trabalho e tua disposição em ajudar às pessoas! Parabéns mesmo!!!

    ResponderExcluir
  26. estou com umas cattleyas que ao soltarem brotos ficam marrom com aspecto de podre meio molengas e ao apertar soltam um liquido marrom, porem o restante da planta esta normal tanto no crescimento como na floraçao. o que poderia ser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá em algumas plantas este problema pode ser bem comum, muitas vezes sendo até um distúrbio fisiológico que faz o broto abortar e apodrecer, mas me diga. Qual a adubação que você está fazendo e como você está regando e em qual intervalo de tempo.?

      Fico no aguardo das respostas. Até a próxima!

      Excluir
  27. André Manetti dos Santos4 de junho de 2013 às 20:40

    Olá Eng. Andrew, Boa Noite.
    Antes de mais nada gostaria de parabenizá-lo pela sua ajuda às pessoas e pela sua dedicação. Nem olhei todo o site e já fiquei seu fã pelas explicações e paciência com que você responde nossas perguntas. Agora vem a minha pergunta.
    Assisti alguns vídeos do Sr. Szu An Bon no youtube e nos videos ele dizia que é melhor "diluir" o adubo e em vez de aplicá-lo de 10 em 10 dias ou 30 em 30 dias, aplicá-lo diariamente (pela manhã ou final de tarde). Ele deu até o exemplo de comparação de não comermos a semana inteira e depois tentar comer tudo no final de semana. Gostaria de saber se esse procedimento é bom ou não e se tanto faz. Eu estou utilizando atualmente o Biofert Orquideas (ví sua citação acima sobre esse adubo).Um grande abraço e sucesso. Meu nome é André Manetti dos Santos (possuo umas 40 plantas e sou apaixonado por Cattleyas)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André! Obrigado pela visita e que bom que está gostando do trabalho!

      Quanto a questão da adubação diluida sem dúvida quanto mais parcelada e diluida for a adubação a eficiencia será maior pelo seguinte: Mais parcelada e diluida aplicando e intervalos menor de tempo a chance de desperdício será menor, a chance de intoxicar a planta ou salinizar substrato por excesso de adubo será menor aumentando a eficiencia da planta na absorção de nutrientes, em contra partida isso esbarra em problemas como falta de tempo da pessoa em aplicar adubo constantemente, problema em regar demais as plantas, no caso se fizesse adubação diária, pois dependendo da época do ano, do substrato a ser utilizado pode demorar mais ou menos para secar, portanto não é só a questão da eficiencia nutricional que importa para a tomada de decisão e sim tem que ver sua disponibilidade em fazer isso e a questão da secagem do substrato também.

      Estas comparação de plantas com pessoas em termos de alimentação não procede, pelo seguinte: as plantas possui um metabolismo e um modo de vida completamente diferente da maioria dos animais, primeiro a noção de tempo para as plantas e o uso da energia é bem diferente da dos animais e assim se faz com o uso dos recursos químicos por ela, por isso essa comparação não é legal.
      Concluindo o assunto, como falei a questão da adubação vai depender muito do que você pode fazer e no caso a adubação semanal mesmo não sendo a ideal ela já é uma adubação que tem uma eficiência boa, não tem os problemas de ter excesso de rega e geralmente é mais fácil para a pessoa executar e não fica tão concentrado os adubos. Já espaçando mais a tendencia é diminuir muito a eficiência e poder ter problemas de excesso e assim vai...
      Bom espero ter te ajudado André, mas este é um bom assunto para abrir um debate.
      Tenha uma ótima tarde e precisando de ajuda é só entrar em contato. Até a próxima!!

      Excluir
  28. Boa Noite.
    Minhas orquídeas estão amarelando e depois as folhas caem,trouxe de belo horizonte e moro no nordeste,Não sei o que fazer já adubei e molho duas vezes por semana.Por favor me ajuda.Meu nome é Anália.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anália! desculpa o transtorno! O seu comentário tinha sumido aí olhei nas configurações e o blog tinha colocado o seu e outros no span sem saber porquê, mas já arrumei isso e vamos ao que interessa.

      Então você teria como enviar fotos da planta para saber o que está acontecendo, porquê dependendo da orquídea a perda das folhas é normal, como no caso dos Catasetuns e Cyrtopodiuns.
      Envie umas fotos para o e-mail do blog: orquideassemmisterio@gmail.com
      No mais, fico no aguardo das fotos.
      Tenha uma ótima semana e até a próxima!

      Excluir
  29. Boa Tarde... sempre gostei de orquídeas mas nunca tive por medo de não saber cuidar. Mas acabei de ganhar uma Chuva de Ouro... estava lendo suas respostas e gostei muito. Gostaria de saber oque devo fazer para mante-la forte e bonita. Posso deixá-la na janela dentro de casa onde não bate sol forte? E aqueles produtos que colocam nela pra ficar forte tipo fertilizantes e etc... E a o sabão de coco, como uso? Obrigada,
    Daniela Yamaguchi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniela! Bem vinda ao mundo da Orquídea! Quanto a chuva de Ouro que se trata de uma orquídea do Grupo dos Oncidiuns ela em geral é de fácil cultivo, mas pode ser um pouco complicada para cultivo em vaso. Se você tiver arvores ou alguma placa de xaxim verdadeiro( de coco não serve ) ou madeira pode amarrar ela quando estiver saindo raízes novas. Na árvore ou uma palmeira ou coqueiro também vai muito bem.
      Quanto a produtos básicos para cultivo como adubos compre um frasco pequeno do Biofert orquídeas e utilize uma vez por semana na dosagem recomendada que já garantirar boa nutrição. Em quanto ela está em vaso regue ela sempre que o substrato do vaso estiver seco, para isto enfie o dedo até o fundo e verifique a umidade. Quando passar para uma placa pode regar com maior freqüência e adubar normalmente.
      Quanto a luminosidade procure um local com boa iluminação que pegue no máximo o sol fraco do início da manha ou final da tarde. pode ser uma janela que não pegue sol forte, uma varanda, uma área em fim e também além da luminosidade e da rega adequada tente manter em um ambiente com boa umidade relativa do ar para evitar que a planta desidrate fácil.
      Quanto ao sabão de coco seu uso é recomendado apenas quando a planta estiver com ataque de cochonilhas ou pulgões ou outras pragas, como é apenas uma planta quando aparecer tais pragas asta passar uma escovinha de dentes macia com sabão de coco para limpar.
      Bom espero ter ajudado, mas precisando de qualquer ajuda pode entrar em contato a vontade. No mais, tenha um ótimo fim de asemana Daniela! Até a próxima!

      Excluir
    2. Mandei umas fotos para seu e mail... Obrigada,
      Daniela Yamaguchi

      Excluir
  30. Boa noite!
    Comprei uma Vanda faz 4 dias, estava ótima, mas hoje verifique que a flor mais nova está murchando, parecendo desidratar. Eu faço a rega todos os dias pela manhã, o clima aqui é de 28C e 70% de umidade, litoral... Não sei o que há, será que é pouca água?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Deborah as vezes pode ocorrer do último botão a abrir ou que está abrindo com as mudanças de ambiente vir a abortar ou ter uma duração curta ou também se a floração da sua vanda já está com a floração mais avançada pode estar perto dela acabar. Como a'tem bastante calor e umidade e provavelmente a ventilação também é alta e se ela estiver na cestinha sem substrato pode até fazer a rega 2 vezes ao dia que ela apreciará. Também não esqueça de adubar a vanda, pelo menos uma vez por semana com um adubo completo e balanceado para orquídeas como o Biofert Orquídeas ou o BeG orquídeas, mesmo que ela esteja florida para mante-la bem forte!

      Bom espero ter te ajudado, mas tendo outras dúvidas é só entrar em contato novamente. No mais tenha um ótimo Domingo e até a próxima!

      Excluir
  31. Olá! Boa tarde,tenho duas phaneolopis que eu ganhei de aniversário com flores.Então hoje elas encontram se com haste floral se desenvolvendo .Sendo q umas das folhas está amarela. Pq será? De 15 em 15 dias eu adubo com e rego certo.me ajude falta tão pouquinho para eu ve-la florida novamente. E muito feliz pq foram meus filhos que me presentearam. Agradeço muito .Marcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcia! É normal as vezes as Phalaenopsis eliminarem folhas mais antigas, mas isso pode ser acelerado se ela não estiver em boas condições, como falta ou excesso de rega, adubação inadequada e ambiente inadequado. Quanto a rega a dica para evitar que você regue em excesso ou em falta é enfiar o dedo no substrato e verificar se ele esta úmido ou seco, se estiver úmido não molhe, mas se estiver seco molhe com abundância até escorrer bem a água, independente do tempo que leve para que o substrato seque.
      Quanto a adubação qual produto você está usando?
      Bom espero ter te ajudado, mas precisando de mais ajuda é só entrar em contato novamente. No mais tenha um ótimo fim de semana e até a próxima!

      Excluir
  32. minhas Cattleyas soltam um novo broto e logo apos ele começa a escurecer e logo depois seca a pate de fora e não desenvolve... o que eu faço???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! O motivo de aborto ou apodrecimento de brotos podem ser vários. Me fala como suas plantas estão molhadas? qual a freqüência de regas e qual a adubação? Elas pegam chuva??
      Aguardo a resposta para poder te ajudar melhor e qualquer outra dúvida é só entrar em contato também!

      Excluir
  33. tenho varios vasos de orquideas alguns mais de 15 anos e tem muitos risomas que ja não dão mais brotos nem flores,entao o que fazer com eles tenho do de cortar ou jogar fora já que esta na hora de fazer o replantio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Esses rizomas e bulbos estão vivos? Estando vivos e verde os bulbos eles servem de reserva de nutrientes para a planta. Dependendo da planta você pode até dividir ela em pedaços de no mínimo 3 a 5 bulbos e replantar em outros vasos, mas antes você pode até cortar parcialmente esses pedaços dentro do vaso para estimular brotação e então depois que estiverem brotando e enraizando você pode fazer o replante com mais segurança. Lembre-se sempre de esterilizar as ferramentas antes de cada corte.
      Bom espero ter ajudado, mas se você tiver como enviar fotos para o e-mail do blog orquideassemmisterio@gmail.com seria bom para te ajudar melhor. No mais tenha uma excelente semana e até a próxima!

      Excluir
    2. agradeco pela sua atencao e me ajudou muito a especie da orquidea é Cattleya dolosa lilas.
      Uma otima semana prá vc tambem

      Excluir
  34. Olá! Faz um a ano e meio que comprei uma Sonia Altenburg Mariz e bem grandinha e até com espata. Plantei ela num vaso adequado deixando uns 3 dedos de sobra. Percebi que suas folhas estavam nascendo na horizontal e hoje tenho 5 folhas assim e como já passou esse tempo o vaso com bastante ra´zes para fora. As espatas vem , mas não abrem. Passei usar o Biofert conforme recomendado por você e realmente acordei até as que estavm dormindo, já aparecem até raízes e brotinhos novos... rsrsrsr. Acho que devo aumentar o vaso mais ainda? E como devo palntar com essas folhas umas em pé e outras deitadas? Corto a traseira dela?
    Um abraço e muito obrigada pelas orientações.
    Doralice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Doralice de fato quando a planta fica desengonçada o replante fica meio complicado, vira quase uma arte. Cortar a planta pode ser arriscado dependendo da planta, e por se tratar de uma planta antiga, mais rara todo o cuidado é pouco. Se os bulbos já estiverem muito para fora do vaso você pode tentar replantar num vaso um pouco maior ou melhor ainda em um cachepot que seria algo mais apropriado para plantas desengonçadas. Bom quanto a questão do crescimento na horizontal como que a luz entra no seu orquidário? ela entra por igual em todos os lados ou a luz entra mais por algum dos lados, porque quando ocorre esse comportamento é porque os brotos estão indo em direção a luz e quando ela entra lateralmente eles tendem a crescer pro lado, não é nenhum problema isso, é apenas uma curiosidade.
      Bom espero ter ajudado, mas tendo outras dúvidas é só entrar em contato novamente. No mais tenha uma excelente semana e até a próxima!

      Excluir
  35. Olá... muito origada mais uma vez . Realmente faz sentido, pois está dentro de uma varanda e a entrada de luz forma um L , ou seja de um quadrado dois são abertos e dois são parede fechada até o teto e o reflexo do sol bate primeiro no chão e reflete depois para cima...está certo você. Vou colocá-la num vaso maior e acomodar essas raizes que estão abraçando o vaso.. Obrigadão.
    Doralice

    ResponderExcluir
  36. Boa tarde, tenho uma catleya e ha dois anos não dá flor, oque pode ser? saem raizes e folhas menos flor!obrigada, Silvana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Silvana! É me diga algumas coisas: onde você a cultiva? qual claridade ela está recebendo e qual adubação você faz? Se tiver como enviar fotos da planta e do local para o e-mail orquideassemmisterio@gmail.com será de grande ajuda.
      Ficarei no aguardo das respostas para poder te ajudar melhor. Até a próxima Silvana e ótima semana!

      Excluir
  37. Boa noite
    Gostei dos comentários referentes às plantas desengonçadas.
    Observei em algumas Cattleyas e Laelias, um fenômeno (???), em que os rizomas novos, tendem a brotar sempre à direita, o que faz com que, plantas grandes, caibam em vasos pequenos, já que a progressão é circular. O que provoca isto? Daria para induzir esta situação, sem afetar a gema oposta?
    Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Peter! Essa são perguntas bem interessantes que você fez, pois é um assunto vasto e que não se tem muitos dados sobre isso, são detalhes importantes em que muitas vezes não se acha referencia na literatura, mas conseguimos observar se tivermos curiosidade. O que posso falar é que de fato é importantíssimo observamos o comportamento das orquídeas em relação a vários aspectos: forma de enraizamento, forma de crescimento dos rizomas, época de brotação e enraizamento, tempo de crescimento e enraizamento, forma como a planta cresce, e em orquídeas simpodiais temos os mais diversos crescimentos de rizoma possíveis fora a forma como a planta cresce. Umas crescem linearmente, outras crescem levantando o rizoma, outras em forma de escada, outras brotam só para um lado, outras crescem de forma radial para todos os lados e assim vai, agora induzir isso numa planta de crescimento desordenado pode ser complicado porque geralmente não se tem muitas gemas e as vezes se matamos uma gema para crescer sempre do mesmo lado podemos até perder uma frente e ela brotar em outro local. No caso de plantas mais desordenadas o mais interessante é o plantio em locais em que a planta mesmo esparramada fique bonita e bem arranjada, como os cachepots em que ela consegue crescer bem para todos os lados e mesmo assim fica muito bonita. Agora o que provoca esses comportamentos, depende são respostas fisiológicas que envolve a genética de cada espécie e geralmente os mecanismos que envolvem isso são vários. De fato um assunto bem vasto que pode render pesquisas,
      Bom espero ter te ajudado, mas tendo mais dúvidas é só perguntar e no mais tenha uma ótima noite e até a próxima!!

      Excluir
  38. Li em cima que quando os bulbos ficam enrugados é falta ou muita agua , na minha eu acho que é falta, gostaria de mandar uma foto da minha orquídea para vc analisar e me ajudar ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elisabete! Você pode enviar fotos para o e-mail do blog: orquideassemmisterio@gmail.com
      Fico no aguardo das fotos e qualquer dúvida é só entrar em contato. Até a próxima!!

      Excluir
  39. Ola Andrew gostaria de saber se um bulbo enrugado pode voltar a ficar gordinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Odeir! Sim ele pode recuperar, desde que não esteja no ponto de murcha permanente, uma vez que a planta atinja este ponto ela não tem mais condição de recuperar e então morre. Uma planta bem desidratada mas ainda fora do ponto de murcha permanente recupera, mas é uma recuperação lenta demorada.

      Excluir
  40. boa tarde tenho uma orquidea q encontrei dentro de uma represa quando fui viajar. ela deu 5 florada e na ultima nasceram duas pelotas no pendao de flores oq eh isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos estas "pelota" Na verdade é uma cápsula, que é o fruto da orquídea e dentro dele se encontram milhares de minúsculas sementes. Dependendo da orquídea a cápsula pode levar de 3meses 1,5 anos para amadurecer.

      Excluir
    2. reparei a pouco q uma ela se abriu e como faço pra cultivar e nascer uma nova muda

      Excluir
    3. olá a semadura de orquídeas é diferente das demais plantas, devido a algumas características peculiares destas sementes. Sugiro, caso tenha interesse, ler as postagens sobre semeadura de orquídeas que se encontram na parte no menu principal do blog em dicas de cultivo<cultivo avançado<semeadura de orquídeas.
      Mais dúvidas é só perguntar. Abraços e até a próxima!

      Excluir
  41. Prezado dr Andrew, me chamo Luciano e algumas vezes ja adquiri conhecimento tirando duvidas contigo, agora surgiu uma nova situação eu e minha esposa temos uma cattleya e ela esta lançando novo pseudo bulbo a algum tempo e ele vive com formiguinhas por cima dele, e acreditava que isso era da casa ou algo assim de onde ela ficava porém nós mudamos recentemente e o pseudobulbo continua crescendo porém as formiguinhas continuam por lá, ficam por cima eu assopro algumas somem mas na próxima rega observo que tem outras, é normal? o que faço?
    Aguardo uma dica,
    até mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Luciano! Estas formigas são normais e a princípio não causam nenhum prejuízo as plantas e elas aparecem geralmente em bulbos novos em crescimento ou botões e hastes florais devido ao nectar açucarado que é produzido por estes brotos. Possívelmente este néctar tem a função de atrair formigas que de alguma forma fornecem proteção contra algumas pragas que poderiam vir a ataqcar as brotações e como recompensa a planta lhes fornece açúcar. A única ressalva que faço é que sempre observe pois caso você tenha plantas com pulgões e cochonilhas aí as formigas passam a carregar elas de planta em planta e a pastorear estas pragas pois elas também liberam fezes açucaradas que alimentam as formigas e caso isso ocorra é necessário controlar os pulgões e cochonilhas, mas sem estas pragas presentes apenas observe sem tomar nenhuma atitude.
      Bom qualquer outra dúvida é só perguntar. Forte abraço e até a próxima!

      Excluir
  42. Valeu, otimo fim de semana, até mais.

    ResponderExcluir
  43. Olá! Adorei o blog. Sou a Vanessa e não consegui publicar sem ser como anônima...Tenho uma catleya que está emitindo 2 bulbos como esse da foto. Só que no ano passado tb nasceu um bulbo desse e ao invés de uma folha e depois espata floral e flor, saiu outra folha!!! Até então todos os bulbos dela tinham apenas uma folha. E esses dois bulbos que estão nascendo agora, aparentemente tb emitirão duas folhas... e acho que não vão florescer... Será que ela está com algum problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa! Você saberia dizer qual Cattleya seria? Dependendo da Cattleya , ainda mais se for alguns híbridos pode ocorrer de sair bulbos com 1 ou 2 folhas dependendo do cruzamento. Não é nenhum problema não, agora se os bulbos novos estiverem ficando menor que os antigos aí sim é motivo de preocupação e deve se observar se tem algo errado, adubação inadequada ou falta ou excesso de rega, problema com pragas iluminação insuficiente, em fim deve ver o que possa está ocorrendo, caso os bulbos estejam ficando menores.
      Bom espero ter ajudado, mas tendo mais dúvidas é só perguntar. Forte abraço até a próxima!

      Excluir
  44. Olá Andrew sou novo no mundo das orquídeas, ganhei essa Cattleya Walkeriana e to tentando salvar ela, pesquisei e achei a opção da UTI mas to com medo pois elá está sem folhas, estou aplicando complexo b de 2 em dois dias e já usei o Forth manutenção, aguardo umas dicas e obrigado. Esse é o link da foto da minha Cattleya. http://www.jardineiro.net/phpBB/viewtopic.php?f=25&t=11160

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernando! Bem vindo ao mundo das orquídeas!
      Bom de fato a situação dela está ruim, embora os 2 bulbos estejam ainda relativamente bem hidratados o rizoma não sei se está seco ou apenas está parecendo está. De qualqiuer forma talvez uma maneira interessante de você fazer esta UTI para ela seria primeiramente plantá-la em uma placa de madeira ou casca tipo casca de peroba ou placa de alguma madeira boa para orquídeas, sem nenhum substrato e então você colocaria essa placa dentro de um saco plástico transparente grande e sem contato com o fundo e então colocaria água no fundo do saco sem deixar que entre em contato direto com a placa e a planta e deixaria o saco cheio com ar e amarrado e usaria sim a vitamina b1 para tenar ajudar e aguardaria para ver se iria brotar ou não em local com luz indireta, mas sem ser escuro demais.

      Bom espero ter ajudado, mas tendo outras dúvidas é só entrar em contato novamente. Forte abraço e até a próxima!

      Excluir
  45. Olá, Andrew!

    Antes de tudo, gostaria de parabenizar pelo blog. Vem sendo para mim uma excelente fonte de orientação e incentivo.
    Minha dúvida é a seguinte: o que pode fazer com que o crescimento das gemas estacionem? Embora a planta um híbrido de Cattleya, apresente pelo menos aparentementemente um aspecto saudável, após recente floração houve o surgimento de 2 gemas que cresceram até certo ponto e depois estacionaram. Esta planta é adubada semanalmente e alternadamente com Plant-prod 20-20-20 (1 col. de café rasa) e Nutriflora Fértil 100 Micros (microelementos).
    Agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dante! Olha vários motivos podem fazer com que uma planta paralize seu crescimento, como temperatura baixa demais, problemas com pragas e doenças, deficiencia nutricional, problemas genéticos, ambiente inadequado, dentre outros.

      Sua adubação parece boa por isso não deve ser o problema? Alguma dessas fontes de adubo que vc usa contem o Cálcio? Cálcio é fundamental para um correto desenvolvimento da planta, Essa planta está com cápsula? Algumas orquídeas que não estejam tão forte quando estão desenvolvendo cápsula de sementes pode paralizar seu crescimento vegetativo e a planta pode sentir bastante pois as cápsulas demandam muita energia da planta.

      Outro problema pode ser lesmas e caramujos. Existem pequenos caracóis que podem fazer verdadeiros estragos atacando brotos novos e raízes e como são bem pequenos e só atacam a noite seus danos muitas vezes passam despercebidos até que o estrago seja feito. Susbstrato muito velho e ácido também prejudica o desenvolvimento pois as raízes não desenvolvem direito e a planta tem problema de absorção de água e nutrientes, assim ela pode apresentar sérios problemas nutricionais e ter seu desenvolvimento comprometido. Locais escuros demais também podem favoecer estes problemas. Verifique qual desses problemas possa está ocorrendo, faça uma inspeção noturna para ver se não tem caramujos e lesmas atacando e veja como está a qualidade do substrato. Indentificando a possível causa faça as correções necessárias.

      Bom espero ter ajudado, mas tendo dúvidas é só entrar em contato novamente. No mais forte abraço e até a próxima!!

      Excluir
    2. Pois é, Andrew...
      Estou verificando as hipóteses que você me apresentou e com relação às questões ambientais, está tudo bem, inclusive tenho outra planta, muda oriunda dessa, que está apresentando o seu desenvolvimento sem problemas e é cultivada no mesmo local... Agora, com relação à pragas e doenças, aí já não sei... O que pude observar comparando o desnvolvimento das duas plantas, é que a que paralisou o crescimento, apresenta os brotos mais inchados, tipo "parrudos"... Pesquisando por aí, comecei a suspeitar que possa ser Eurytoma orchidearum. Já examinei planta por planta, até mesmo com lupa, em busca de algum sinal, entretanto está muito difícil a identificação, além do mais apenas esta planta apresenta estes sintomas. Vou tentar fotografa-la e se você me permitir, lhe enviar as fotos, quem sabe dessa forma faciliaria a identificação do problema...
      Obrigado pela atenção!
      Grande abraço!

      Excluir
    3. Olá Dante. Sim envie uma foto sim pode enviar a vontade para o e-mail do blog: orquideassemmisterio@gmail.com
      Bulbos inchados podem sim ser um indício de vespinha das orquídeas. Existem 2 espécies dessa vespinha, uma que apenas broquea raízes e outra que broquea os pseudobulbos e essas são as piores. Geralmente o bulbo costuma crescer até um ponto e paralizar e ele fica inchado, que é um indicio dele. Enquanto a broca está la dentro crescendo e fazendo galeria não tem como ver outro sinal, mas quando ela sai do bulbo para virar adulto aí você consegue ver o orifício de saida, mas o melhor é evitar isso. Dependendo do caso pode até ser interessante remover um desses bulbos e fazer um corte ao meio para ver se esta broqueado ou não. a época de revoada das vespinhas adultas já passou, mas quando se está na época e possível velas rodeando as orquídeas.
      Bom fico no aguardo das fotos. qualquer coisa só entrar em contato. Forte abraço e até a próxima!

      Excluir
  46. Olá como vai? Mais uma vez venho aqui tirar dúvidas; em junho comprei 2 dendrobium agregatum, os bulbos estavam bem gordinhos, agora estão bem murchos, alguns até escureceram e acho que morreram. Ponho água (borrifo) uma vez por dia, moro a 5km da praia, é litoral e venta muito. Será que está sendo pouca água? O que pode está fazendo murchar os bulbos?
    Abraços,
    Deborah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Deborah? Esses agregatuns estão em placas ou vasos e se estiver em vasos qual o substrato?

      Olha mesmo sendo região úmida as praias ventam muito e com esse vento alem de tirar a umidade durante o dia, a noite a brisa marítima traz umidade do mar e pode trazer um pouco de salinidade junto, então quando for regar a borrifada não é o mais indicado e sim as regas fortes com abundancia na mangueira de preferencia, pois assim você lava a planta removendo o sal e o adubo que possa se acumular. Molhe sempre que secar e se tiver em placa ou plantada na brita pode regar diariamente com abundância assim evita desidratação excessiva devida a falta de água e ao acúmulo de sais.
      Qualquer outra dúvida é só entrar em contato novamente. Forte abraço e até a próxima!

      Excluir
  47. Ok, obrigada! Estão em placa mesmo e vou aumentar a rega então. Hoje é dia de trabalhos na varanda rs;
    Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  48. Olá.. Andrew. Já estive sendo orientada por você e volto novamente. Venho percebendo que em algumas folhas de minhas orquideas elas quebram no bulbo..onde inicie e onde termina aquela palhinha. tanto faz com folhas grandes ou pequenas...sabe me dizer o que pode ser...pois não tem nada de pudesse fazer peso nelas. Obrigada mais uma vez. Doralice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Doralice Bom se você pude-se enviar fotos para o e-mail do blog: orquideassemmisterio@gmail.com seria bom para poder te ajudar melhor, mas te digo que muitas vezes quando um bulbo está começando a esticar e a folha nova está se desenvolvendo é comum que as vezes ela fique meio pendurada, flácida parecendo que quebrou, mas conforme o bulbo vai amadurecendo a folha vai ficando firme e normal, portanto nessa fase deve tomar muito cuidado para não quebrar a folha. O excesso de adubação nitrogenada favorece muito essa flacidez, alem de deixa a planta mais apetitosa para as pragas.

      Forte abraço e aguardo as fotos para ver o que está acontecendo.

      Excluir
  49. Eu tenho uma orquedia rosa, ela esta com fungo preto embaixo das folhas, coloquei agua com fumo, mas ñ resolveu...Comprei remédio e botei, deu uma leve limpada, mas esta mto feia. Ela esta presa num pedaço de xaxim, será q coloco adubo agora para ver se resolve.Na verdade eu tenho medo q morra, ela esta a meia sombra..Cidade no inverno mto fria ( Pelotas rs)..Meu email e mardes4@bol.com.br...Será q vc tem um tempo de me responder....Eu tinha vontade de ter outra, mas me falaram q um bulbo leva 3 anos para dar flor e verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Vi sua pergunta lá no Sem Mistério e goataria de saber se você tem algumas fotos da sua planta para saber direito o que é.
      Doenças de modo geral, mesmo que controladas as manchas não somem, mas elas também não aumentam mais, mas também existem manchas que não são causadas por doenças, então realmente é importante ver algumas fotos primeiro para tentar ver o que está acontecendo. O Fumo d rolo não é eficiente para controlar fungos e a adubação apenas irá nutrir a planta e deixa-la mais forte, mas não remove as lesões.
      Me diga. Quantas plantas você tem? Qual a freqüência de rega delas? como elas estão plantadas? Como é o local de cultivo e qual adubação você está fazendo?
      Fico no aguardo das respostas para poder ajudar melhor.
      Quanto a questão do tempo de floração é muito relativo, depende da espécie em que está sendo cultivada, mas geralmente as orquídeas florescem uma vez ao ano após estarem adultas, algumas mais de uma vez e algumas florescem o tempo todo. Depende muito de qual planta que é.
      Forte abraço e até a próxima!

      Excluir
  50. Oi tudo bem? estou com orquídeas replantadas recentes que produziram bulbos menores que os anteriores, tem alguma ideia do será isto, adubo semanalmente com b&g e mensalmente com superthire.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! você replantou ele em que tipo de substrato? replantou ela na époc aadequada e em vaso adequado? Se a planta estiver com um substrato inadequado ou vaso muito grande ou bamba no vaso em que ela não esteja enraizando bem a tendência é ela ir definhando se o problema não for corrigido de nada adianta a adubação boa e o uso do supertrhive. O interessante também é evitar o uso contínuo do supertrhive pois ele pode prejudicar o desenvolvimento da planta. No replante o substrato, o vaso devem estar de acordo e a planta deve ficar muito bem firme no vaso, senão ela não enraiza bem começa a ter problemas podendo até morrer.
      Bom espero ter ajudado, mas tendo outras dúvidas é só entrar em contato novamente. Forte abraço e até a próxima!

      Excluir
  51. Oi tu podes me dizer o q faço para salvar minha orquidea, ela esta preta embaixo da folha ,com manchas. Já coloquei um remedio q comprei aqui na minha cidade, e ñ resolveu.Lavei bem e coloquei d novo, Lavo com sabão de coco, óleo mineral, e uma planta só, ele esta preza num pedaço de xaxim, num galho da bergamoteira.mardes4@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marl Ainda não recebi as fotos, mas gostaria de ver as fotos para poder ver de fato o que está acontecendo para poder te ajudar da melhor forma possível. Envie as fotos para o e-mail do blog: orquideassemmisterio@gmail.com
      Aguardo as fotos.

      Excluir
  52. Eu já mandei foto da orquidea.Vou te mandar d novo, ela só da flor uma ves por ano.Marli ( Pelotas) RS

    ResponderExcluir
  53. Oi. Eu gostaria de saber como plantar bulbeos. E a clattleya.....Me deram a dica de por a tiririca, mas eu li aqui na internet, q este tipo de orquidea ñ pode por tiririca...Q queima as raizes...Agora estou com medo de plantar, e queimar mesmo..E o bulbeo demora 3 anos para dar flores, isso e verdade..Tu já tens meu email,mardes4@bol.com.br...Tu podes me dizer como plantar, o vaso eu sei. Eu quero só saber o enrraizador melhor e mais pratico....Tchau..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Olha na verdade não é bem assim e realmente a tiririca ela ajuda no enraizamento pois ela contem uma boa concentração de acido indolacético em seu tubérculo, que é um hormônio importantíssimo para as plantas com várias funções no crescimento inclusive no enraizamento, mas é mais trabalhoso. O mais importante não é o enraizador e sim o replante bem feito com vaso certo, substrato certo plantio correto com a planta bem fixada geralmente ela enraizará bem e a única função do enraizador é dar um empurrão inicial na planta, mas ele não deve ser usado com freqüência. O mais importante além do replante bem feito e na épica certa é a nutrição mineral adequada com uma adubação completa e balanceada na dosagem certa. Mudas de Cattleyas também devem ser feitas com no mínimo 3 bulbos sempre e o tempo de floração varia. se for replante de planta adulta ainda é possível que ela floresça na próxima estação de floração, se forem mudas bem novinhas elas podem demorar mais de 3 a 4 anos dependendo da espécie e do cultivo principalmente.
      Quanto a produtos para dar uma ajudada inicial na planta o mais prático e fácil é a vitamina b1 que você pode usar por exemplo o Vitagold que é uma vitamina para animais vendida em petshops e use na proporção de 2gotas por litro deixando a planta de molho ou pulverizando ela.
      Bom espero ter ajudado, mas tendo outras dúvidas é só entrar em contato novamente. Forte abraço e até a próxima!

      Excluir
  54. Olá , me chamo Douglas e tenho 17 anos é minha primeira vez aqui no blog e sou iniciante com as orquídeas gostaria que me tirasse uma duvida:Ganhei três mudas do que penso ser cattleyas só que não são as partes do pseudobulbo novo e sim dois bulbos para trás (Traseira da planta) queria saber se ela ira brotar ou posso me desfazer das mesmas enviarei fotos para o e-mail do blog para veres melhor.
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Douglas! Bem vindo ao mundo das orquídeas!
      Olha pelo que vi nas fotos as trazeiras ainda estão boas e tem chance de recuperar sim. Muitos orquidófilos conseguem recuperar plantas boas a partir de trazeiras e com paciência e alguns anos de dedicação elas voltam a florescer. Você pode plantar elas normalmente ou em sistema de UTI PET para acelerar sua recuperação e então aguardar que elas voltem a brotar e enraizar e assim retomar o crescimento normal da planta.
      Espero ter te ajudado, mas tendo mais dúvidas é só entrar em contato novamente.
      Forte abraço e até a próxima!

      Excluir
  55. Olá meu fiel Amigo das orquídeas... Sei que com esse calor que estamos passando em todo o Brasil é muito complicado diagnosticar . Sinto que minhas plantas que estão com broto nascendo...nossa estão levando uma eternidade para completar a folha bonita que fica. Adubo com Biofert e suspendi a HI NITRO 30 10 10 , pois as folhas estavam caindo como no post anterior. Então hoje lhe pergunto. porque essa lentidao no crescimento?
    Outra pergunta meu dendobrium olho de boneca deu flores a quatro anos e não deu mais e percebo que a grande maioria de suas folhas caem ficando só aquela caninha. Li que tenho que manter molhado até maio . Estou agindo correto? Um abraço Doralice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Doralice. Olha de fato os problemas da grande estiagem e onda de calor foram muitos para todo mundo e comigo não foi diferente e tive que gasta muita água para amenizar a situação mas felizmente consegui. A redução e maior demora do crescimento pode-se explicar pela umidade mais baixa do ar que faz com que a planta desidrate mais fácil e também diminua sua eficiência na fotossíntese, além da temperatura excessiva, com vários dias com temperaturas acima de 35ºC e isso também atrapalha o crescimento da planta e floração. A única coisa mesmo que se pode fazer com tanto calor é tentar aumentar a umidade do ar até um nível de conforto e não descuidar com as regas e a adubação equilibrada.
      Quanto aos Dendrobiuns deste grupo os cuidados são básicamente este mesmo, regas abundantes e adubacão nesta época quente do ano e a partir de Maio pode suspender e apenas bem esporadicamente fazer leves regas só para não desidratar mas sim fazer com que eles percam suas folhas para tentar garantir uma boa floração é esse mesmo o cuidado.
      Bom espero ter ajudado, mas tendo mais dúvidas é só entrar em contato novamente. Forte abraço e até a próxima!

      Excluir
  56. Boa tarde,

    Meu nome e Rita, tenho uma orquídea que esta com os bulbos e folhas enrugando, não sei seu nome mas os bulbos parecem com os de oncidium. Agradeceria um esclarecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rita? Você teria como enviar fotos dele para o e-mail do blog: orquideassemmisterio@gmail.com
      Aproveito e lhe pergunto: como você está cultivando ela? qual vaso e substrato? rega de quanto em quanto tempo? está adubando e qual adubo? Fico no aguardo das respostas e fotos. Forte abraço e até a próxima!

      Excluir
  57. Olá Andrew. Parabéns. Meu nome é Janete Borges, moro em São José dos Pinhais, sou completamente apaixonada por orquídeas, porém, sou uma amadora iniciante (uma orquilouca, rsrs). Comprei duas Catleyas entre outras orquideas, no final de março de 2012. Consegui através dos seus ensinamentos fecundar uma delas, cruzei com sementes da mesma (uma cápsula) e outra com sementes de Miltassia, ambas de cor purpura, agora o próximo passo é realizar a reprodução in vitro (as sementes são de boa qualidade, de um tom amarelo claro). Após a maturação das cápsulas, saiu um bulbo super viçoso, as folhas medem 26,5cme está com sépala. Só esta saindo mais im bulbo e estou com receio que que prejudique a floração. Este novo bulbo não vai consumir muita energia? O que devo fazer? Não tenho coragem de assassiná-lo.

    ResponderExcluir
  58. Desculpe, eu disse sépalas, permita- me corrigir, como você disse é espatas. Abraços e até a próxima. Seu blog é ótimo. PARABÉNS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Janete! Obrigado e Parabéns! Cultivar orquídeas é tudo de bom! Você cruzou uma Cattleya com uma Miltassia?
      Se sim infelizmente esse cruzamento deve ser inviável pois são plantas de gêneros não afins muito distantes e não formam híbridos.

      Quanto ao broto novo que está surgindo e o outro com espata não precisa remover este broto novo não, pois este depois será mais uma folha ajudando a nutrir a planta e mais raízes para absorver água e sais minerais e pode ser que este broto floresça também assim que desenvolver, portanto pode deixar ele crescer normalmente.
      Bom espero ter ajudado, mas tendo outas dúvidas é só entrar em contato novamente. Forte abraço e até a próxima!

      Excluir
  59. Obrigada Andrew. Me ajudou e muito, quanto ao novo broto, me equivoquei. Hoje estava chovendo aqui e então aproveitei para cuidar das minhas orquídeas e ao remover a palha (aquela palha bem fininha) da Catleya com espata, descobri mais 3 brotos novos além daquele mencionado, e estou muito feliz por ela estar se desenvolvendo tão bem. Agora é só esperar a floração e troca-la de vaso, porque um broto já esta na borda do vaso atual. Andrew gostaria de uma ajuda sua se possível, estou desesperada procurando um exemplar de Onc. Jonesianum e não consegui encontrar nos orquidarios da região. Você sabe de algum que tenha, pra me indicar? Muito obrigada e até a próxima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Janete! Isso mesmo, continue cuidando direitinho da Cattleya, mas cuidado em replantar em época errada. Replante sempre quando estiver começando a emitir raízes novas bem no início. Evite também vasos grandes demais e fundos. Orquídeas gostam de vasos bem apertados.
      Quanto ao Oncidium jonesianum infelizmente não sei onde tem. Verifique nos sites dos orquidários comerciais, mas logo adianto que não é um Oncidium tão fácil de achar, até porque seu cultivo não é dos mais fáceis, mas é uma planta linda.
      Tendo mais dúvidas é só entrar em contato novamente. Forte abraço e até a próxima!

      Excluir
  60. Boa noite Andrew. Segui sua recomendação, verifiquei os sites de alguns orquidarios e consegui encontrar a Oncidium que eu quero, só eque o nome está como Trichocentrun Jonesianum. Como você mencionou a dificuldade de cultivo, também me interei sobre os cuidados, não quero correr o risco de perde-los. Comprei 2 exemplares, o bom é que viram fixados em placas e chegam dentro de 4 ou 5 dias.
    Como sempre você nos ajudando. Muito obrigada é muito bom saber que podemos com a sua ajuda e sua experiência. Ah! Antes que me esqueça, comentei sobre você e seu blog com uma senhora em uma exposição de orquídeas aqui na região e ela me convidou para fazer parte da associação, devido a minha paixão e interesse por essas maravilhas. Dia 28 de março, acontecerá a décima terceira exposição de orquídeas de Curitiba e eu já confirmei presença.
    Um grande abraço e até mais.

    ResponderExcluir
  61. Olá, boa noite, minha mãe quer tirar uma dúvida, pq os brotos da sua Orquídea nascem podres ? espero atencioso obrigado !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Abimael. Os brotos podem pretear por vários motivos. Podridões causadas por fungos e bactérias, deficiência nutricional aguda em que a planta não tem raízes e não tem força para lançar os brotos e aí eles morrem, Deficiência de cálcio que também pode provocar aborto dos brotos. Me diga: como está sendo cultivada a planta. Qual ambiente ela está? Como é feito a rega dela e de quanto em quanto tempo? qual o substrato que ela está e qual adubo que ela está usando?
      Fico no aguardo das respostas para poder ajudar melhor. Forte abraço e até a próxima!

      Excluir
    2. Boa noite meu caro, o local q ela fica na varanda, e a minha mãe põem vitamina "10 10", e a rega dela é 2 vezes por semana, o substrato ela não soube me informar.... forte abraço até !

      Excluir
    3. Olá! Bom você teria como enviar fotos da planta para o e-mail do blog: orquideassemmisterio@gmail.com
      Agora umas dicas que podem ajudar seria: para uma rega mais adequada para evitar problemas com o excesso e com a falta verifique sempre se o substrato em que ela está plantado está úmido, para isso enfie o dedo até o fundo e se ele sair úmido não precisa molhar, mas se estiver seco aí sim pode molhar com vontade.
      Quanto a adubo recomendo um adubo mais completo pois esses 10 10 10 ele é muito incompleto e assim a planta pode ter problemas nutricionais. Um adubo interessante para quem tem pouca planta e prático é o Biofert Orquídeas ele é completo e bom para quem possui pouca planta.
      Bom ficarei aguardando as fotos para poder te ajudar melhor.
      Forte abraço e até a próxima!

      Excluir
  62. Olá! Estou iniciando e tenho 2 vandas. O estranho é que as pontas das folhas começam a se partir no meio e vão secando aos poucos. Estou colocando uns tubetes para mantê-las hidratadas...É normal as folhas da base irem secando e se perdendo? Ou ela vai morrer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! As vezes costuma ocorrer das vandas perderem uma ou outra folha da base, o que não é problema, o problema é se ela perde uma folha atras da outra em pouco tempo e suas raízes estão secas.
      O fundamental para vanda são ambientes bem ventilados, mas ao mesmo tempo bem úmidos. São plantas que gostam de muita umidade no ar, além de regas constantes e adubações balanceadas freqüentes. Como está o ambiente em que ela está? Ela está plantada totalmente aérea ou está com algum tipo de substrato? O ambiente em que ela está tem boa umidade? QUal o regime de regas e adubação dela? Como estão suas raízes?
      Bom fico aguardado das respostas para poder ajudar melhor.
      Forte abraço e até a próxima!

      Excluir
  63. Boa noite, Andrew. Sou louca com orquídeas e tenho mais de 50 tipos que são mminhas paixões ,mas infelizmente de uns tempos para cá estou tendo problemas. Elas estão morrendo. Apodrecem derrepente e nada q eu faça ajuda. Tirei elas dos vasos lavei, sequei e replantei e "palmas"de coqueiros, as folhas ficaram bonitas, vistosas mas agora ad raizes estão apodrecendo. Ja não sei o que fazer. Você pode me ajudar ?
    Agradeço imensamente.
    Carinhosamente
    Andrezza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andrezza Poxa, isso é chato mesmo, mas me diga: como era os cuidados que você tinha com suas plantas? como elas estavam plantadas? adubação? Rega? Elas ficavam onde?
      Me mostre fotos das plantas certo? Envie-as para o e-mail do blog: orquideassemmisterio@gmail.com
      Ficarei no aguardo das fotos para poder ajudar melhor.
      Forte abraço e até a próxima!

      Excluir
    2. Boa tarde, Andrew.
      Primeiramente quero agradecer pela atenção. Já enviei as fotos para o seu e-mail.

      Excluir
  64. Boa noite, Andrew. Sou louca com orquídeas e tenho mais de 50 tipos que são mminhas paixões ,mas infelizmente de uns tempos para cá estou tendo problemas. Elas estão morrendo. Apodrecem derrepente e nada q eu faça ajuda. Tirei elas dos vasos lavei, sequei e replantei e "palmas"de coqueiros, as folhas ficaram bonitas, vistosas mas agora ad raizes estão apodrecendo. Ja não sei o que fazer. Você pode me ajudar ?
    Agradeço imensamente.
    Carinhosamente
    Andrezza

    ResponderExcluir
  65. Andrew,
    Parabéns e obrigado pelo seu blog. Muito informativo e útil.
    Recentemente adquiri uma Bifrenaria Harriosoniae. Ela veio com o antigo substrato, mas desenvasada.
    Para não estressar mais ainda a planta, usei o substrato antigo de casca de pinus e cascalho e apenas acrescentei uns cascalhos em volta e no fundo do vaso, para drenagem.
    Você acha que vale a pena retirar o substrato entigo e cortar as raízes velhas e mortas? Se sim, o correto seria misturar mais cascalho do que casca de pinus, correto?
    Obrigado,
    Rafael Porto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael! Obrigado!!
      Olha se o substrato ainda estava bom e tinha pouca raiz morta e a planta está se desenvolvendo bem não há necessidade de mexer, mas se ela estiver estranha e desenvolvendo mal aí sim seria interessante a troca do substrato e aí poderia utilizar o mesmo substrato, mas lembrando que a casca deve ser bem tratada para retirar o tanino, então é recomendado comprar de orquidários conceituados.
      Bom espero ter ajudado, mas tendo outras dúvidas é s'ó entrar em contato novamente. Forte abraço e até a próxima!

      Excluir
  66. Boa noite, Andrew. Eu gostaria de saber se há um calendário que me indique qual a melhor época para o replante de catleyas. Na data de hoje das 33 que tenho apenas uma esta com espata e pequenininha. Não sei não acho que sera só enfeite.. Acho muito pequena para dar flor. As outras acho que esse ano não me darão flores. Como lhe escrevi anteriormente, o nosso calor teve muita influencia no desenvolvimento. A únic coisa que percebo é que em alguma delas nascesm raizes nova e brotos...muitos brotos... E aproveite e me oriente. O adubo organico é melhor que o foliar? Uso o Salva Vidas aproximadamente por um mês e vez em quando o 20 20 20. Será que pode me ajudar ?
    Obrigada.
    Doralice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Doralice! Olha, não existe um calendário específico para o replante das Cattleyas, uma vez que cada uma tem seu próprio rítmo e no caso dos híbridos aí complica mais ainda. O melhor parâmetro para saber a hora certa de replantar é o enraizamento. Quando elas estiverem iniciando um novo enraizamento, com as raízes pequenas com até 3cm de tamanho é o momento ideal para replantar, pois neste momento o estresse sofrido pela planta é mínimo e a recuperação bem rápida. Em Cattleyas existem as que enraizam antes da floração e depois da floração ou sem um enraizamento definido, então o melhor é observar e aguardar que comece o surto de enraizamento para realizar o replante.
      Quanto ao salva vidas você pode continuar usando associado com o 20 20 20, sendo que é recomendado o uso semanal ou quinzenal e do salva vida pode usar de 2 em 2 meses.
      Bom espero ter ajudado, mas tendo outras dúvidas é só perguntar. Forte abraço e até a próxima!

      Excluir
  67. ANDREW. é verdade que um replante fora desses parâmetros , pode vir a comprometer a floração.. Tipo: replantar sem que a planta esteja emitindo brotos e raízes. Obrigada. Doralice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Doralice! Sim, um replante fora de época, em alguns casos pode ser até fatal. O replante é um momento de estresse para planrta, onde ela sai do ambiente em que estava acostumada e é colocada e um outro e assim ela precisa se reacostumar, portanto quando ela é replantada em época em que está toda parada sem emitir raízes e brotos, sua recuperação pode ser lenta e algumas podem até regredir ou morrer.

      Excluir
  68. Olá, tenho duas chuva-de-ouro e uma está com o bulbo ficando marrom e murcho, e a outra com o bulbo com vários pontinhos pretos e com coloraçao bege e seco. Rego sempre que toco o substrato e ele está seco, e o mesmo foi trocado no fim do ano de 2013. O que pode ser? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bianca! Olha, os bulbos podem está apodrecendo ou secando, mas sem saber ao certo como está sendo feito o cultivo fica difícil precisar. Se tiver como enviar fotos para o e-mail do blog: orquideassemmisterio@gmail.com vai ajudar bastante. Me diga também, Qual é o tipo de vaso e substrato que você está usando? Qual a adubação e ela pega chuva?
      Uma boa dica para o cultivo dos Oncidiuns chuva de ouro é o cultivo em tocos de madeira ou placas, pois seu cultivo fica bem mais fácil e elas apreciam bastante esse tipo de cultivo.
      Bom, espero ter ajudado e também fico no aguardo das respostas.
      Forte abraço e até a próxima!

      Excluir
  69. Andrew, eu gostaria de comprar uma muda de Laelia Purpurata pela internet q chegará em casa em 15 dias. Queria saber se ela sobrevive a esse período sem plantio e caso sobreviva, ela terá floração normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! As Orquídeas são bem resistentes e costuma sobreviver sem problemas até 15 dias, embora o recomendado é que não passe de 1 semana o envio das mesmas. Para saber da floração é preciso saber se foi compra de planta adulta ou mais nova e dependendo do estado da planta ela pode florir normalmente, mas também pode abortar e florir só no próximo ano. Geralmente os bons orquidários que vendem pela internet lhe dão a opção de compra pelo sedex ou por pac, e mesmo pelo pac o máximo que costuma levar para chegar é 1 semana.
      Bom, espero ter ajudado, mas tendo mais dúvidas é só entrar em contato novamente.
      Forte abraço e até a próxima!

      Excluir
  70. Boa tarde engº ANDREW,
    Minha duvida é se eu posso cortar a folha da minha Catlleya onde as flores nasceram. Pergunto pois me informaram que essa especie não florece duas vezes no mesmo local. Como estou com um vaso de outro estado brasileiro e as folhas estão feias, nao gostaria de tomar uma atitude que prejudicasse minhas "filhotas"
    Agradeço antcpdmente sua atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rô! Sim, depois que ela já floresceu e a espata esta seca você pode corta-la e se caso a planta estiver meio fraca e estiver com espata e você queira poupar a planta espere vir os botões e então os corte para que a planta não se prejudique ainda mais. Sempre use ferramenta esterilizada a fazer o corte.

      Excluir
  71. Andrew bom dia. Minha orquídea cattleya me surpreendeu com uma nova coloração nas folhas . A principio elas ficaram bastante arroxeadas (escuras) desde o pseudobulbo até as folhas, agora está mudando para um verde muito intenso até as raízes ficaram assim (como recobertas por um lodo) No inicio achei que era característica dela visto que a comprei recentemente e não tenho ainda experiências com elas,depois é que me dei conta do problema.
    Desde já agradeço, tenho seguido suas postagens com muito bom gosto.
    Grande apoio o seu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lena é muito comum muitas plantas apresentarem as brotações bem arroxeadas e conforme vão se desenvolvendo e amadurecendo elas vão adquirindo um verde intenso. Esse arroxeado não é nenhum problema, isso é o acúmulo de antocianina, muito comum em muitas plantas e acaba sendo uma certa proteção natural da planta, principalmente em plantas mais expostas a luz. Agora quanto ao lodo que pode cobrir folhas e raízes é muito comum acontecer em ambientes em que a umidade é bastante elevada. A princípio esse lodo não é problema, mas ele pode cobrir as folhas diminuindo a eficiência fotossintética da planta atrapalhando um pouco o crescimento. A única coisa a se fazer com o lodo é uma limpeza para remover esse lodo, quando esse for excessivo.
      Bom, espero ter ajudado, mas tendo outras dúvidas é só entrar em contato novamente. Forte abraço e até a próxima!

      Excluir
  72. Prezado Andrew, bom dia.
    Sou um novato no cultivo de orquídeas e já estou muito fascinado por essa planta.
    Tenho várias Cherry baby que resgatei de uma chácara, e estou tentando recupera-las do abandono anterior.
    Porém, minha maior dúvida é quanto minha Oncidium, que está florindo, por sinal muito bem. O grande problema é que os pseudobulbos que ainda não floresceram estão meio enrugados e um deles com a folha amarelada. Estou sempre acompanhando a umidade do substrato e o local com iluminação adequada, porem gostaria de saber se tem algo que posso fazer para recuperar esses pseudobulbos que estão enrugados.
    Obrigado por sua atenção.
    Antonio Piazentin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Antonio! Bem vindo ao mundo das orquídeas!

      Olha bulbos desidratando em Oncidiuns podem ocorrer devido a várias causas. Verifique como está as raízes da planta, se elas estão boas ou estão mortas, se o substrato não está velho demais também ou as regas estão demais ou de menos. As vezes alguns bulbos muito antigos podem eventualmente desidratar e perder folhas, até secar com o tempo, sem prejuízo para a planta.

      Bom, espero ter ajudado, mas tendo mais dúvidas é só entrar em contato novamente. Forte abraço e até a próxima!

      Excluir
    2. Andrew, muito obrigado por seu retorno.
      Estou enviando algumas fotos em seu e-mail, minha planta está muito bonita com uma floração bem intensa, porém, percebi que os botões que estavam na ponta da haste murcharam e cairam. Minha dúvida é quanto ao enraizamento da planta, pois ela está crescendo desproporcional e eu não queira replanta-la antes de terminar as flores.
      Grande abraço.

      Excluir
    3. Olá Antonio! Olha a floração dele está normal, é comum em alguns casos os botões mais terminais de hastes grandes não se desenvolverem direito e abortar devido ao baixo vigor da gema apical da haste que já está em fim de vida, o que não é nenhum problema.
      Agora, quanto aos bulbos desidratados em época de floração a demanda de água e energia é bem alta então pode sim desidratar mais rápido a planta e quanto ao substrato ele não aparenta está velho, pelo menos olhando por cima, mas uma dica é que Oncidiuns de modo geral vão muito bem em tocos de madeira sem substrato e aí plantados dessa maneira as regas devem ser frequentes e quando em substrato como esse as regas devem ser sempre que o substrato secar, independente do tempo que leva para isso ocorrer. Oncidiuns gostam de bastante umidade no ar, mas de ambientes bem ventilados e arejados e quanto ao replante espere que ele lance um novo broto e assim que começar a emitir novas raízes faça o replante, quando as raízes ainda estiverem no início do desenvolvimento.
      Bom, espero ter ajudado, mas tendo outras dúvidas é só entrar em contato novamente. Forte abraço e até a próxima!

      Excluir
  73. Ola Andrew mandei um email perguntando sobre uma orquídea que tenho e não sabia o nome , você me respondeu trata-se de uma Orquídea Miltonia, eu agradeço muito .Mandei mais uma foto mostrando uns brotinhos que saíram depois que eu replantei , estão lindos , mas não sei se são flores ou folhas.

    ResponderExcluir
  74. Estou precisando de ajuda; minhas catleyas dão brotos, a folha cresce e quando já estão com uns 10cm elas ficam pretas, secas e caem. O que pode ser isso?? Aguardo retorno, Deborah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Deborah Olha preteamento de brotos podem ser algumas coisas, dentre elas podridões causadas por fungos e bactérias, deficiência aguda de cálcio, dentre outras causas. Como suas plantas estão sendo cultivadas? Qual ambiente? elas pegam chuva? Qual vasos e substratos elas estão? Qual o regime de regas? Você rega a noite? Qual a adubação você faz? Qual a(as) marcas dos adubos?

      Bom aguardo as respostas para poder ajudar melhor. Desde já forte abraço e até a próxima!

      Excluir
    2. Elas ficam na varanda coberta, pegam sol até as 9h. Não pegam chuva,os vaso de algumas de barro outras de plástico, uso casca de coco e pinus, regadas 2x por semama pois aqui é litoral e venta muito e sempre rego umas 7h ou às 16h. Adubo uso alquifish, alternando com plant-prod, já usei forth,agora comprei peters manutenção mas ainda não usei. É muito estranho pois todas catleyas estão assim, vem folha nova e empretece.
      Grata, Deborah

      Excluir
    3. Olá Deborah! De quanto em quanto tempo você aplica cada um desses adubos e como estão de raízes as suas plantas? Elas estão bem hidratadas ou estão desidratadas? Você também utiliza algum tipo de produto para controlar pragas e doenças??

      Excluir
    4. Adubo semanalmente alternando alquifish com plant-prod, raízes hidratadas, mas não uso nada para pragas, somente óleo de neen a cada 15 dias. Estou pensando m fazer a troca do substrato na semana que vem pra ver se melhoram.

      Excluir
  75. Ola Engº Andrew. Desta vez minha duvida é sobre um vaso de Miltonia. Tenho ha 2 anos. Quando comprei tinha flores.Atualmente somente folhas, viçosas e bonitas, porém nada de flores. Adubo normalmente para florir. O que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rose! Qual seria a Miltonia? Você teria foto dela florida? Envie para o e-mail do blog: orquideassemmisterio@gmail.com e me diga Quais adubos está usando?
      Desde já fico no aguardo para poder ajudar melhor.
      Forte abraço e até a próxima!

      Excluir
    2. Boa Tarde Engº Andrew, enviei a foto para o email.
      obrigado.

      Excluir
    3. Olá Rose! Bom, na berdade se trata de um híbrido de Miltoniopsis, que é uma planta de regiões frias e úmidas, mas se sua região tiver um clima mais ameno para frio você consegue um bom cultivo dela, agora quanto a esse adubo 15 30 15 não é suficiente, na verdade adubos ditos para floração em orquídea não tem muito sentido, sendo o mais recomendado o uso de adubos balanceados e completos e que tenham cálcio na formulação, ou que se complete com uma formulação com cálcio. Procure uma formulação mais completa e balanceada de adubo. Uma recomendação é o BeG Orquídeas que é bastante completo e tem cálcio. Você pode comprar ele pelo site www.begflores.com.br e se você solicitar pelo e-mail deles, eles podem lhe fornecer a formulação líquida que é mais prática e aí no caso a adubarão é semanal e creio que com essa adubarão e bom cultivo com o tempo ela irá florir.
      Bom, espero ter ajudado, mas tendo outras dúvidas é só entrar em contato novamente. Forte abraço e até a próxima!

      Excluir
  76. ola andrew, então eu só uso o fertilizante Forth orquideas floração a cada 15 dias em todas minhas orquideas, tenho cimbidium, catleias, laelias, dendobrium, denphal, phalenopsis, oncidiuns,vandas,etc, enfim, tenho dificuldades em alternar com o forth manutenção, gostaria de saber de vc, se isto acarretará algum dano ás minhas orquideas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Silvana! Então, como você tem uma boa diversidade de orquídeas se for ficar a depender de adubo de floração você ficará muito confusa e o resultado será pouco ou nada satisfatório. Os adubos de floração para orquídeas não tem resultado nenhum na floração. A dosagem extra de fósforo dos adubos de floração em nada ajudam ou estimulam a floração da orquídea e algumas vezes pode até piorar a qualidade da flroada. O melhor é sempre entrar com uma formulação balanceada, então o melhor é sempre usar o manutenção e abolir o de floração, pois este é mais equilibrado e garante um desenvolvimento melhor da planta, entretanto como essa formulação não deve ter cálcio é interessante entrar com a formulação com cálcio. Não sei se irá conseguir uma formulação com cálcio e líquida da Forth, mas existem outras opções boas de adubo, por exemplo, vc pode manter o forth manutenção semanal e entrar com uma complementação com adubo orgânico, tipo Bokashi que irá suprir a deficiência de cálcio, ou então pode tentar adquirir a formulação 13 0 13 cal mag da plant prod e intercalar com o forth que irá suprir bem, ou então vc pode tentar uma adubação mais prática com uma formulação completa e uma boa opção é o BeG orquídeas. o BeG vc compra direto no site deles: www.begflores.com.br e se vc pedir por e-mail para eles a formulação líquida eles já lhe enviam a formulação líquida que é bem prática e já tem cálcio. Com essas recomendações não é necessário mais o adubo de floração.

      Bom, espero ter ajudado, mas tendo outras dúvidas é só entrar em contato novamente.
      Forte abraço e até a próxima!

      Excluir
  77. ola Andrew ,fico encantada com seus encinamentos ,tento aproveitar tds , comecei a cultivar agora , mas já tenho 108 vasos, estam lindas , mto obrigado por nos orientar com tanto carinho ,abrc.meu nome e Djauva.

    ResponderExcluir
  78. Ola, Andrew! Mais uma vez venho tirar uma dúvida. Tenho várias catleyas e todas, apontam a espata floral com excessão das walkerianas. Tenho uma que já floriu a dois anos atras com espata. Ontem cuidando delas, percebi que numa folha , tem dois micro botoezinhos. Pode isso, hora espata e agora sem espata?
    o nome dela é Lc. Drumbreat X Lc. Rolf Altemburg
    Obrigada mais uma vez.
    Doralice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Em relação a emissão ou não de espatas em Cattleyas e Laelias é bastante variável, sendo que tem espécies que emitem espata e logo vem as flores, outras emitem espatas e a floração ainda demora bastante, outras emitem floração de espata verde, outras de espata seca e outras como algumas laelias, walkerianas e nobiliors florem sem espata e quando se fala de híbrido então aí que a coisa complica pois pode acontecerr de tudo, dependendo da sua genealogia, portanto é bastante normal isso e sem nenhum problema.

      Excluir
  79. Bom dia, tenho 2 orquídeas faz algum tempo e levei em uma floricultura onde a dona trocou o meu vaso de plástico, aonde geralmente elas ficam, por uma vaso de folha de coco. Depois de um tempo elas começaram a crescer normalmente, mas estou com problemas. Uma delas o meu marido quebrou sem querer e caule e ela parou de nascer. Não ficou preto e também não cresce mais. A planta parou no tempo. E a outra está pior. Quando começa a sair brotos alguns ficam amarelos e caem, outros, antes mesmo de formar o broto ficam pretos e saem uma gosma escura. Alguém sabe o que está acontecendo com ela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Olha Vasos feito de fibra de coco são bastante problemáticos, pois além de estragarem rápido, são muito ácidos e ainda podem conter uma grande quantidade de sal que atrapalha mais ainda as raízes a desenvolverem e dependendo do substrato em que a planta esteja pode agravar mais ainda a situação, portanto essa planta se estiver sem raízes boas ela pode está com uma séria deficiência nutricional e assim abortando os seus brotos, além de que esse ambiente desfavorável favorece o surgimento de doenças como podridões.

      Remova as plantas desse vaso de coco e as plante em vasos adequados para orquídeas, seja de plástico ou barro adequados para orquídeas e proporcional ao tamanho da planta. Não use vasos grandes e no fundo faça uma camada de dreno com pedras e depois use um substrato de qualidade para orquídeas comprados em orquidários comerciais. Nunca use esses de loja de jardinagem ou de floricultura. Use também adubos de qualidade para orquídeas, sendo o biofert Orquídeas uma ótima opção.
      Espero ter ajudado, mas tendo mais dúvidas é só entrar em contato novamente. Forte abraço e até a próxima!

      Excluir
  80. Olá, aqui é Deborah; eu havia perguntado porque os brotos das catleias empretecem antes de atingirem a fase adulta. Troquei de substrato, veio novo broto e mais uma vez empreteceu. Não sei mais o que fazer, tenho 10 plantas e todas estão assim. Que pode ser isso???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Deborah! Bom, isso pode ser problemas de deficiência severa de cálcio. Me diga: como você as está cultivando? Vasos, substratos, rega e tipo de adubação, Qual adubo está usando? e qual o ambiente.
      Aguardo as respostas para poder ajudar melhor. Forte abraço e até a próxima!

      Excluir
    2. Olá, eu uso vaso de barro, casca de pinho e esfagno, adubo com plant-prot semanalmente, e elas ficam em varanda iluminada até as 10h pelo sol da manhã, luz indireta o resto do dia. O que será que está empretecendo os brotos??
      Deborah

      Excluir
    3. Olá Deborah! de fato está parecendo deficiência de cálcio mesmo. QUal formulação do plant prod você está usando e você usa adubo orgânico também? e como está as raízes das plantas? como elas estão de raízes?

      Excluir
    4. Plant prod 10-52-10 alternando a semana com alquifish mel; as raízes estão boas, só os brotos que empretecem quando estão crescendo.
      Att, Deborah

      Excluir
    5. Olá Deborah! Olha pode realmente ser o cálcio, mesmo com o alquifish. Experimente um outro adubo para ver se o problema irá sanar. Recomendo o BeG Líquido comprado direto no site.É um adubo excelente e com cálcio. Vamos ver se irá sanar o problema essa troca aí use apenas ele semanalmente sem o plant prod e o alqui. O site é: www.begflores.com.br.
      Forte abraço e até a próxima!

      Excluir
    6. Comprei nitrato de cálcio (grãos) mas não sei como diluir ele. Qual a proporção (gramas/litro) ou quantas colheres para orquídeas? Grata, Deborah

      Excluir
    7. Olá Deborah Ele pode-se usar uma colherzinha de café por litro de água, ou 1 a 2g por litro e usar de 1 a 2 vezes por mês intercalando com a outra adubação. Ele dissolve facilmente na água.

      Excluir
    8. Muito obrigada pela ajuda. Abraços
      Deborah

      Excluir
  81. Ola gostaria de saber o nome desta orquidea e como devo aduba-la e rega-la..obrigada solufehayek@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! você poderia enviar a foto para o e-mail do blog: orquideassemmisterio@gmail.com
      Assim, poderei te ajudar melhor.
      Forte abraço e até a próxima!

      Excluir
  82. ola tenho varias orquideas mas elas demorao pra florir mas ja e a segunda flor que vai florir eu vejo que começa a ter formigas nelas eu tiro mas sera que as formigas fazem bem ou mal elas ficam mais na espata que vai florir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! é muito comum o aparecimento de formigas em brotos novos e botões, ou espatas florais, isso se deve pelo fato da planta secretar nectar adocicado que atrai as formigas e elas acabam fornecendo certa proteção contra outros insetos maiores. Geralmente, não necessita-se fazer nada, apenas observar e só deverá fazer algo se aparecesse pulgões ou cochonilhas no local e aí fazer a eliminação dos pulgões ou cochonilhas, do contrário nada a se fazer.

      Excluir
  83. Tenho uma cattleya labiata, seus botões, depois de um tempo crescidos, estão ficando com colorações pretas e acabam secando, chegando a morte... O que estou fazendo errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isso acontece sempre ou foi apenas uma vez? Qual adubação você está usando?

      Excluir
    2. Andrew, sou novato no cultivo de orquídeas. Tenho algumas espécies dentre elas varias cattleya, e sempre esta acontecendo com os novos brotos. Estou notando que eles estão desenvolvendo e quando chegam a um tamanho aproximado de 3cm eles ficam pretos e morrem. O que devo fazer?

      Excluir
    3. Olá Marcos Isso pode ser deficiência de cálcio causada por falta de aplicação desse elemento ou/e por causa de plantas deficientes de raízes, devido a péssimas condições de substrato, devido a estar muito velho ou ácido. Como que ela está sendo cultivada e em qual substrato e qual adubação você está fazendo? quais adubos utiliza e qual a freqüência de regas? Fico no aguardo das respostas para poder ajudar melhor. Forte abraço!

      Excluir
  84. Olá Andrew! Obrigada por nos ajudar com tanta sabedoria. Então, queria tirar uma dúvida com vc, tenho algumas cattleyas que nascem apenas folhas, não nascem flores. Já floresceram esse ano, comprei-as floridas rsrs. Mas a minha dúvida é : o que vai acontecer com essas folhas que estão nascendo sem haste?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! A demora em responder foi devido as férias do Orquídeas Sem Mistéiro, mas agora estou de volta com as atividades do blog e as perguntas serão respondidas semanalmente.
      Vários fatores levam ao fato de as Orquídeas não florescerem, como adubação inadequada, falta de luminosidade, substrato velho e falta de raízes, cochonilhas e outros problemas. Como você está cuidando delas? ambiente, rega, qual adubo e como está adubando? se tiver fotos melhor e envie para o e-mail do blog: orquideassemmisterio@gmail.com
      Fico no aguardo das fotos e informações.
      Desde já forte abraço e até a próxima!

      Excluir
  85. Olá Andrew, problema das minhas cattileyas e o mesmo problema do Marcos guerra, atualmente estou usando o adubo forth de manutenção e floração e mesmo assim elas não estão florescendo, o que posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pedro! A demora em responder foi devido as férias do Orquídeas Sem Mistéiro, mas agora estou de volta com as atividades do blog e as perguntas serão respondidas semanalmente.

      Você sabe dizer se este adubo contém cálcio? Você faz algum outro tipo de adubação?
      Qual ambiente que elas se encontram e como estão de raízes e como está o substrato?

      Fico no aguardo para poder ajudar melhor.
      Forte abraço e até a próxima!

      Excluir
  86. Boa Noite Andrew. Sou Anderson P. Devechi, do interior de SP.
    Perambulei pelo seu blog, sou admirador das orquídeas, tenho o cultivo como hobby. Não tenho muitas espécies, embora minhas preferidas são as nativas e as cattleyas.
    Lenda as perguntas e respostas percebi alguns problemas com as gemas e brotos e descobri que faltava cálcio. Contudo estou com um problema. Perdi alguns exemplares com o apodrecimento do bulbo, no meio, na parte mais delgada do bulbo, acima da parte de onde saem as raízes a antes da parte superior, onde o bulbo começa a engrossar. Percebi que as folhas começaram a murchar, desidratar, fui ver, as raízes começaram a “isoporar”, morrerem, escurecerem, a ponta da camada externa sair e ficar aquelas “linhas” soltas secas, mortas... Com os dedos aperto está parte a qual falo do bulbo e vejo que esta marrom, apodrecido, mole.
    Os substratos não são velhos. Procuro regar três, quatro, vezes por semana, sempre de olho no substrato, para que ele não fique esturricado e com o meu tempo disponível. Quando adubação, tento... me esforço para faze-la pelo menos uma vez por mês, mas as vezes “vara” mês.
    Com essa doença perdi minha única Walkeriana, o que me chateou muito, pois a primeira flor de uma orquídea que eu vi na minha vida foi de uma Walkeriana, trazida pelo meu avô, para minha avó num pedaço de galho de ipê, quando ele numa comitiva de gado achou uma árvore na mata quase que recoberta pela espécie numa época de estiagem em que passou por MS e GO, trabalhando. Eram pessoas muito simples, de início nem imaginavam que era uma orquídea. Muitos anos depois, eu nasci, e de criança via aquelas folhas, bulbos diferentes das roseiras, primaveras, do jardim da minha avó, mas me encantava o formato da flor e o tempo de duração. Por volta dos meus dez anos, na escola onde iniciei meus estudos houve uma exposição, então eu e minha família descobrimos que era uma orquídea. Mas foi anos depois, interessado, que descobri que era uma walkeriana. E com isso uma prima quis uma muda, e foi tirando, tirando até não ficar nada vivo pra ninguém. Muitos anos depois vi e consegui comprar uma touceirinha numa floricultura. Bom, desculpa pelas lembranças, fico esperando sua resposta.
    Att;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anderson! As walkerianas são lindas mesmo e com tanta diversidade delas hoje no mercado para compra produzida em laboratório podemos com isso evitar de pegar as nativas preservando em seus habitats.
      Quanto a doença pode ter sido causado por rizoctonia que causa podridão seca das raízes e seca o bulbo também na base e vai subindo lentamente ou mesmo até fusarium. Essas doenças ocorrem devido a substrato de baixa qualidade que possa ter vindo de locais contaminados com os fungos, fora condições de má ventilação das raízes, excesso de água ou mesmo a falta dela aliada com má adubação enfraquece a planta e as deixam mais sujeita a isso.
      Plantas que já estão muito afetada o mais indicado é o descarte da planta e substrato, queimando para evitar que passe para as demais. Plantas no início da infestação se tenta salvar cortando fora todas as partes afetadas com ferramenta esterilizada deixando apenas partes sadias e selando os cortes com canela em pó e pode-se também nesses casos usar um fungicida sistêmico, tipo cercobin ou cerconil para tentar evitar a volta dos fungos.
      Quanto a walkeriana são plantas que não apreciam substratos mal drenados, sendo melhores cultivadas em placas de madeira, tipo casca de peroba ou de alguma madeira boa, sem substrato apenas amarrada no toquinho, ou em vasos bem rasos com pedrisco ou cachepots de madeira com pedriscos ou pedaços de madeira, para que suas raízes fiquem bem soltas e ventiladas, do jeito que elas gostam.
      Me diga, que substrato é esse que você está usando? onde adquiriu e qual adubo você está usando?
      Espero ter ajudado e fico no aguardo das respostas.
      Forte abraço e até a próxima!

      Excluir
  87. Ola Andrew! Meu nome eh Lara, tenho bom êxito no cultivo de phal, amooo as cattleyas, mas sou um fracasso no cultivo delas. Já tenho várias ha 2 anos, e elas nunca floriram!! Algumas desenvolvem muito bem, estão enormes, mas flor, nada. Percebo que os paeudobubos são bem mais finos que o normal... Adubei regularmente por um ano, regava sempre q secava o substrato etc, mas como n floriu diminui as regas e os adubos, coloquei algumas em ambiente q pega sol indireto, outras num local maia escuro como teste e nada de flor. Nao sei o q pode ser... Vc pode me ajudar??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lara! Olha Cattleyas em geral preferem ambientes com muito mais luz, tirando algumas excessões. Se os bulbos estão finos e folhas escuras é sinal de falta de luz e a adubação também pode estar inadequada, faltando cálcio e alguns outros elementos. Quanto mais horas de sol filtrado para elas melhor pois precisam de bastante claridade para florescer bem.
      Usar também um adubo adequado que seja balanceado e completo contendo cálcio e isso também vale para as demais. Uma boa dica é o BeG Orquídeas que é um adubo completo e balanceado e tem cálcio, que é fundamental para o crescimento e florescimento das orquídeas.
      o BeG você compra direto no site: www.begflores.com.br
      Não é necessário o uso do adubo para floração, uma vez que eles não tem efeito significativo para orquídeas.
      Bom, espero ter ajudado, mas tendo outras dúvidas é só perguntar. Forte abraço e até a próxima!

      Excluir
  88. Olá Andrew, meu nome é Vanderléia, tenho uma orquídea que ganhei de presente. Sua floração durou cerca de 2 meses, depois aos poucos, ela foi amarelando e caiu todas as folhas. Achei que tivesse morrido, ficou apenas a aste, sem nenhuma folha, mas deixei o vaso num cantinho. Depois de mais ou menos 6 meses nesse estado ela soltou 2 cacho com lindas flores lilás. mas continua sem nenhuma folha, isso é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanderleia! Você teria foto dessa orquídea para ver o que aconteceu e qual orquídea se trata?
      envie para o e-mail: orquideassemmisterio@gmail.com
      Desde já fico no aguardo. Forte abraço!

      Excluir
  89. Olá Andrew, meu nome é Vanderléia, tenho uma orquídea que ganhei de presente. Sua floração durou cerca de 2 meses, depois aos poucos, ela foi amarelando e caiu todas as folhas. Achei que tivesse morrido, ficou apenas a aste, sem nenhuma folha, mas deixei o vaso num cantinho. Depois de mais ou menos 6 meses nesse estado ela soltou 2 cacho com lindas flores lilás. mas continua sem nenhuma folha, isso é normal?

    ResponderExcluir
  90. Olá. Saiu um broto da minha orquídea Mais saiu bem em cima do cacho. Com faser para retirala? E não tem nenhuma raiz com ela ainda.

    ResponderExcluir
  91. Olá. Saiu um broto da minha orquídea Mais saiu bem em cima do cacho. Com faser para retirala? E não tem nenhuma raiz com ela ainda.

    ResponderExcluir